Encontro reúne desenhistas urbanos catarinenses e paranaenses em Joinville - A Notícia

Versão mobile

 

 

Evento06/05/2018 | 14h55Atualizada em 06/05/2018 | 14h55

Encontro reúne desenhistas urbanos catarinenses e paranaenses em Joinville

Movimento Urban Sketchers é mundial e tem encontros em mais de 200 cidades

Encontro reúne desenhistas urbanos catarinenses e paranaenses em Joinville Divulgação/Divulgação
Foto: Divulgação / Divulgação

Você se surpreendeu durante o final de semana ao ver grupos de pessoas desenhando os marcos urbanos de Joinville? Desde sábado até este domingo ocorre o 1º Encontro Urban Sketchers Paraná-Santa Catarina. Pessoas de qualquer idade e habilidade no desenho se juntam para registrar a cidade, cada um com seu estilo. O evento é aberto e gratuito. Haverá ainda sorteio de livros e materiais artísticos.

O entorno da praça Nereu Ramos, no Centro Histórico, o Museu do Imigrante e o Moinho e Pórtico da XV, que simbolizam a entrada da cidade, são alguns dos locais que já receberam as visitas dos desenhistas e seus cadernos.

— Por se tratar de uma cidade industrial de grande porte, Joinville possui exemplares arquitetônicos históricos de uso residencial, comercial, industrial e institucional bastante típicos — explica Cláudio Santos, professor de arquitetura da Católica de Santa Catarina e responsável pelo roteiro, que inclui ainda paradas estratégicas em restaurantes e bares para confraternização.

Espalhado pelo mundo

O movimento Urban Sketchers surgiu em 2007 em Seattle (EUA) quando o jornalista e ilustrador espanhol Gabriel Campanario formou uma comunidade online para compartilhar desenhos de rua. Hoje, existem representantes em mais de 220 cidades. O Brasil é o terceiro país em quantidade de grupos, atrás apenas de Estados Unidos e Inglaterra.

Há um manifesto oficial do movimento que, entre outros itens, estimula o registro do lugar e do momento, o apoio mútuo e a expressão individual. O encontro em Joinville confirma esses objetivos.

— Esperamos reforçar ainda mais as coisas importantes do Urban Sketchers, tais como desenhar coletivamente, trocar experiências de desenho e de vida, conhecer a bela cidade de Joinville, fazer amizades com pessoas que jamais imaginaríamos fazer e deixar menores as fronteiras geográficas — resume Simon Taylor, ilustrador, designer gráfico e coorganizador na capital paranaense.

Serviço

Sorteio de brindes da Dina (representante dos papéis alemães Hahnemühle), da Editora Gustavo Gili Brasil (com títulos sobre desenho) e da Le Papier (principal loja de materiais artísticos de Curitiba).

Programação 5 de maio, sábado:

9h30 - Praça Nereu Ramos
12h30 - Almoço nas redondezas da praça
14h - Museu do Imigrante (rua Rio Branco, 229)
16h30 - Farmácia Minancora (rua das Palmeiras)
19h - Confraternização (Biergarten - rua Visconde de Taunay, 1183, Atiradores, Centro)

Programação 6 de maio, domingo:

9h30 - Moinho e Pórtico da XV (encontro no estacionamento)
11h30 - Almoço no restaurante Glória (rua XV de Novembro, 2250)
14h30 - Museu de Arte de Joinville (rua XV de Novembro, 1400)
16h30 - Encerramento (foto final e despedida)

 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaCerca de 90% dos postos de combustíveis estão sem gasolina em Joinville https://t.co/UuguayqAm8 #LeianoANhá 47 minutosRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaVeja como ficam os serviços públicos de Joinville e região nesta sexta-feira por causa da greve https://t.co/4kQKhGlfeJ #LeianoANhá 3 horas Retweet

Veja também

A Notícia
Busca