Noite dos campeões encerra 36ª edição do Festival de Dança de Joinville - A Notícia

Versão mobile

 

Até 201929/07/2018 | 16h41Atualizada em 29/07/2018 | 16h41

Noite dos campeões encerra 36ª edição do Festival de Dança de Joinville

Pela primeira vez  a noite dedicada à apresentação de coreografias vencedoras foi realizada em dois dias

Noite dos campeões encerra 36ª edição do Festival de Dança de Joinville Nilson Bastian/Festival de Dança,Divulgação
Foto: Nilson Bastian / Festival de Dança,Divulgação
A Notícia
A Notícia

O aplauso demorado das mais de 4 mil pessoas que prestigiaram a última noite do Festival de Dança de Joinville demonstram a intensidade da 36ª edição. Neste ano, foram 11 dias de programação extensa, desde 17 de julho até o último sábado, dia 28, com a Noite dos Campeões, que pela primeira vez foi realizada em duas etapas. Durante o evento, o público pode acompanhar a exibição de aproximadamente 1.090 coreografias – dentre palcos abertos e mostras competitivas. 

As duas noites de apresentações vencedoras trouxeram novamente aos palcos as coreografias premiadas apresentadas durante a 36ª edição do Festival. Apesar de Joinville não ter representantes campeões na Mostra Principal deste ano, alguns joinvilenses brilharam no decorrer do evento. 

O pequeno Marcelo Victoria Filho, de dez anos, despontou como o melhor bailarino da Mostra Meia Ponta, que premia as melhores coreografias entre crianças de 9 a 12 anos. Com o prêmio, Marcelinho – como é carinhosamente chamado - voltou a brilhar nos palcos durante a noite dos campeões neste sábado (28). A vitória na edição deste ano também fez dele bicampeão na premiação especial, já que no ano passado ele também ganhou o mesmo título. 

Além do bailarino, outro grupo joinvilense recebeu reconhecimento na Mostra Meia Ponta. A Companhia de Dança Liliana Vieira alcançou o prêmio de melhor grupo. O grupo já havia ganhado o primeiro lugar na categoria danças populares conjunto infantil, com a coreografia "O Encanto da Ciranda". 

Noite dos Campeões 28.07.2018 - 36º Festival de Dança de Joinville
Público lotou o Centreventos Cau Hansen, na Foto: Nilson Bastian / Festival de Dança,Divulgação

O Festival deste ano contou com 240 horas de espetáculos e cerca de 230 mil espectadores. Já o número de pessoas inscritas diminuiu, na comparação com o ano passado. Em 2017 ocorreu um recorde, com 7.800 inscritos (sem incluir o número de público e visitantes), já na edição deste ano a estimativa da organização é de que tenham sido 6.500 participantes de 17 estados brasileiros, do Distrito Federal e bailarinos do Paraguai e Estados Unidos. 

Preparativos para 2019

Os preparativos para o Festival do próximo ano já começam a acontecer neste semestre. Começando pela a mudança na curadoria, que passa a contar um novo integrante para a edição de 2019. O bailarino e coreógrafo Rui Moreira, de 54 anos, assume o lugar da pesquisadora e diretora de espetáculos Thereza Rocha, que cumpriu seu período de três anos na curadoria do evento. 

Ele passa a integrar a equipe de curadoria ao lado da bailarina e diretora Ana Botafogo e do coreógrafo e bailarino Caio Nunes. Rui participou da curadoria deste ano como ouvinte das reuniões que ocorreram durante a 36ª edição. Agora, ele se prepara para o festival do ano que bem e participa da próxima reunião da curadoria que acontece em setembro, para programar as atrações e prevendo mudanças necessárias para o Festival de 2019.  

CONFIRA AS PREMIAÇÕES ESPECIAS

Mostra competitiva:
- Melhor Coreógrafo
Gladstone Navarro, do Grupo Cultura do Guetto (MG)
- Prêmio Especial
Andrea Delgado, pelo figurino do balé Harlequinade, do Balé Jovem do Centro Cultural Gustav Ritter (GO)
- Melhor Bailarino
Jeison Lopes, do Centro de Artes Pavarini (SP)
- Melhor Bailarina
Yasmin Matos, da Companhia de Dança de Cubatão (SP)
- Melhor Grupo
Companhia de Dança de Cubatão (SP)

Mostra Meia Ponta:
- Melhor Bailarino
Marcelo Victoria Filho, do Alisson Estúdio de Dança (SC)
- Melhor Bailarina
Eloá Bimbato, do Núcleo de Dança Alphaville (MG)
- Melhor Grupo
Companhia de Dança Liliana Vieira (SC)

Leia mais:
Festival de Dança de Joinville se consolida como força para formação e valorização da dança no Brasil 

Festival de Dança de Joinville: Companhia conquistou público e jurados e levou título de melhor grupo de 2018 

Saiba como fazer passeios de bicicleta por pontos turísticos de Joinville durante o Festival

 
A Notícia
Busca