Mudanças no trânsito da rua Ottokar Doerffel começam neste sábado em Joinville - A Notícia

Versão mobile

 

Mobilidade19/07/2018 | 15h11Atualizada em 19/07/2018 | 15h16

Mudanças no trânsito da rua Ottokar Doerffel começam neste sábado em Joinville

Desde a noite de sexta-feira (20), agentes do Detrans estarão no local para orientar motoristas

Mudanças no trânsito da rua Ottokar Doerffel começam neste sábado em Joinville  Salmo Duarte/A Notícia
Obras para a viabilizar as mudanças no trânsito começaram em maio deste ano Foto: Salmo Duarte / A Notícia
A Notícia
A Notícia

O novo sistema viário no cruzamento da rua Ottokar Doerffel com a Marquês de Olinda, no bairro Atiradores, na região Central de Joinville, passa a valer neste sábado. Entretanto, agentes do Departamento de Trânsito (Detrans) estarão na região desde a noite desta sexta-feira (20) para orientar os motoristas. 

Além do entroncamento, outras vias nas imediações também precisarão ser alteradas para receber o novo sistema. As ruas Carlos Parucker e Otto Gerken terão o fluxo alterado nesta noite e passarão a funcionar em mão única. As mudanças – idealizadas depois de estudos usando tecnologia para gestão da mobilidade – prometem diminuir os engarrafamentos registrados na região, principalmente nos horários de pico. 

Leia mais notícias de Joinville e região.

Os motoristas que acessarem a rua Carlos Parucker a partir da rua Ottokar Doerfell só poderão retornar pela Otto Gerken. Já o trecho final da Carlos Parucker continuará com mão-dupla. Com a mudança, o semáforo da Otto Gerken com Ottokar Doerffel funcionará somente para pedestres que acionarem o botão.

De acordo com a Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável (Sepud), estudos apontaram vários pontos de conflito no cruzamento, principalmente com as conversões à esquerda que podem colocar em risco os condutores. O Sepud estima uma economia de até meia hora no tempo médio das viagens em horários de maior fluxo.

A principal mudança é o desvio obrigatório do trânsito pela rua Marajó, ao lado do Cemitério Municipal, para os veículos que seguem no sentido da BR-101. Essa via terá duas pistas em mão única. Já os veículos vindos da BR-101 em direção ao centro seguirão normalmente pela rua Ottokar Doerffell. Os que irão acessar a rua Marquês de Olinda farão conversão à esquerda também pela rua Marajó.

 JOINVILLE,SC,BRASIL,14-05-2018.Começa obras na nova rotúla da rua Ottokar Doerffel com rua Marajó.(Foto:Salmo Duarte/A Notícia)
Moradores da rua Marajó temem que a via não comporte o trânsito esperado por ser muito estreitaFoto: Salmo Duarte / A Notícia

É a rua Marajó que concentra a preocupação dos moradores com relação ao novo sistema. Em abril, uma reunião chegou a ser realizada na Câmara de Vereadores para debater o receio da população, o principal item na pauta foi a largura da rua. Os moradores acreditam que a via não tenha capacidade suficiente para comportar o tráfego esperado, como o trajeto de ônibus e veículos de carga em direção à BR-101. 

Confira como irá funcionar o novo sistema viário: 

Foto:


 
A Notícia
Busca