Arquivo Histórico de Joinville faz palestra sobre acervos pessoais nesta terça-feira, em Joinville - A Notícia

Versão mobile

 

 

Memória04/06/2018 | 09h30Atualizada em 04/06/2018 | 10h10

Arquivo Histórico de Joinville faz palestra sobre acervos pessoais nesta terça-feira, em Joinville

Evento integra a 2ª Semana Nacional de Arquivos, que ocorre de 4 a 9 de junho

Arquivo Histórico de Joinville faz palestra sobre acervos pessoais nesta terça-feira, em Joinville Salmo Duarte/A Notícia
Foto: Salmo Duarte / A Notícia

 Na terça-feira (5/6), a partir das 19 horas, o Arquivo Histórico de Joinville (AHJ) vai celebrar a 2ª Semana Nacional de Arquivos, que ocorre de 4 a 9 de junho, com palestras sobre acervos pessoais e institucionais.  Realizada pelo Arquivo Nacional e pela Fundação Casa de Rui Barbosa, a 2ª Semana Nacional de Arquivos traz o tema 'Governança, memória e herança' e tem o objetivo de abrir os arquivos para a sociedade e divulgar o trabalho de salvaguarda de patrimônio documental do país. 

Para discutir a matéria, o AHJ vai receber duas especialistas no assunto. Uma delas é a historiadora Maria Teresa Santos Cunha, professora da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). 

Em sua palestra 'Do local ao nacional: O imperativo da memória nos arquivos pessoais do/no tempo presente', a historiadora vai apresentar os arquivos pessoais salvaguardados no Instituto de Investigação e Documentação em Ciências Humanas (IDCH/Udesc/SC), destacando suas práticas de constituição, conservação e uso tanto em nível institucional, como em nível pessoal, e apresentando a atividade como forma de operação (auto) biográfica. 

Já a também historiadora Dóris Bittencourt Almeida, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), falará sobre 'Sensibilidades no guardar: o Arquivo de uma instituição de formação docente', e vai apresentar a constituição do arquivo da instituição, apontando as possibilidades de salvaguardar diferentes documentos, preservando a documentação oficial e valorizando, especialmente, acervos pessoais de professores, bem como a produção de um acervo de memórias orais. 

As palestras no AHJ são abertas ao público e direcionadas a acadêmicos, historiadores, professores e profissionais atuantes na área da cultura. A entrada é gratuita e não é preciso se inscrever com antecedência. 

O Arquivo Histórico de Joinville fica na avenida Hermann August Lepper, 650, Saguaçu. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. 



 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaCepat divulga vagas de emprego em Joinville nesta segunda-feira https://t.co/m2Ox0itJV4 #LeianoANhá 4 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaServidores municipais iniciam greve por tempo indeterminado em Joinville https://t.co/OeP3dekeGq #LeianoANhá 5 horas Retweet

Veja também

A Notícia
Busca