Joinville ganha ecoponto para descarte correto de pneus - A Notícia

Versão mobile

 

Meio Ambiente31/08/2018 | 08h40Atualizada em 31/08/2018 | 08h43

Joinville ganha ecoponto para descarte correto de pneus

Moradores de toda a cidade podem deixar o material em um espaço reservado na subprefeitura Leste. Entrega é de segunda-feira a sexta-feira

Joinville ganha ecoponto para descarte correto de pneus Salmo Duarte/A Notícia
Foto: Salmo Duarte / A Notícia

Começou a funcionar nesta semana na sede da subprefeitura Leste, localizada no bairro Comasa, em Joinville, um ecoponto para receber pneus usados. O objetivo é conscientizar a população do descarte correto dos materiais e reduzir a proliferação do mosquito Aedes aegypti na cidade. 

A subprefeitura foi escolhida justamente por abranger o bairro Boa Vista, que é um dos três considerados com alto índice de infestação pelo mosquito. Ele concentra 198 dos 498 focos descobertos no município. Moradores de toda a cidade interessados em se desfazer dos pneus podem procurar o local, se identificar e deixar o material usado. O ponto funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 14h.

— O ecoponto é para que sejam descartados os pneus que as pessoas não usam mais e que acabam ficando dentro dos terrenos acumulando água — explica Nicoli dos Anjos, coordenadora da Vigilância Ambiental.

Segundo ela, qualquer pessoa que tiver pneus em casa pode levar ao ecoponto, incluindo as borracharias. Depois as empresas responsáveis cadastradas na prefeitura vão recolher o material e dar a destinação correta. Geralmente, elas trituram os objetos e encaminham para reciclagem.

Procura ainda é pequena 

A procura pelo descarte ainda é pequena, mas o borracheiro Maycon Itso, 37 anos, já fez a sua parte. Ele deixa os pneus velhos que são trocados pelos clientes estocados em um espaço fechado dentro da borracharia. Quando o local enche, ele costumava entregar para uma empresa de Araquari. Ao ser informado do Ecoponto nesta semana decidiu encaminhar os pneus para a subprefeitura.

— Eu sempre dou o descarte correto, até porque a fiscalização sempre passa para ver se está tudo certo — conta.

 JOINVILLE,SC,BRASIL,28-08-2018.A Prefeitura de Joinville vai instalar um ¿Ecoponto¿ para descarte de pneus na Subprefeitura Leste, que abrange o bairro Boa Vista, considerado infestado pelo mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da zika vírus e da febre chikungunya.(Foto:Salmo Duarte/A Notícia)
Borracheiro Maycon deixa os pneus velhos estocados em local próprio para depois descartar corretamenteFoto: Salmo Duarte / A Notícia

Maycon defende que cada um faça a sua parte para que o controle do mosquito da dengue e o cuidado com o meio ambiente sejam mais fáceis. Segundo ele, isso também evitará que a administração municipal precise descolar pessoas e máquinas para fazer esse trabalho, possibilitando o uso desses recursos para outras áreas prioritárias da cidade. 

— Se cada um fazer a limpeza corretamente, o governo não precisa fazer — acredita. 

Inicialmente, a subprefeitura Leste será o único ecoponto da cidade. No entanto, a Vigilância Ambiental não descarta expandir, futuramente, o serviço para as demais subprefeituras. 

Leia mais:
Despejo de lixo em local proibido é um dos crimes ambientais mais registrados em Joinville  

Crimes ambientais em Joinville passam a ser investigados em delegacia especializada


 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaMorre a escritora e professora Mila Ramos, de Joinville https://t.co/gFq9d98K6v #LeianoANhá 2 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaDefesa Civil de Joinville realiza ação nas escolas sobre riscos de banhos em rios https://t.co/yKZiCAxhZ1 #LeianoANhá 2 horas Retweet

Veja também

A Notícia
Busca