Arte para Todos com programação intensa no mês de setembro em Joinville - A Notícia

Versão mobile

 

Cultura04/09/2018 | 13h45Atualizada em 04/09/2018 | 13h45

Arte para Todos com programação intensa no mês de setembro em Joinville

Atividades integram a programação que marca o Dia de Luta da Pessoa com Deficiência e também o Movimento Mundial de Prevenção ao Suicídio

Arte para Todos com programação intensa no mês de setembro em Joinville Divulgação/Divulgação
Foto: Divulgação / Divulgação

Promover a inclusão social por meio da Arte. Esta é a proposta – e a prática diária – dos profissionais do Centro de [Trans]formação Arte para Todos – IMPAR/AJAICE, e que será levada a uma série de eventos durante o mês de setembro, o mês dedicado à luta da pessoa com deficiência e à prevenção ao suicídio.

A programação começa neste domingo, dia 9, com a participação de alunos, atores e professores do Arte para Todos na Feira do Príncipe, promovida mensalmente pela Prefeitura no centro de Joinville e que pela primeira vez dedica sua programação cultural à temática da inclusão da pessoa com deficiência. 

As atividades propostas pela equipe Arte para Todos para esse dia envolvem atividades no palco da Praça Nereu Ramos, como apresentações de alunos das oficinas do Centro Arte para Todos e também uma aula aberta de teatro, com o professor Robson Benta; e outras ações na Tenda Arte para Todos, que será montada na praça, e onde serão expostas obras de alunos das Oficinas de Vivência em Artes Visuais – Arte para Todos, divulgação do projeto do Arte para Todos na plataforma de financiamento coletivo APOIA.SE, apresentações de contação de histórias com os integrantes da Oficina de Teatro do SOIS – APT e oficina de vivência prática em Libras, com o Grupo de Teatro Libração.

Arte para Todos com programação intensa no mês de setembro em Joinville
Foto: Divulgação / Divulgação

Tarde Cultural

No dia 21 de setembro, data em que é celebrado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, será realizada a segunda edição da Tarde Cultural – SOIS/Arte para Todos, com diversas atividades culturais e artísticas promovidas em conjunto por integrantes das equipes do SOIS - Serviços Organizados de Inclusão Social, da Secretaria Municipal de Saúde e do Arte para Todos – IMPAR/AJAICE. O evento será realizado das 14h às 17h, no Centro de [Trans]formação Cultural Arte para Todos, na rua Salgado Filho, 27 – Saguaçu, com entrada gratuita.

Inclusão e Empregabilidade

Nos dias 27 e 29 de setembro, a equipe do Arte para Todos participará de dois importantes eventos sobre inclusão e empregabilidade, que serão promovidos em Joinville, numa ação conjunta entre Ministério do Trabalho, Ministério Publico do Trabalho, COMDE - Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Secretaria de Assistência Social, Prefeitura de Joinville, Univille e outras instituições parceiras, como o Instituto de Pesquisa da Arte pelo Movimento – IMPAR.

No dia 27 será realizado, no Auditório da Univille, o Seminário "Inclusão e empregabilidade, a pessoa com deficiência e os desafios para sua efetiva inclusão no mercado de trabalho", que terá a participação do Grupo de Teatro Libração (integrante do IMPAR e formado por atores surdos), com a esquete "Aqui nos trouxe o Amor" uma adaptação da crônica "O Lixo", de Luís Fernando Veríssimo. O evento é gratuito e a programação conta com painéis, palestras, debates, depoimentos de pessoas com deficiência e apresentações culturais. O seminário é destinado a gestores e profissionais que atuam na área de recursos humanos e de inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

E no dia 29 de setembro, sábado, acontece o "DIA D - Feirão de Empregos para Pessoas com Deficiência", das 10h às 16h, no Ginásio Escola da Univille, reunindo diversas empresas de Joinville e região, que estarão oferecendo vagas de trabalho que podem ser ocupadas por pessoas com deficiência (PcDs). 

Durante a feira serão também promovidas diversas atividades esportivas e culturais, e a equipe do Arte para Todos – IMPAR/AJAICE vai estar lá com uma programação que inclui Oficinas de Vivência em Teatro e Artes Visuais, conversação em LIBRAS com o Grupo de Teatro Libração, apresentações de contação de histórias com alunos e atores do Arte para Todos além de minipalestras sobre "Arte e Inclusão no Trabalho", com a diretora do IMPAR e coordenadora executiva do Arte para Todos, Iraci Seefeldt.

 
A Notícia
Busca