Joinville sedia maior congresso brasileiro de comunicação a partir deste domingo - A Notícia

Versão mobile

 

Educação30/08/2018 | 15h27Atualizada em 30/08/2018 | 15h27

Joinville sedia maior congresso brasileiro de comunicação a partir deste domingo

 Intercom vai reunir cerca de 2,5 mil congressistas na Univille até o dia 8

Joinville sedia maior congresso brasileiro de comunicação a partir deste domingo Rodrigo Philipps/Agencia RBS
Univille sediará o evento na cidade Foto: Rodrigo Philipps / Agencia RBS

O Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, realizado desde 1977 pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), vai receber em Joinville cerca de 2,5 mil congressistas. O evento começa neste domingo e vai até o dia 8, na Univille.

O Intercom mobiliza pesquisadores da graduação e da pós-graduação, além de profissionais da área. Ao longo do evento, os congressistas se reúnem em grupos de pesquisa, compartilhando estudos na área, além de acessarem uma programação com palestras, minicursos e oficinas. O tema da edição 2018 é “Desigualdades, Gêneros e Comunicação”.

Confira a programação completa do Intercom 2018

Os jovens pesquisadores participam com trabalhos de iniciação científica. Estudantes de graduação que se destacaram nos eventos regionais apresentam seus trabalhos em diferentes categorias e mídias no Expocom - Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação. 

O evento também premia pesquisadores com projeção na área com o prêmio Luiz Beltrão e com o troféu José Marques de Melo, uma homenagem ao pesquisador pioneiro falecido este ano.

Participação de todo o Brasil

Para esta edição, há inscritos de todas as unidades da federação. O estado com maior número de congressistas é São Paulo, em um total de 472, seguido do Rio Grande do Sul, com 294. Rio de Janeiro (246) e Paraná (204) também estão entre os recordistas. Entre os participantes da pós-graduação, predominam os doutores (476), seguido dos doutorandos (362) e dos mestrandos (386). Há, ainda, 887 estudantes de graduação. 

O número de congressistas que compartilharão seus trabalhos no Intercom Junior e nos Grupos de Pesquisa também foi divulgado - são 307 trabalhos aceitos na iniciação científica e 968 nos GPs.

Oficinas, minicursos e discussões sobre temas variados

Além de toda a programação de GPs e das premiações, o evento também conta com uma vasta opção de oficinas, minicursos, palestras e mesas-redondas sobre temas variados. A palestra de abertura, por exemplo, terá como tema o balanço crítico das conquistas e retrocessos nas ciências da comunicação entre 1968 e 2018 e será proferida pela professora doutora Maria Immacolata Vassalo de Lopes, da Universidade de São Paulo.

Uma programação internacional também leva a Joinville o III Colóquio Latino-Americano de Ciências da Comunicação, com a participação de pesquisadores da Argentina, Uruguai, Equador, Chile e Brasil. Já o colóquio Brasil-Estados Unidos trará participantes da América do Norte. Uma das mesas de debate é justamente sobre a temática do evento: “Desigualdades, Gêneros e Comunicação nas Américas: História, Cultura e Sociedade”.

 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaVÍDEO: Imagens mostram homem deixando o local do crime após morte de pai e irmã em São Bento do Sul https://t.co/ehliPPm6ab #LeianoANhá 1 horaRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaComeça vistoria dos bombeiros nos Museus de Joinville https://t.co/zBCVLNox7T #LeianoANhá 1 horaRetweet

Veja também

A Notícia
Busca