Universalização de castração gratuita de cães e gatos é aprovada em Joinville - A Notícia

Versão mobile

 

Política18/07/2018 | 09h30Atualizada em 18/07/2018 | 09h30

Universalização de castração gratuita de cães e gatos é aprovada em Joinville

Aprovado em primeira votação, texto ainda precisa passar pela Comissão de Legislação e Executivo

Universalização de castração gratuita de cães e gatos é aprovada em Joinville Salmo Duarte/A Notícia
Foto: Salmo Duarte / A Notícia

A universalização de castração gratuita de cães e gatos foi aprovada, em primeira votação, durante sessão Câmara de Vereadores de Joinville. O texto prevê que todos os joinvilenses poderão ter o direito de castrar os animais de graça. Hoje, a possibilidade é restrita somente a famílias de baixa renda. 

O texto, que já tinha passado por Legislação, Urbanismo e Finanças, agora segue para elaboração da redação final na Comissão de Legislação por ter recebido emenda. Depois, volta ao Plenário e, se aprovada a versão final do texto, ele continua para sanção ou veto do prefeito Udo Döhler.

Atualmente, o Programa de Proteção Animal de Joinville restringe a gratuidade a animais cujos tutores comprovem não ter dinheiro para a cirurgia. O projeto de universalização aprovado altera o texto, priorizando cães e gatos de rua, os tutelados por ONGs e por cidadãos em vulnerabilidade socioeconômica. Segundo a vereadora que propôs o projeto, Ana Rita Negrini Hermes (Pros), a ideia é "universalizar" a castração. 

—É um passo na solução dos problemas de abandono e maus tratos de animais, que inclusive são questões que afetam a saúde pública — explica a vereadora. 

A primeira aprovação aconteceu durante sessão realizada na última semana. O gabinete da vereadora informou que, caso seja aprovada a universalização, caberá ao Executivo determinar quantas cirurgias serão realizadas e o quanto gastará com o serviço. 

 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaSindico suspeito de matar cadeirante é achado morto no Presídio de Joinville https://t.co/CcdbVVWBKl #LeianoANhá 3 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaJEC/Krona tenta quebrar série de derrotas na Liga neste domingo https://t.co/fzPBwQ6aK4 #LeianoANhá 11 horas Retweet

Veja também

A Notícia
Busca