Programa de cuidado domiciliar atende usuários e cuidadores em Joinville - A Notícia

Versão mobile

 

Programa de Cuidado Domiciliar11/06/2018 | 11h21Atualizada em 11/06/2018 | 11h21

Programa de cuidado domiciliar atende usuários e cuidadores em Joinville

Com auxílio das equipes de Saúde da Família, foram mapeadas 105 famílias de Pirabeiraba e região do Cubatão, com perfil para atendimento

Programa de cuidado domiciliar atende usuários e cuidadores em Joinville Phellippe José/Prefeitura de Joinville
Foto: Phellippe José / Prefeitura de Joinville

A Secretaria da Saúde de Joinville (SES), por meio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) de Pirabeiraba, realiza o Programa de Cuidado Domiciliar e oferece atendimento a pessoas com limitações físicas e funcionais, com cuidados extensivos aos seus cuidadores.

Com auxílio das equipes de Saúde da Família, foram mapeadas 105 famílias de Pirabeiraba e região do Cubatão, com perfil para atendimento pelo programa. Fazem parte do público-alvo pacientes acamados ou com limitações físicas e funcionais, decorrentes de acidente vascular cerebral (AVC), traumas, amputações, acidentes de trabalho ou de trânsito.

Desse grupo, 52 já receberam as equipes multidisciplinares do NASF, formadas por terapeuta ocupacional, profissional de educação física e agente comunitário.

- Nosso objetivo é atuar de forma preventiva. Durante as visitas, fazemos a anamnese e verificamos a vida diária do paciente. Se ele consegue se locomover, se alimentar, se vestir, cuidar da sua higiene, se usa algum tipo de órtese e se precisa de alguma solicitação ou encaminhamento. Se necessário, direcionamos para outros profissionais como médico, nutricionista, fisioterapeuta, psicólogo ou assistente social - explica a terapeuta ocupacional Claudinéia Ferla, idealizadora do Programa de Cuidado Domiciliar.

Durante as visitas, o profissional de educação física apresenta ao paciente e cuidador, sugestões de exercícios físicos e alongamentos que podem ser feitos em casa. Dicas de adequações no ambiente para garantir mais segurança e mobilidade, postura, manuseio da cadeira de rodas, transferência do paciente de um local para outro, também fazem parte do roteiro do atendimento.

Atenção ao cuidador

A atenção à condição física e psicológica do cuidador é outro aspecto relevante do Programa de Cuidado Domiciliar, e visa promover a qualidade de vida de quem se dedica ao paciente mas que, muitas vezes, deixa a sua própria saúde em segundo plano.

A responsabilidade de acompanhar um idoso com limitações de mobilidade, faz parte da rotina de Cristiane Dall Agnol, que ajuda sua sogra Orélia Dall Agnol, de 88 anos, a realizar parte das tarefas diárias.

Mesmo morando sozinha e tendo autonomia para cozinhar e fazer sua higiene pessoal, a idosa tem problemas auditivos e caminha com dificuldades, com a ajuda de um andador. Por isso, a presença contínua de Cristiane é fundamental e exige dedicação física e emocional da nora.

Assistidas pelo Programa de Cuidado Domiciliar, ambas se sentiram amparadas. "Foi uma surpresa receber a visita da equipe. E foi bom receber atenção, também. Geralmente as pessoas só veem o lado do idoso e não de quem o acompanha. O apoio psicológico é muito importante", declarou Cristiane.

Premiação

A abordagem da promoção à saúde, seus critérios relevantes e inovadores, como aplicabilidade, atendimento por equipe multidisciplinar e perfil da população abrangida, renderam ao Programa de Cuidado Domiciliar, prêmio no 68o Congresso de Secretarias Municipais de Santa Catarina (COSEMS-SC), realizado em maio deste ano.

Após o destaque Estadual, o projeto será apresentado no 34o Congresso Nacional de Secretarias Municipais (CONASEMS), que acontece no próximo mês de julho, em Belém (PA).

 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaSindico suspeito de matar cadeirante é achado morto no Presídio de Joinville https://t.co/CcdbVVWBKl #LeianoANhá 17 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaJEC/Krona tenta quebrar série de derrotas na Liga neste domingo https://t.co/fzPBwQ6aK4 #LeianoANhá 1 diaRetweet

Veja também

A Notícia
Busca