Museu da Bicicleta de Joinville deve ser reaberto ainda no primeiro semestre - A Notícia

Versão mobile

 

Obras14/03/2018 | 07h30Atualizada em 14/03/2018 | 07h30

Museu da Bicicleta de Joinville deve ser reaberto ainda no primeiro semestre

No ano passado, reabertura da unidade estava prevista para setembro

Museu da Bicicleta de Joinville deve ser reaberto ainda no primeiro semestre Salmo Duarte/A Notícia
Local passa por ajustes finais antes da reabertura Foto: Salmo Duarte / A Notícia

Previsto para ser reaberto em setembro do ano passado, o Museu da Bicicleta (MuBi) de Joinville permanece fechado à visitação da comunidade. A pretensão da Prefeitura é abrir o espaço ainda no primeiro semestre deste ano após a conclusão da reforma do prédio.

O fechamento foi anunciado em março de 2017, depois do município alegar ter recebido cobranças do Ministério Público sobre a manutenção de acervo particular em espaços públicos. O ex-coordenador do museu, Valter Bustos, mantinha mais de 200 itens pessoais para exposição no local.

Na época, Valter apontou a exibição do seu acervo como legal, consolidada por meio de contratos de comodato, e afirmou que não foi chamado para discutir a questão com a Secretaria de Cultura e Turismo.

Após a saída do coordenador, o museu passou por uma reformulação no modelo de gestão e ficou com apenas 35 bicicletas no acervo. Isso porque elas haviam sido doadas formalmente por Bustos ao município. Agora, a intenção da Prefeitura é aumentar o acervo.

O espaço que antigamente era usado como terminal de cargas da antiga estação ferroviária já recebeu reforma para voltar à abrir as portas ao público. Por se tratar de um patrimônio cultural, algumas estruturas passaram por restauração, como paredes e portas. 

A Prefeitura não quis divulgar mais informações de quais outras intervenções foram realizadas no prédio, mas afirmou que ainda faltam ajustes, como a finalização de detalhes decorativos. Segundo o município, quando houver uma data definida de reabertura, serão detalhadas novas informações.

Com a mudança no modelo de gestão, o museu deve reabrir com uma proposta mais educativa. Há um espaço com estofados e projetor de vídeos para receber estudantes na mesma sala onde há a exposição das bicicletas, por exemplo. Além disso, a sala de entrada da unidade receberá exposições temporárias.

 JOINVILLE,SC,BRASIL,13-03-2018.Museu da bicicleta.(Foto:Salmo Duarte/A Notícia)
Foto: Salmo Duarte / A Notícia

Vizinhos avaliam reflexos do fechamento do museu na região

O Museu da Bicicleta recebia, em média, cerca de 1,5 mil pessoas por mês para visitação das instalações e do acervo. Com o fechamento da unidade, consequentemente caiu também o número de frequentadores do entorno, onde estão a Estação da Memória e uma praça pública, entre outros. Segundo relatos de moradores e comerciantes, os arredores do MuBi virou ponto para tráfico e consumo de drogas, além de servir de abrigo para moradores de rua.

A funcionária de um comércio diz que há pessoas com frequência usando drogas na região da praça em frente ao MuBi. Segundo Caroline Possa Maia, 22 anos, em alguns dias é preciso fechar a porta da loja por causa do cheiro forte e alguns clientes já deixaram de entrar no estabelecimento porque temiam pela segurança dos veículos estacionados na rua.

— Eu acredito que se o museu estivesse aberto iria intimidar um pouco essas pessoas. Ali praticamente virou a área deles — opina.

A aposentada Juraci Bernardes, 78 anos, mora em um prédio em frente e também percebe a presença de usuários de drogas e moradores de rua nas redondezas. No entanto, ela não nota um aumento dessas pessoas desde o fechamento do museu. Inclusive, ela elogia o conserto das luminárias em frente a unidade porque isso teria reduzido o número de pessoas alojadas no local.

— Eles ficam na pracinha o dia inteiro, mas também não incomodam os moradores aqui. Eles até dormem e recebem comida ali, só que também não têm nenhum abrigo para ficar — conta.

 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaSuspeito de estupro é preso após tentar arrombar casa noturna em Guaramirim https://t.co/XAnUaLbRTr #LeianoANhá 33 minutosRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaSemana começa com presença de sol entre nuvens em Joinville https://t.co/0Xeb3cPwIX #LeianoANhá 1 horaRetweet

Veja também

A Notícia
Busca
Imprimir