Primeiro teste piloto do Censo 2020 acontece em Joinville  - A Notícia

Versão mobile

 

Cidade31/08/2018 | 09h02Atualizada em 31/08/2018 | 15h43

Primeiro teste piloto do Censo 2020 acontece em Joinville 

IBGE vai aplicar questionários em outras duas cidades catarinenses: Florianópolis e Doutor Pedrinho, além de mais 12 Estados que participam da avaliação

Primeiro teste piloto do Censo 2020 acontece em Joinville  IBGE/Divulgação
Agentes deverão visitar 2 mil domicílios na cidade Foto: IBGE / Divulgação

Joinville é uma das 37 cidades brasileiras que realizam até a próxima semana, o primeiro teste piloto do Censo 2020. Os profissionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) começaram a fazer o trabalho na semana passada e devem aplicar o questionário em 2 mil domicílios joinvilenses até o final da operação. 

Florianópolis e Doutor Pedrinho são os outros dois municípios catarinenses participantes da ação, além de outros 12 Estados. Segundo o coordenador técnico do Censo Demográfico, Luciano Tavares Duarte, o objetivo dessa operação é fazer um primeiro teste do questionário que será aplicado em 2020.

Leia mais notícias de Joinville e região. 

— Vamos avaliar o tempo que as pessoas levam para responder aos questionários, a receptividade da população, como estão funcionando os equipamentos e softwares, além da transmissão dos dados — explica. 

O IBGE pede a compreensão e apoio da população para a realização dos testes. Os profissionais usam colete e crachá do órgão. Durante os questionários, haverá um agente e outro supervisor que farão as anotações para a avaliação do trabalho e possíveis melhorias no sistema. As pessoas também podem acionar o 0800-721-8181 do instituto para conferir os dados do agente e confirmar se ele faz parte do quadro da instituição. 

— Esses dados que estão sendo coletados não vão ser usados para estatísticas públicas. Por lei, o IBGE não pode compartilhar essas informações com órgãos fiscais, por exemplo. Esses testes serão analisados por uma equipe técnica, que vai garantir totalmente o sigilo – garante Luciano.

Joinville participa do primeiro teste piloto do Censo 2020
Os profissionais que aplicam o questionário usam colete e crachá do órgãoFoto: IBGE / Divulgação

Instituto realizará outros testes antes do Censo 2020

A partir do teste realizado neste mês, o instituto ainda tem outras etapas importantes antes da realização do Censo. Em abril do próximo ano deve acontecer um segundo teste, nos outros 14 Estados não contemplados em 2018.  

Entre outubro e novembro de 2019 ainda haverá um grande ensaio do Censo em um único município brasileiro, com contratação de profissionais, concurso público e teste de toda a parte operacional.

Em abril de 2020, começará o treinamento dos profissionais envolvidos para tudo ser levado a campo, efetivamente, em agosto do mesmo ano. Será a maior pesquisa que uma instituição estatística realiza no mundo, com um trabalho realizado por cerca de 250 mil pessoas. Serão recenseados aproximadamente 212 milhões de pessoas, em um país de 8,5 milhões de quilômetros quadrados.

Uma das novidades é o uso do autopreenchimento pela internet. Apesar do modelo ter sido usado já na pesquisa de 2010, ele foi pouco aproveitado. A ideia é ampliar e fortalecer essa modalidade para o próximo Censo. Em relação à tecnologia, não haverá nenhuma grande alteração. Segundo Luciano, todas as ferramentas e melhorias que estão sendo desenvolvidas serão utilizadas para trazer resultados melhores e mais confiáveis.

Números do levantamento
Dados do IBGE no Estado e no país

CENSO 2020 EM SANTA CATARINA
— 7,1 milhões de pessoas recenseadas;
— 2,5 milhões de domicílios;
— 6,5 mil pessoas vão trabalhar no Censo;

CENSO 2020 EM BRASIL
—  212 milhões de pessoas recenseadas;
— 71 milhões de domicílios;
—  250 mil pessoas vão trabalhar no Censo.

 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaSessão comemorativa marca os 150 anos da Câmara de Vereadores de Joinville https://t.co/ektb30kp5W #LeianoANhá 3 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaVeja como fica o tempo nos próximos dias em Joinville https://t.co/QDHBhBL2un #LeianoANhá 6 horas Retweet

Veja também

A Notícia
Busca