Bebê Henrique, de Joinville, recebeu transplante de coração no dia do aniversário de um ano - A Notícia

Versão mobile

 

Saúde02/06/2018 | 16h09Atualizada em 02/06/2018 | 16h09

Bebê Henrique, de Joinville, recebeu transplante de coração no dia do aniversário de um ano

Pais haviam iniciado campanha de conscientização por doação de órgão nas redes sociais

Bebê Henrique, de Joinville, recebeu transplante de coração no dia do aniversário de um ano Arquivo pessoal/Arquivo pessoal
O menino tem diagnóstico de miocardiopatia dilatada, o chamado "coração grande" Foto: Arquivo pessoal / Arquivo pessoal
A Notícia
A Notícia

O bebê Henrique dos Santos Delfino ganhou um presente no aniversário de um ano que é difícil de mensurar: foi a data em que passou pelo transplante de coração que a família esperava há mais de seis meses. A cirurgia e o aniversário do menino de Joinville foram na quarta-feira, 30 de maio, no Hospital Santo Antônio, em Porto Alegre (RS). 

Henrique apresentou sintomas de uma gripe forte aos cinco meses de idade e recebeu o diagnóstico de bronquiolite, ainda em Joinville. O quadro se agravou e um exame mostrou haver algo errado com o coração: é possível que uma infecção viral tenha causado a dilatação do coração, que cresceu e perdeu a função. O novo diagnóstico foi de miocardiopatia dilatada, o chamado "coração grande".

Para conseguir o transplante, o bebê dependia de uma soma de fatores: compatibilidade para doação, tamanho adequado (de no máximo três vezes o peso dele), nunca ter sofrido uma parada cardíaca e estar próximo geograficamente — no caso, no máximo até São Paulo. Para isso, os pais começaram uma campanha nas redes sociais para conscientizar as pessoas sobre a importância da doação de órgãos.  

Desde o transplante, o menino continua internado no Hospital São Antônio para recuperação e acompanhamento. Os pais, Cristiane e Edson, entregaram a casa que locavam em Joinville e estão vivendo em Porto Alegre desde a internação para ficar perto de Henrique, junto com a irmãzinha, Heloísa, de cinco anos. 



  

 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaConfira o obituário de 1, 2 e 3 de dezembro de 2018 https://t.co/PV6Lzm289T #LeianoANhá 9 diasRetweet

Veja também

A Notícia
Busca