Escola de Joinville desenvolve "horto medicinal" com os estudantes - A Notícia

Versão mobile

 

 

Educação12/06/2018 | 18h14Atualizada em 12/06/2018 | 18h20

Escola de Joinville desenvolve "horto medicinal" com os estudantes

Ele é um dos projetos ambientais desenvolvidos no jardim da unidade educacional

Escola de Joinville desenvolve "horto medicinal" com os estudantes ADR Joinville/Divulgação
Alunos do Ensino Fundamental e Médio participam das atividades na horta para relacionar teoria e prática Foto: ADR Joinville / Divulgação
A Notícia
A Notícia

Menta e capim-limão são duas das espécies cultivadas pelos alunos no horto medicinal da Escola de Educação Básica Arnaldo Moreira Douat. Localizada no bairro Costa e Silva, em Joinville, a unidade proporciona um aprendizado interdisciplinar para os estudantes do ensino fundamental e ensino médio. As aulas ocorrem em sala e externamente para relacionar a teoria com a prática.

Ao associar pesquisas com experiências no horto didático de plantas bioativas, o projeto Farmácia Viva na Escola valoriza o conhecimento sobre ervas medicinais com as turmas do ensino médio. 

— Com o auxílio dos professores, os alunos compreendem a importância da química orgânica e relacionam o princípio ativo das plantas com o impacto no organismo — explica o professor Júlio Michels. 

Além de pesquisas, os estudantes realizam o plantio de mudas e produzem tinta orgânica a base de terra. Outro projeto desenvolvido é o Sobre Meio Ambiente, com foco nos estudantes do primeiro ao quinto ano. O incentivo à mudança de hábitos alimentares e promoção do cultivo de alimentos orgânicos são resultados da horta escolar. 

— Com estas iniciativas, esperamos dos nossos alunos que sejam protagonistas da aprendizagem, porque tem a oportunidade de interagir com o conhecimento obtido em sala de aula — fala a gestora Evaílde Doriani Miranda Lopes.

A Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) e as Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente (Sama) de Joinville e São Francisco do Sul, assinaram o termo de cooperação técnica para incentivar hortas orgânicas em escolas. A parceria integra as ações para estimular hábitos alimentares saudáveis, contribuir com o ensino aprendizagem e o meio ambiente. Com o termo, as escolas contam com um técnico para orientar na escolha de local, o plantio e a colheita. Neste ano, 34 escolas da região Norte já realizaram o curso.

 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaLei de Diretrizes Orçamentárias propõe orçamento de R$ 3 bilhões para Joinville em 2019 https://t.co/MKnB3p2iCg #LeianoANhá 14 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaGaroto de Joinville vence 15ª partida consecutiva e alcança top 10 da categoria no circuito europeu https://t.co/kyPGHSJXSl #LeianoANhá 15 horas Retweet

Veja também

A Notícia
Busca