Dia D de vacinação contra sarampo e poliomielite será neste sábado em Joinville - A Notícia

Versão mobile

 

Saúde16/08/2018 | 13h53Atualizada em 16/08/2018 | 13h53

Dia D de vacinação contra sarampo e poliomielite será neste sábado em Joinville

Pais devem levar crianças de 1 a 5 anos nas unidades de saúde mais próximas de casa

Dia D de vacinação contra sarampo e poliomielite será neste sábado em Joinville Salmo Duarte/A Notícia
Crianças podem ser atendidas das 9 às 13 horas neste sábado Foto: Salmo Duarte / A Notícia

Neste sábado, das 8 às 17 horas, será o Dia D para mobilização de vacinação contra sarampo e poliomielite em Joinville. A Secretaria da Saúde solicita que os pais levem crianças maiores de 1 ano e menores de 5 anos às unidades de saúde mais próximo de suas casas. Também estará em funcionamento, das 9 às 13 horas, um posto adicional no Ambulatório da Univille, na rua Ministro Calógeras, 439, Centro.

Joinville quer vacinar 28 mil crianças em campanha contra sarampo e poliomielite

A meta da campanha deste ano é atingir 28.325 crianças. Mas até o fim da tarde de quarta-feira (15/8), menos de 30% da meta receberam as doses, sendo 27,69% de Poliomielite e 26,96% de Sarampo.

— Mesmo as crianças que já tomaram a dose de rotina precisam participar da campanha para garantia de proteção — faz um apelo a enfermeira do Centro de Vigilância em Saúde, Sandrine Teuber. 

A preocupação em criar um bloqueio vacinal é por conta do aumento do número de casos de sarampo no país, vindos, principalmente, da Venezuela.

De acordo com o Ministério da Saúde, até o dia 14 de agosto, tinham sido confirmados 910 casos de sarampo no Amazonas, além de 5,630 casos em investigação. Em Roraima, também foram confirmados 296 contaminações por sarampo, além de 101 sendo investigados. Até o momento, estão confirmados 6 casos de óbitos por sarampo no país.

— Não podemos esperar o problema chegar. Temos de trabalhar com prevenção — avisa Sandrine. O vírus é leve, fica no ambiente e é altamente transmissível.

— Uma pessoa contaminada, mesmo antes de sentir os sintomas, já está transmitindo, e a cada 10 pessoas não vacinadas, 9 são contaminadas — alerta a enfermeira.

 PERGUNTAS E RESPOSTAS

- Quando e onde ocorre a campanha? 
Entre 6 e 31 de agosto, com o Dia D agendado para 18 de agosto, em postos de saúde de todo o país. No Estado, 1.102 salas de vacinação participam da campanha. 

- Qual o foco da campanha?
Crianças com idade entre 1 ano e 5 anos incompletos (4 anos, 11 meses e 29 dias). 

- Crianças que já foram vacinadas anteriormente devem ser levadas aos postos? 
Sim. Todas as crianças com idade entre um ano e menores de cinco anos devem comparecer aos postos. Quem estiver com o esquema vacinal incompleto receberá as doses necessárias para atualização e quem estiver com o esquema vacinal completo receberá outro reforço. 

- Há riscos ao tomar doses a mais? 
Não há riscos. 

- Alguma das vacinas têm contraindicação? 
Não, mas crianças com doenças imunossupressoras devem passar por avaliação médica.

- Qual a vacina usada contra a pólio? 
Crianças que nunca foram imunizadas contra a pólio vão receber a Vacina Inativada Poliomielite (VIP), na forma injetável. Crianças que já receberam uma ou mais doses contra a pólio vão receber a Vacina Oral Poliomielite (VOP), na forma de gotinha. 

- Qual a vacina usada contra o sarampo? 
A vacina contra o sarampo usada na campanha é a tríplice viral, que protege também contra a rubéola e a caxumba.

- O que levar?
A caderneta de vacinação. Mas mesmo quem não tiver o documento deve procurar o posto de saúde para imunização. 

- Adultos participam da campanha?
Não. A campanha tem como foco crianças, mas conforme previsto no Calendário Nacional de Vacinação, adultos com até 29 anos que não tiverem completado o esquema na infância devem receber duas doses da tríplice viral e adultos com idade entre 30 e 49 anos devem receber uma dose da tríplice viral. O adulto que não souber sua situação vacinal deve procurar o posto de saúde mais próximo para tomar as doses previstas para sua faixa etária.

 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaPolícia cumpre 21 mandados de prisão e 21 de busca e apreensão em Joinville e Região https://t.co/JNZBlspRLV #LeianoANhá 35 minutosRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaPolícia prende suspeitos de integrar facção criminosa, roubar casas e amarrar vítimas em Joinville https://t.co/WXno5eeIMt #LeianoANhá 4 horas Retweet

Veja também

A Notícia
Busca