Dois elevadores do Hospital São José não estão funcionando em Joinville   - A Notícia

Versão mobile

 

Infraestrutura09/05/2018 | 09h53Atualizada em 09/05/2018 | 14h41

Dois elevadores do Hospital São José não estão funcionando em Joinville  

Servidores reclamam que há quase um ano os aparelhos apresentam problemas. Prefeitura diz que equipamentos antigos estão desativados para substituição 

Dois elevadores do Hospital São José não estão funcionando em Joinville   Divulgação/Divulgação
Foto: Divulgação / Divulgação

Servidores do Hospital Municipal São José, em Joinville, reclamam que dois elevadores não estão funcionando. Há cerca de um ano, os dois equipamentos do prédio antigo da unidade apresentam defeitos constantes e precisam passar por manutenção. Eles ligam o andar térreo até o quarto andar, passando pelo Centro Cirúrgico, e são importantes para o transporte de funcionários, acompanhantes e, principalmente, pacientes. Um terceiro elevador, situado na recepção, também está interditado para manutenção.

— Há algum tempo que volta e meia os elevadores apresentam algum problema. Agora, há pouco mais de um mês ele foram desativados porque são muito antigos e não tem mais conserto — conta Tarcísio Tomazoni, agente administrativo do Hospital São José.  

Para acessar os elevadores, os funcionários e pacientes precisam andar mais de 300 metros ou ir pelas escadas. Uma servidora municipal, que não quis ter a identidade revelada, observa que um dos aparelhos apresenta defeito há um ano. Segundo a trabalhadora, a situação incomoda principalmente no transporte dos pacientes, que às vezes precisam atravessar o hospital para encontrar um elevador. 

Além disso, muitas vezes é preciso utilizar o elevador que dá acesso ao heliponto, por exemplo, para entrar no centro cirúrgico do hospital. Por ali também sobem e descem comida, roupas limpas e sujas das enfermarias, lixo e agora os pacientes. Outra situação apontada por ela é que, com a falta desses elevadores, os acompanhantes deveriam ser orientados da maneira correta a encontrar outros equipamentos, já que nem todos os onze elevadores do hospital acessam todos os andares. 

— Também não são repassadas informações aos pacientes de como encontrar os elevadores que estão funcionando, então eles acabam tendo que ir achar por conta — explica a servidora.

Ela conta que recentemente mudaram as numerações de alguns quartos e, como ainda não há identificação nos corredores, os pacientes e acompanhantes acabam ficando perdidos dentro da unidade. A situação piorou depois que os elevadores foram desativados. 

Elevadores do São josé quebrados
Avisos foram colocados informando sobre a interdição dos elevadoresFoto: Divulgação / Divulgação

A Prefeitura informou, por meio de nota, que "dos onze elevadores do Hospital São José, dois equipamentos, que atendem os quatro andares da unidade, estão desativados por causa da necessidade de substituição. O Município vai iniciar o processo de licitação para compra de novos. Um elevador da recepção está em manutenção. Os demais estão em atividade". Questionado sobre o prazo para lançar a concorrência, o governo municipal informou que ainda não há data. Já o elevador que está em manutenção deve ser liberado para uso nos próximos dias. 

Tomazoni acredita que, por questões de segurança, é melhor que esses elevadores sejam trocados porque são muito antigos. Entretanto, os servidores pedem mais agilidade nesta troca, já que o elevador do prédio antigo é essencial para o dia a dia na unidade. 

— Sabemos que os elevadores são muito antigos e precisam ser trocados, já que não existe mais peças para fazer a manutenção. Mas o que a gente deseja é que se realize essa licitação com mais agilidade. O deslocamento dentro do hospital é muito ruim  sem esses equipamentos, afeta os servidores e os pacientes – conclui o Tomazoni.  

Leia mais no A Notícia

 
A Notícia
Busca