NSC TV apresenta especial Um Sonho na Nossa Santa Catarina neste sábado - A Notícia

Versão mobile

 

Televisão20/07/2018 | 17h44Atualizada em 20/07/2018 | 17h44

NSC TV apresenta especial Um Sonho na Nossa Santa Catarina neste sábado

Produção que vai ao ar às 14 horas valoriza Joinville como um dos principais centros de formação de bailarinos do Brasil

NSC TV apresenta especial Um Sonho na Nossa Santa Catarina neste sábado Salmo Duarte/A Notícia
Gravações do especial "Um Sonho na Nossa Santa Catarina" Foto: Salmo Duarte / A Notícia
A Notícia
A Notícia

Histórias de crianças e adolescentes que vêm a Santa Catarina cheias de talento para a arte do movimento chegam à tela da NSC TV na semana que marca o início do Festival de Dança de Joinville. Vai ao ar neste sábado, 21, às 14 horas, o programa especial "Um Sonho na Nossa Santa Catarina". A produção mostra como o Estado se transformou em um dos principais centros de formação de bailarinos do país a partir da chegada da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, instalada há 18 anos em Joinville.

A produção é baseada em relatos de jovens cujos sonhos superam os preconceitos e a saudade de casa. É o caso de muitos bailarinos em formação, cujas famílias reestruturam suas vidas em nome da vocação dessas crianças, que são verdadeiros artistas.

Um dos protagonistas do programa é o bailarino João Vitor dos Santos. Ele tem 16 anos e há seis deixou o Piauí para viver o sonho de dançar no Bolshoi em Joinville. Apesar de já ter participado de vários espetáculos, João Vitor nunca se apresentou para os pais, que continuam morando em Teresina e jamais assistiram a uma apresentação de balé. A emoção deste encontro tão esperado está registrada no especial: diante das lentes da NSC TV, a família de João Vitor veio de surpresa do Piauí para vê-lo pela primeira vez no palco.

— Quando começamos a pré-produção, pensamos nas histórias que queríamos contar. A do João Vítor, a princípio, não era tão diferente dos outros até que descobrimos o sonho dele. Então, e por causa da verdade com que ele falava sobre a dança, tive a certeza não só de que deveríamos contar a história dele, mas ajudar a realizar seu sonho — conta o repórter Marco Antonio Mendes, que mergulhou em depoimentos de vários alunos e bailarinos para esta produção.

 JOINVILLE,SC,BRASIL,20-07-2018.Um Sonho na Nossa Santa Catarina.(Foto:Hilton Maurente/NSC TV)
Especial mostra a realização do sonho de João VítorFoto: Hilton Maurente NSCTV / A Notícia

A produção reúne ainda histórias de meninos que precisaram enfrentar o preconceito contra o balé, inclusive dentro de casa, e a família que mudou completamente de vida para que a filha pudesse viver o seu sonho em Santa Catarina. Os pais deixaram a cidade natal e os empregos que tinham para acompanhar a menina.

— Como estávamos contando histórias de resiliência, de superação, optei por não 'invadir' demais na hora captação de imagens. Usamos um equipamento menor, que também possibilitou trabalhar melhor os efeitos de vídeo para realizar uma produção diferente das que estamos acostumados a fazer — explica o repórter cinematográfico Hilton Maurente.

 JOINVILLE,SC,BRASIL,20-07-2018.Um Sonho na Nossa Santa Catarina.(Foto:Hilton Maurente/NSC TV)
"Um Sonho na Nossa Santa Catarina" tem cerca de meia hora de produçãoFoto: Hilton Maurente NSCTV / A Notícia

Com cerca de 30 minutos de produção, o especial "Um Sonho na Nossa Santa Catarina" também revela a dura vida de quem deseja brilhar nos palcos; a disputada seleção para entrar no Bolshoi, mais concorrida que muitos vestibulares; e a disciplina russa do balé que já levou muitos jovens que passaram por Joinville para os principais palcos do mundo.

Desde que o Bolshoi iniciou em Joinville, quase 80 bailarinos formados pela escola foram contratados por companhias do exterior. A equipe do programa foi a São Paulo para ver como estão os bailarinos que passaram por Santa Catarina e hoje são contratados por uma das maiores companhias do Brasil, a São Paulo Companhia de Dança.

— Esta produção de 'bailarinos para exportação' é algo que conhecemos bem em Joinville, mas pensamos que ela fica demais entre os nossos muros e merecia ser conhecida por todo o Estado. Com ela, também mostramos como é importante acreditar nos sonhos — analisa o coordenador da NSC TV Joinville e apresentador do programa especial, Rafael Custódio.


 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaHomem cumprindo pena em regime aberto é preso suspeito de roubar loja em Joinville  https://t.co/0AJlTjdZi2 #LeianoANhá 4 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaMil litros de lixo são recolhidos durante caminhada em Joinville https://t.co/3O8Xs0fvpk #LeianoANhá 5 horas Retweet

Veja também

A Notícia
Busca