Profissionais da saúde recebem capacitação sobre vacina contra a gripe em Joinville - A Notícia

Versão mobile

 

SAÚDE 04/04/2018 | 15h15Atualizada em 04/04/2018 | 15h15

Profissionais da saúde recebem capacitação sobre vacina contra a gripe em Joinville

Campanha Nacional de Vacinação contra o Influenza, que será realizada de 23 de abril a 1o de junho

Profissionais da saúde recebem capacitação sobre vacina contra a gripe em Joinville Salmo Duarte/Agencia RBS
Foto: Salmo Duarte / Agencia RBS

 A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria da Saúde de Joinville (SES), iniciou essa semana a capacitação dos profissionais de saúde do município e de clínicas particulares, com orientações sobre a Campanha Nacional de Vacinação contra o Influenza, que será realizada de 23 de abril a 1o de junho, sendo dia 12 de maio a data da mobilização nacional. 

O objetivo foi repassar aos enfermeiros e técnicos de enfermagem informações importantes como a nova versão da vacina trivalente lançada neste ano, os públicos-alvo da campanha, eventuais reações decorrentes da vacina e como proceder, estatísticas da vacinação de 2017 e orientações sobre o registro das doses aplicadas. 

- A proteção da vacina continua sendo a mesma, contra os vírus H1N1, H3N2 e um do tipo B, mas duas cepas foram atualizadas em função da mutação dos vírus. É fundamental que o profissional da saúde saiba desmistificar o medo que as pessoas têm da vacina. Ela é totalmente segura, produzida a partir do vírus morto e não causa a doença - afirma a enfermeira do Setor de Imunização da SES, Sandrine Tauber. 

Segundo ela, o profissional da saúde precisa estar preparado para esclarecer e conscientizar a população sobre a importância de se proteger da gripe. O receio que as pessoas têm sobre a segurança da vacina ainda é um dos principais fatores que dificultam maior alcance da campanha. 

- No ano passado, apenas três grupos atingiram a meta de 90% de vacinação: os idosos, as puérperas e os trabalhadores da saúde. Para melhorar o público precisamos de conscientização, pois os tipos de gripe que são prevenidas pela vacina são muito graves - alerta a enfermeira. 

Em 2017, foram administradas em Joinville, 147.348 doses da vacina contra a gripe, durante o período da campanha. A expectativa para este ano é o que número seja aproximadamente o mesmo, já que representa a meta do município. 

 JOINVILLE,SC,BRASIL,25-04-2016.Os joinvilenses que fazem parte dos grupos de risco aderiram em massa à campanha de vacinação contra a gripe A nas unidades de saúde de Joinville.(Foto:Salmo Duarte/Agência RBS,Geral)A manhã desta segunda-feira, primeiro dia da campanha, começou com filas e postos lotados.
Foto: Salmo Duarte / Agencia RBS

Quem deve se vacinar 

As vacinas contra a gripe estarão disponíveis a partir do dia 23 de abril, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na Sala de Vacinas Central (rua Abdon Batista, 172, Centro). 

Os públicos-alvo da campanha são crianças de seis meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade; gestantes em qualquer idade gestacional; trabalhadores da área da saúde (mediante identificação profissional); indivíduos com 60 anos ou mais; portadores de doenças crônicas; professores de escolas públicas e particulares (mediante comprovação do exercício do cargo); e população privada de liberdade (funcionários do sistema prisional e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade, sob medidas socioeducativas). 

- Também é importante ressaltar que quem pertence aos grupos de risco, mesmo tendo tomado a vacina no ano passado, precisam se vacinar de novo, pois a proteção é anual e a vacina acabou de ser atualizada -completa Sandrine. 

 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaFestival de Dança de Joinville: confira a programação do fim de semana https://t.co/S9AfGs9Zox #LeianoANhá 34 minutosRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaEm meio à crise, JEC busca vitória para respirar na Série C https://t.co/TWFXNZk2br #LeianoANhá 14 horas Retweet

Veja também

A Notícia
Busca