UBSF Bucarein ficará aberta no sábado para vacinação contra sarampo e poliomielite em Joinville - A Notícia

Versão mobile

 

Saúde30/08/2018 | 10h48Atualizada em 30/08/2018 | 11h01

UBSF Bucarein ficará aberta no sábado para vacinação contra sarampo e poliomielite em Joinville

Mobilização começou há um mês e ainda não atingiu meta de imunização

UBSF Bucarein ficará aberta no sábado para vacinação contra sarampo e poliomielite em Joinville Rogério da Silva/Prefeitura de Joinville
Unidade estará aberta das 8 às 17 horas Foto: Rogério da Silva / Prefeitura de Joinville

Neste sábado, a Unidade de Saúde Básica da Família (UBSF) Bucarein estará aberta das 8 às 17 horas, oferecendo mais uma oportunidade às crianças que ainda não foram imunizadas contra a poliomielite e o sarampo em Joinville. 

Até sexta-feira, data de encerramento da Campanha Nacional, crianças maiores de um ano e menores de cinco anos podem receber a vacina em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) ou na Sala de Vacinas Central (rua Abdon Batista, 175, Centro), no horário normal de atendimento. A UBSF Bucarein também vai estar aberta nesta quinta e sexta-feira  até às 21 horas para facilitar o acesso à imunização. 

De acordo com números atualizados do Setor de Imunização da Secretaria da Saúde, Joinville tem 24,5 mil crianças imunizadas contra o sarampo (86,6%) e 23,5 mil crianças imunizadas contra a poliomielite (83,1%). A meta da Campanha é atingir, no mínimo, 95% do público-alvo. 

 JOINVILLE,SC,BRASIL,23-08-2018.Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo de 2018.Fernanda Cristina Frazner com o filho Emanoel Dalla Porta.(Foto:Salmo Duarte/A Notícia)
Crianças de 1 a 5 anos incompletos devem tomar a vacinaFoto: Salmo Duarte / A Notícia

O que é poliomielite?  

A poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas infectadas e provocar ou não paralisia. Nos casos graves, em que ocorrem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos.

A vacinação é a única forma de prevenção da poliomielite. Todas as crianças menores de cinco anos de idade devem ser imunizadas conforme esquema de vacinação de rotina e na campanha nacional anual.

Desde 2016, o esquema vacinal contra a poliomielite passou a ser de três doses da vacina injetável, a VIP (2, 4 e 6 meses) e mais duas doses de reforço com a vacina oral bivalente, a VOP (gotinha).

O que é sarampo?

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa, mas que pode ser prevenida pela vacina. Pode ser contraída por pessoas de qualquer idade.

As complicações infecciosas contribuem para a gravidade da doença, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. Em algumas partes do mundo, a doença é uma das principais causas de morbimortalidade entre crianças menores de cinco anos de idade. A vacinação contra o sarampo é a única maneira de se prevenir a doença.

 PERGUNTAS E RESPOSTAS

Quando e onde ocorre a campanha?

Entre 6 e 31 de agosto, em postos de saúde de todo o país. No Estado, 1.102 salas de vacinação participam da campanha.

Qual é o foco da campanha?

Crianças com idade entre um ano e cinco anos incompletos (quatro anos, 11 meses e 29 dias).

Crianças que já foram vacinadas anteriormente devem ser levadas aos postos?

Sim. Todas as crianças com idade entre um ano e menores de cinco anos devem comparecer aos postos. Quem estiver com o esquema vacinal incompleto receberá as doses necessárias para atualização e quem estiver com o esquema vacinal completo receberá outro reforço.

Há riscos ao tomar doses a mais?

Não há riscos.

Alguma das vacinas têm contraindicação?

Não, mas crianças com doenças imunossupressoras devem passar por avaliação médica.

Qual é a vacina usada contra a pólio?

Crianças que nunca foram imunizadas contra a pólio vão receber a vacina inativada poliomielite (VIP), na forma injetável. Crianças que já receberam uma ou mais doses contra a pólio vão receber a vacina oral poliomielite (VOP), na forma de gotinha.

Qual é a vacina usada contra o sarampo?

A vacina contra o sarampo usada na campanha é a tríplice viral, que protege também contra a rubéola e a caxumba.

O que levar?

A caderneta de vacinação. Mas mesmo quem não tiver o documento deve procurar o posto de saúde para imunização.

Adultos participam da campanha?

Não. A campanha tem como foco crianças, mas, conforme previsto no Calendário Nacional de Vacinação, adultos com até 29 anos que não tiverem completado o esquema na infância devem receber duas doses da tríplice viral e adultos com idade entre 30 e 49 anos devem receber uma dose da tríplice viral. O adulto que não souber sua situação vacinal deve procurar o posto de saúde mais próximo para tomar as doses previstas para sua faixa etária.

 
A Notícia
Busca