Diocese de Joinville celebra dia do trabalhador com romaria em Araquari - A Notícia

Versão mobile

 

Segurança24/04/2018 | 15h13Atualizada em 24/04/2018 | 15h13

Diocese de Joinville celebra dia do trabalhador com romaria em Araquari

Evento é um chamado da Igreja à defesa dos direitos dos trabalhadores

Diocese de Joinville celebra dia do trabalhador com romaria em Araquari /

Após nove anos, a Romaria do Trabalhador volta ao calendário diocesano em 2018, sendo esta a 16ª edição. Motivado pelo Papa Francisco, o tema é "Nenhum trabalhador sem direitos", com o lema "Vós sois o Sal da Terra e a Luz do mundo". A realização da romaria é uma das ações diocesanas que marcam o ano do laicato. Este ano acontece exatamente no Dia do Trabalhador, dia 1º de maio, no Santuário Bom Jesus, em Araquari. 

Todos estão convidados a levar a Carteira de Trabalho para ser abençoada durante a romaria. Será um momento oportuno para aqueles que querem agradecer pelo trabalho ou para aqueles que estão desempregados a procura de emprego. A missa da romaria será presidida pelo bispo de Joinville, Dom Francisco Carlos Bach. 

Histórico da Romaria 

A Romaria do Trabalhador nasceu da necessidade da Igreja em levantar a voz em favor dos trabalhadores. Pela vivência de um contexto de pastoral operária e pela forte presença de trabalhadores industriais na região de Joinville, foi entendido que era preciso evidenciar o valor do trabalho através da fé. A doutrina social da igreja pede que a sociedade dê uma resposta ao mundo do trabalho, para afirmar que todo trabalhador tem direitos. 

Direito a justa remuneração, ao repouso, a ambientes de trabalho que não causem danos à sua saúde física e que não prejudiquem a sua integridade moral. E principalmente, o direito à dignidade do trabalhador.  

A primeira Romaria do Trabalhador aconteceu em 1990, no dia 1º de maio, em Jaraguá do Sul. O tema foi "Os excluídos", com o lema "Os excluídos gritam por dignidade, replantam a vida".

Programação da 16ª Romaria do Trabalhador
07h: Chegada e animação;
08h: Início
- Acolhida dos Romeiros
- Memórias das Romarias
09h: Apresentação com a Dionísios Teatro
09h20: Celebração Eucarística
10h50: Caminhada / Romaria
11h40: Bênção das Carteiras de Trabalho
12h: Almoço

Durante toda a manhã, dentro do Santuário Senhor Bom Jesus, terão padres disponíveis para atender confissões. A Diocese ainda sugere que os participantes usem camiseta branca e levem 1 Kg de alimento não perecível para doação às pessoas necessitadas, em sintonia com a Campanha da Fraternidade deste ano. 

 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaGrupo irlandês apresenta espetáculo celta em Joinville  https://t.co/M4SniegKWA #LeianoANhá 4 minutosRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaNovo prazo é estipulado para liberação total do Contorno Sul, em Garuva https://t.co/Z0ZznI7Vfv #LeianoANhá 1 horaRetweet

Veja também

A Notícia
Busca