Greve nacional dos Correios tem adesão de 15% dos funcionários de Joinville - A Notícia

Versão mobile

 

 

Paralisação12/03/2018 | 15h31Atualizada em 12/03/2018 | 15h31

Greve nacional dos Correios tem adesão de 15% dos funcionários de Joinville

Mobilização não causou fechamento de agências ou centro de distribuição da empresa na cidade

Greve nacional dos Correios tem adesão de 15% dos funcionários de Joinville Salmo Duarte/A Notícia
Foto: Salmo Duarte / A Notícia

A mobilização nacional de paralisação das atividades dos Correios realizada nesta segunda-feira foi aderida por cerca de 15% dos trabalhadores da empresa em Joinville. A informação é do Sindicato dos Trabalhadores na Empresa de Correios de Santa Catarina (Sintect).

Segundo o Sintect, 23 trabalhadores dos Correios aderiram à greve na cidade, mas nenhuma agência ou centro de distribuição foi fechado. Haverá uma assembleia na tarde desta segunda-feira para decidir pela continuidade ou não da paralisação no Estado.

A principal pauta da mobilização é o plano de saúde dos funcionários. De acordo com o Sintect, hoje os funcionários têm o benefício no regime de coparticipação, pagando percentual de 10% a 20% quando algum serviço for utilizado. Porém, a empresa planeja começar a cobrar uma mensalidade sobre o serviço, além de excluir pais e mães da lista de dependentes.

Durante a tarde, os funcionários e o sindicato estão acompanhando a votação no Tribunal Superior do Trabalho (TST) que julga se a mudança proposta pela empresa é legal ou não. A justificativa é que a manutenção dos planos de saúde no atual modelo foi decidido em assembleia coletiva com a empresa em outubro de 2017. 

Segundo o Sintect, essa alteração poderia custar de 300 a 400 reais para cada funcionário, o que supera o valor ganho de muitos funcionários após o reajuste de 2,07% do último acordo.

Embora a greve tenha duração indeterminada, há a possibilidade da paralisação acabar caso tenha um resultado positivo para a categoria no TST. Existe também a possibilidade de acabar com a greve agora e voltar a mobilizar os funcionários em alguns meses.

 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaJEC vence Tombense de virada e ganha fôlego na luta contra o rebaixamento na Série C https://t.co/2So953oMNy #LeianoANhá 11 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaJEC é liberado pela Justiça Desportiva de atender à solicitação da Polícia Militar https://t.co/maoHLXWUE8 #LeianoANhá 1 diaRetweet

Veja também

A Notícia
Busca