Confira atividades da 5ª Semana Lixo Zero em Joinville - A Notícia

Versão mobile

 

Evento01/10/2018 | 13h41Atualizada em 01/10/2018 | 13h41

Confira atividades da 5ª Semana Lixo Zero em Joinville

Evento acontece entre os dias 19 e 28 de outubro em vários pontos da cidade

Confira atividades da 5ª Semana Lixo Zero em Joinville Jackson Nessler/Divulgação
O lançamento edição deste ano contou com a participação do coral infantil da escola de música Arte Maior Foto: Jackson Nessler / Divulgação
A Notícia
A Notícia

A 5ª Semana Lixo Zero começa neste mês em Joinville. O evento acontece entre os dias 19 e 28 de outubro. Com o tema "Lixo Zero é uma Atitude Cidadã", a edição deste ano tem como meta reunir mais de 85 atividades e envolver mais de três mil pessoas na cidade. As inscrições para organização das atividades já estão abertas e podem ser feitas pela internet.

— Qualquer pessoa, grupo ou empresa pode se inscrever para organizar atividades durante a Semana Lixo Zero. “Podem ser cadastrados eventos como palestras, visitas técnicas, oficinas, limpezas urbanas, exposições, fóruns ou qualquer atividade ligada a conscientização para redução da geração de resíduos — explica Arthur Rancatti, um dos coordenadores do evento na cidade. 

Pela primeira vez participando do evento, a Neogrid, empresa nascida em Joinville e que oferece softwares para a cadeia de suprimentos, vai mobilizar seus colaboradores para o tema desta edição. 

— Evitar a produção de lixo está na essência do que fazemos. Por isso, escolhemos estar ao lado de uma mobilização tão importante como essa —  informou o gerente de marketing da empresa, Cleiton Coradelli. 

Parceiro da Semana Lixo Zero Joinville desde o ano passado, a Infraero vai realizar mais uma ação de limpeza no rio Iririú-Guaçu, localizado próximo à cabeceira da pista do aeroporto da cidade. Após a ação realizada em outubro do ano passado, o órgão organizou mais duas limpezas no local. 

Para este ano, a Infraero fará uma barreira flutuante de contenção dos resíduos.  A ação será realizada em parceria com a Organização Não Governamental (ONG) Engenheiros Sem Fronteiras e com a equipe dos Bombeiros Voluntários que atua no aeroporto.

Colaboradora do evento desde a primeira edição, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) já tem várias atividades confirmadas, entre elas, oficinas de compostagem, de fabricação de sabão caseiro, de papel reciclado, além de palestras sobre temas ligados à sustentabilidade. As atividades serão abertas ao público. 

Outra parceira da mobilização, a Faculdade Cenecista de Joinville e o Colégio Elias Moreira também organizam atividades na Semana Lixo Zero desde sua primeira edição. De acordo com a representante da instituição no evento, Adriana Ravache, várias mudanças de hábitos já foram observadas no local desde 2014, quando foi realizada a primeira edição do evento. 

— A questão do lixo é trabalhada com os alunos durante o ano todo e a Semana Lixo Zero é a oportunidade de mostrarmos os resultados desse trabalho. Em projetos feitos com a participação de suas famílias, os alunos apresentam o que aprenderam não só sobre a questão dos resíduos, mas sobre a sustentabilidade como um todo — ressalta Adriana. 

Outras empresas da cidade são parceiras da iniciativa, além de diversas escolas da rede pública municipal e estadual, organizações não governamentais e Prefeitura da cidade. 

Palestra com ativista ambiental

A 5ª Semana Lixo Zero começa neste mês em Joinville. Palestra com ativista ambiental Nicole Berndt
Organização do evento trouxe à cidade a ativista ambiental, Nicole Berndt, criadora do blog Casa Sem LixoFoto: Jackson Nessler / Divulgação

Para demonstrar como é possível reduzir a geração de resíduos no ambiente doméstico, a organização da Semana Lixo Zero Joinville trouxe à cidade a ativista ambiental Nicole Berndt, criadora do blog Casa Sem Lixo. 

Com mais de 40 mil seguidores nas redes sociais, Nicole compartilha desafios e descobertas do estilo de vida lixo zero ao lado do marido Paulo e dos filhos, Theo e Nina.Para uma plateia de 150 pessoas, ela contou como a família conseguiu diminuir a produção do lixo que é enviado para o aterro sanitário de Florianópolis, cidade onde vive. 

— A primeira coisa que eu aprendi é que quem produz o lixo somos nós e somos nós os responsáveis por ele. Desde a lavanderia, passando pela sala, cozinha, até chegar no quarto das crianças, eu vi que era possível mudar hábitos e, com isso, diminuir nossa produção de lixo. Um convite para quem está iniciando ou querendo iniciar esse processo é começar a olhar para o próprio lixo e ver o que pode recusar, o que não precisa levar para casa, porque sabe que aquilo vai acabar na lixeira — menciona.  

O lançamento da 5ª edição da Semana Lixo Zero Joinville também contou com a participação do coral infantil da escola de música Arte Maior, que apresentou uma parte do musical "Cantando e Tocando com a Turma da Mônica". Também presente no evento, o coordenador da Semana Lixo Zero em âmbito nacional, Mateus Peçanha, explicou que neste ano, 60 cidades espalhadas pelas cinco regiões do país vão realizar eventos como os de Joinville.

— Nossa meta é reunir 10 mil voluntários e levar informações sobre o conceito lixo zero para cerca de um milhão de pessoas — resumiu. 

 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaConfira o obituário de 1, 2 e 3 de dezembro de 2018 https://t.co/PV6Lzm289T #LeianoANhá 8 diasRetweet

Veja também

A Notícia
Busca