Saiba como participar do Programa de Combate ao Tabagismo de Joinville - A Notícia

Versão mobile

 

Saúde28/08/2018 | 13h58Atualizada em 28/08/2018 | 13h58

Saiba como participar do Programa de Combate ao Tabagismo de Joinville

Utilizando metodologia cognitiva comportamental e seguindo as cartilhas do Instituto Nacional do Câncer, programa comemora bons resultados

Saiba como participar do Programa de Combate ao Tabagismo de Joinville /

No Dia Nacional de Combate ao Fumo, 29 de agosto, a Secretaria da Saúde de Joinville, comemora os resultados efetivos obtidos com o Programa Municipal de Combate ao Tabagismo. Criado em 2005, o programa utiliza metodologia cognitiva comportamental e segue as cartilhas elaboradas pelo Instituto Nacional do Câncer – INCA. O acompanhamento é feito em grupos e tem duração aproximada de seis meses. 

Durante o período são realizadas dez sessões. Inicialmente, os encontros acontecem semanalmente; a partir do segundo mês, passam a ser quinzenais e, a partir do terceiro mês, os encontros são mensais. 

- As pessoas que querem parar de fumar e ingressam no programa, participam dos grupos coordenados por profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS) que oferecem o tratamento. Embora haja acompanhamento medicamentoso para alguns casos, o carro-chefe do programa é a abordagem - explica a nutricionista Janine Guimarães, responsável pelo apoio técnico à Saúde do Adulto para a Atenção Primária da SES. 

De acordo com Janine, além da metodologia eficaz, o Programa Municipal de Combate ao Tabagismo vem ampliando sua rede de atendimento e beneficiando cada vez mais pessoas que desejam parar de fumar e ter vida mais saudável. 

- Capacitamos novos profissionais da rede municipal de saúde e, com isso, houve aumento da oferta do tratamento. Em 2017, foram realizados 39 grupos com oferta de tratamento ao tabagismo. Neste ano, até o mês de agosto, aconteceram 33 grupos, sendo que atualmente estão em andamento 15 grupos - comemora Janine. 

Segundo números da Secretaria da Saúde de Joinville, em 2018 o Programa Municipal de Combate ao Tabagismo já atendeu 238 pacientes e cerca de 40% dos que iniciaram o grupo chegaram à quarta sessão sem fumar, atingindo taxa de cessação em torno de 40%. Em relação ao primeiro quadrimestre de 2017, houve aumento de 13 UBS que passaram a oferecer grupo de tratamento. 

Como participar 

As pessoas interessadas em participar do Programa Municipal de Combate ao Tabagismo devem procurar uma das quinze Unidades Básicas de Saúde (UBS) que oferecem o tratamento. 

O usuário passará por avaliação clínica com médico da UBS e, estando apto a ingressar no programa, poderá receber acompanhamento medicamentoso, conforme avaliação durante o tratamento. 

O tabagismo é fator de risco para os quatro grupos de doenças crônicas não transmissíveis de maior impacto mundial: doenças do aparelho circulatório, diabetes, câncer e doenças respiratórias, sendo também, a principal causa global de morbimortalidade prevenível. 

Unidades Básicas de Saúde que oferecem o programa

UBSF da Ilha, UBSF Itaum, UBSF Jardim Sofia, UBSF Jarivatuba, UBSF Boehmerwaldt I, UBSF Dom Gregório, UBSF Estevão de Matos, UBSF Itinga Continental, UBSF Boehmerwaldt, UBSF Moinho dos Ventos, UBSF Parque Guarani, UBSF Profipo, UBSF Willy Schossland, UBSF Cubatão, UBSF Jardim Paraíso I e II, UBS Fátima, UBS Floresta, UBSF Parque Joinville, UBS Saguaçu, UBSF Rio do Ferro, UBSF Santa Bárbara, UBSF Jardim Paraíso IV, UBSF Jardim Iririu, UBS Costa e Silva, UBSF Lagoinha, UBSF Pirabeiraba, UBSF Km 4, UBSF Edla Jordan, UBSF Ulysses Guimarães, UBSF São Marcos e UBS Comasa.

 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaVÍDEO: Imagens mostram homem deixando o local do crime após morte de pai e irmã em São Bento do Sul https://t.co/ehliPPm6ab #LeianoANhá 35 minutosRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaComeça vistoria dos bombeiros nos Museus de Joinville https://t.co/zBCVLNox7T #LeianoANhá 58 minutosRetweet

Veja também

A Notícia
Busca