Novo sistema do estacionamento rotativo é apresentado em audiência pública em Joinville - A Notícia

Versão mobile

 

Mobilidade28/06/2018 | 21h17Atualizada em 28/06/2018 | 21h17

Novo sistema do estacionamento rotativo é apresentado em audiência pública em Joinville

Foi a oportunidade de empresas interessadas e cidadãos em geral conhecerem o edital

Novo sistema do estacionamento rotativo é apresentado em audiência pública em Joinville Hassan Farias/A Notícia
Foto: Hassan Farias / A Notícia

A Prefeitura de Joinville apresentou a minuta do edital de licitação para o novo sistema de estacionamento rotativo da cidade durante uma audiência pública realizada na Câmara de Vereadores na noite desta quinta-feira. Foi a oportunidade de empresas interessadas e cidadãos em geral conhecerem o edital, que vai indicar a empresa concessionária que vai operar o sistema.

Estacionamento rotativo em Joinville terá tarifa com teto de R$ 3,50

A apresentação foi conduzida pelo diretor-executivo do Departamento de Trânsito (Detrans), Glaucus Folster, que sanou dúvidas e ouviu críticas e sugestões do público. As considerações poderão ser incorporadas ao texto posteriormente.

— Queremos garantir a rotatividade e o uso mais democrático das vagas de estacionamento — garantiu. 

O processo de concessão foi iniciado em 2016 após aval do Tribunal de Contas do Estado. Depois da audiência pública o próximo passo será o lançamento oficial do edital no dia 19 de julho. Depois do prazo de 30 dias será conhecida a empresas vencedora que assinará um contrato de concessão do serviço previsto inicialmente para 20 anos.

Após a homologação da licitação, a concessionária terá 90 dias para o estacionamento rotativo ser ativado. Na fase inicial serão 2,1 mil vagas, com previsão de expansão para chegar a 3,2 mil vagas. Uma das novidades é a expansão do sistema para alguns bairros próximos ao centro como Anita Garibaldi, Atiradores, Bucarein e América.

Um dos pontos de maior interesse será o valor a ser cobrado. O edital fixa o valor da hora em R$ 3,50, valor que pode ser menor no processo de concorrência. Ganhará a empresa que oferecer o menor valor da tarifa.

O edital traz o detalhamento técnico do sistema para funcionar por meio de aplicativo eletrônico (telefone móvel, tablete), parquímetros e pontos de venda de crédito. Essa forma de controle permitirá ao usuário pagar o tempo exato que ocupar a vaga, minuto a minuto, com devolução dos créditos excedentes.

A minuta do edital e as informações sobre o novo modelo do sistema de estacionamento rotativo estão disponíveis no site da Prefeitura para consulta da população.

 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaVÍDEO: Imagens mostram homem deixando o local do crime após morte de pai e irmã em São Bento do Sul https://t.co/ehliPPm6ab #LeianoANhá 3 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaComeça vistoria dos bombeiros nos Museus de Joinville https://t.co/zBCVLNox7T #LeianoANhá 3 horas Retweet

Veja também

A Notícia
Busca