Centenas participam do Dia da Família na Escola em Joinville - A Notícia

Versão mobile

 

Educação07/04/2018 | 16h03Atualizada em 07/04/2018 | 16h37

Centenas participam do Dia da Família na Escola em Joinville

Cerca de 60 mil pessoas são esperadas em todas as unidades de ensino participantes no município 

Centenas participam do Dia da Família na Escola em Joinville Salmo Duarte/A Notícia
Foto: Salmo Duarte / A Notícia

Os olhos de Ana Letícia, cinco anos, estavam vidrados no palco da escola, enquanto duas professoras cantarolavam uma história sobre dois ratinhos. Assim como a menina, outros pequenos espectadores assistiram à peça. A atividade fez parte da programação preparada pela escola de educação infantil do SESI, na zona Leste de Joinville, para o Dia da Família que ocorreu neste sábado em todo o Estado.   

— Eu percebi que as atividades de hoje têm sido muito boas para a nossa união. A Ana queria que eu subisse no palco e participasse do teatro. Ela adorou! — conta a mãe da garotinha, Denise Oliveira Fernandes Paulo, de 41 anos. 

Para fazer jus ao dia, a contadora ainda convocou outras pessoas da família de Ana para comparecerem à escola. A tia Deise, 36, e o primo Luiz, de dois anos, faziam companhia à menina, que entrava e saía de uma sala à outra, aproveitando todas as atividades, como por exemplo, os jogos heurísticos e as oficinas de pipas.  

A família de Ana não foi a única a marcar presença na escola, já que todos os corredores estavam cheios de pais e estudantes. Somente em Joinville cerca de 60 mil pessoas são esperadas em todas as unidades de ensino participantes. De acordo com a Elizete Fávero, coordenadora de Educação do SESI, no ano passado em todo o Estado, 800 mil pessoas estiveram nos colégios durante o dia da família na escola. Neste ano, a expectativa é alcançar um milhão de pessoas em Santa Catarina. 

Para isso, tanto a rede escolar do SESI quanto as escolas estaduais, as famílias puderam desfrutar de atividades educativas, recreativas e culturais. Neste ano, o Dia da Família na escola propõe o apoio familiar na construção do projeto de vida dos estudantes, considerando os desafios do mundo do trabalho em constante transformação. 

— Esse dia é muito importante porque possibilita uma interação entre as famílias e as crianças. Nós distribuímos cartilhas com o tema deste ano, assim os pais podem ter orientação para ajudar os filhos a pensar nos projetos de vida — explica Elizete.

 JOINVILLE,SC,BRASIL,07-04-2018.Dia da Família na Escola. Escola Básica Prof Gustavo Augusto Gonzaga.Bruna Witti com seu filho Théo Witt Paker.(Foto:Salmo Duarte/A Notícia)
Bruna aproveita o dia para brincar de corrida de pé de lata com o filho ThéoFoto: Salmo Duarte / A Notícia

A rede estadual de ensino também realizou a ação neste sábado. A Escola de Educação Básica Gustavo Augusto Gonzaga, no bairro Saguaçu, reuniu cerca de 200 pessoas, entre pais, alunos e professores. Segundo o diretor da unidade, Aldeniro Muraro, diversas atividades foram preparadas para aproximar os pais dos estudantes no ambiente escolar. Como para Bruna Witt e o filho, Théo, que se divertiam juntos brincando de corrida com pé de lata.

Além dos jogos, a escola ainda ofereceu oficinas, contação de história, conferência sobre meio-ambiente, apresentações culturais e ações recreativas. Em toda a rede estadual, 38 unidades participaram do Dia da Família na Escola oferecendo atividades como palestras de sobre saúde da mulher, sexualidade e adolescência, acidentes na infância, aulas de ginástica, horta medicinal, exposição do conteúdo pedagógico, conversa sobre o desempenho dos estudantes, declamação de poesias e campeonatos esportivos entre pais e filhos.

— A presença dos pais na escola, além de colaborar com os múltiplos aspectos, inclusive o disciplinar, é uma valiosa ferramenta para o professor se achegar e conhecer melhor o seu aluno, compreendê-lo e então ajustar o processo pedagógico e fazer com que aprendizagem se torne concreta e eficaz — destaca Lorena Rothbarth, da Gerência Regional de Educação (Gered).

As escolas da rede municipal de ensino irão realizar as ações em vários momentos, de acordo com o seu calendário anual.

 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaFestival de Dança de Joinville: Noite de abertura emociona com "O Lago dos Cisnes" https://t.co/3e4GWGEu2X #LeianoANhá 5 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaJEC/Krona anuncia que Jackson Samurai passará por nova cirurgia e está fora da temporada https://t.co/LBxLTdxPua #LeianoANhá 11 horas Retweet

Veja também

A Notícia
Busca