Condomínios precisam se preparar para receber a TV digital em Joinville - A Notícia

Versão mobile

 

Serviço06/09/2018 | 13h57Atualizada em 06/09/2018 | 15h04

Condomínios precisam se preparar para receber a TV digital em Joinville

Síndicos, administradores e moradores devem ficar atentos para o desligamento do sinal analógico em dezembro

Condomínios precisam se preparar para receber a TV digital em Joinville Divulgação/Divulgação
Sinal será desligado em 5 de dezembro Foto: Divulgação / Divulgação

Os moradores, síndicos e administradores de condomínios precisam estar atentos para o desligamento do sinal analógico de televisão, que acontecerá em 5 de dezembro deste ano em Joinville e outras sete cidades do Norte de Santa Catarina. A partir desta data, os telespectadores vão passar a assistir aos canais apenas pelo sinal digital.

Segundo a Seja Digital, entidade não-governamental e sem fins lucrativos responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital no Brasil, o primeiro passo para síndicos e administradores de condomínios é verificar a antena coletiva.

Para captar o sinal digital, a antena deve ser digital e estar apontada para a torre de transmissão. Também é importante que o síndico consulte uma empresa especializada para ter certeza de que a distribuição do sinal pelo condomínio é adequada para a tecnologia do sinal digital. Outro alerta é para o aparelho de TV que também precisa estar preparado para receber este sinal.

— Televisores de tubo ou de tela plana fabricados até 2010 só recebem o sinal analógico e, por isso, precisam de um conversor de sinal, que pode ser adquirido em lojas de eletrônicos. Se tiver dúvidas, o ideal é consultar o manual do fabricante — explica Cheila Zortéa, gerente regional da Seja Digital.

Para quem tem o serviço de televisão por assinatura, não precisa se preocupar com a adaptação ao sinal digital porque as empresas já são digitalizadas, independentemente do modelo da televisão. Nos casos em que o morador não quiser depender do condomínio, é possível instalar uma antena e um conversos internos.

Famílias que fazem parte de algum programa social do governo federal têm direito à receber a antena e o conversor de TV digital gratuitamente. Mais de 30 mil kits estão sendo distribuídos na região de Joinville. Quem tiver dúvida sobre estar inscrito em algum programa, pode ligar para o número 147, com o número do Número de Identificação Social (NIS).

Famílias de baixa renda vão receber 30 mil kits para TV digital no Norte de SC
Kit distribuído pelo Seja DigitalFoto: Divulgação / Divulgação

Busca de canais digitais

A busca de canais também é importante porque os moradores podem ter o televisor já preparado, mas continuar assistindo os canais analógicos. Este é um processo indispensável, pois os canais digitais não aparecem automaticamente nos televisores.

Para isso, é necessário acessar o menu pelo controle remoto da TV ou do conversor. O próximo passo é encontrar a opção que mais se assemelha a “busca de canais” – em alguns televisores chama-se busca automática, em outros o nome é ressintonia ou programação de canais. Em seguida, é preciso seguir as orientações da tela.

Ao final deste processo, o televisor terá encontrado todos os canais digitais disponíveis e exibirá a programação com imagem e som de cinema. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com a Seja Digital pelo telefone 147 ou pelo site.

 
A Notícia
Busca