Eventos marcam as comemorações do aniversário de Joinville nesta sexta-feira - A Notícia

Versão mobile

 

167 anos08/03/2018 | 15h49Atualizada em 09/03/2018 | 11h42

Eventos marcam as comemorações do aniversário de Joinville nesta sexta-feira

Desfila na avenida Beira-rio e homenagem ao imigrante são as atrações do dia

Eventos marcam as comemorações do aniversário de Joinville nesta sexta-feira Salmo Duarte/Agencia RBS
Foto: Salmo Duarte / Agencia RBS

Joinville comemora 167 anos nesta sexta-feira e uma das principais atrações de comemoração será o desfile de 9 de março, a partir das 17 horas. Ele acontecerá na avenida Beira-rio, entre as ruas Itaiópolis e Max Colin. A expectativa da Prefeitura é de que cerca de 15 mil pessoas assistam ao evento. O desfile terá a participação de 68 grupos, em um total de aproximadamente 3,5 mil integrantes.

Entre os convidados para o desfile estão as forças de segurança de Joinville (banda e pelotão do 62º Batalhão de Infantaria, Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros); escolas municipais, estaduais e particulares; associações e entidades de classe; clubes de serviço; grupos de dança, folclóricos e religiosos; realezas da 80º Festa das Flores e do Carnaval de Joinville; associações culturais e desportivas. Também participarão atrações como carros antigos, motocicletas, bicicletas e fanfarras.

Segundo o gerente de relacionamento institucional da Prefeitura, Luís Fusinato, os grupos que vão desfilar no aniversário representam boa parte da cidade em um evento que já é tradicional.

— A população sempre prestigia, cobra e nos procura bastante para saber como participar. Esperamos uma grande participação porque esse é um presente para a cidade — explica.

Fusinato também alerta para a população ficar atenta ao trânsito da região, que sofrerá mudanças em razão do desfile. A partir das 14 horas, o trânsito do entorno da avenida Beira-rio será monitorado pelos agentes do Departamento de Trânsito (Detrans).

Às 15 horas, serão totalmente interditadas as avenidas Marcos Welmuth, José Vieira e Hermann August Lepper - no trecho entre as ruas Dona Francisca e Itaiópolis. O trânsito será liberado apenas depois do término do desfile, previsto para às 19 horas.

Em caso de chuva, o evento poderá ser cancelado. Neste caso, o público será avisado por meio da imprensa e no site e redes sociais da Prefeitura de Joinville.

Homenagem aos imigrantes pela manhã

O desfile será o evento que encerra a programação do dia de aniversário, mas ainda haverá a tradicional Homenagem ao Imigrante, às 9 horas, no Cemitério do Imigrante. O evento vai comemorar o bicentenário de nascimento de Ottokar Doerffel, criador do primeiro jornal de Joinville e personagem influente nos cenários político e cultural da cidade na segunda metade do século 19. Entre os dias 23 e 27, também será feita uma programação específica em comemoração aos 200 anos.

A homenagem terá como atração especial as apresentações do Grupo Sambaqui e do Conjunto de Choro da Escola de Música Villa-Lobos. No repertório, estão sucessos de consagrados compositores e músicos brasileiros, como Pixinguinha, Jacob do Bandolim e Joventino Maciel. O Cemitério do Imigrante fica anexo à Casa da Memória de Joinville, na rua 15 de Novembro. A entrada é gratuita.

Como parte da comemoração ao aniversário da cidade, a semana começou com o hasteamento da bandeira de Joinville. Houve um concerto com os alunos da Casa da Cultura, com participação da Escola municipal de Ballet, na Harmonia Lyra. Além disso, a Prefeitura inaugurou uma nova unidade de educação infantil e ainda há outras inaugurações previstas para acontecer durante o mês. 

Outras atrações comemorativas

Até o dia 13 de março acontece a Semana Municipal da Bicicleta, realizada pela Prefeitura de Joinville, por meio da Escola Pública de Trânsito (Eptran) e do Departamento de Trânsito (Detrans), em parceria com o Movimento Pedala Joinville. A programação inclui exposições de bicicletas antigas, atividades educativas e palestras, que acontecerão em diferentes locais da cidade.

No domingo, também acontece a Meia Maratona de Joinville. A largada será no Centreventos Cau Hansen, às 6h30. Além dos 21 quilômetros da meia maratona, haverá provas de 5 e 10 quilômetros, e caminhada de 5 quilômetros.

Na próxima terça-feira, o trio argentino Bourbon Sweethearts se apresenta no Shopping Mueller. No repertório, sucessos e músicas autorais, ao ritmo de blues, jazz e calipso. O show acontece às 19h30 e a entrada é gratuita.

 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaSaídas e mudanças: JEC começa a reestruturação da comissão técnica https://t.co/AlNIhr87cq #LeianoANhá 7 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaJEC/Krona terá um desfalque no jogo de ida das semifinais da Copa do Brasil https://t.co/olZZYH34r7 #LeianoANhá 8 horas Retweet

Veja também

A Notícia
Busca