Voluntários orientam banhistas nos rios de Joinville  - A Notícia

Vers?o mobile

 

Prevenção06/01/2018 | 14h57Atualizada em 06/01/2018 | 15h00

Voluntários orientam banhistas nos rios de Joinville 

Objetivo do Projeto Piava é orientar e prevenir sobre alguns perigos de tomar banho de rio 

Voluntários orientam banhistas nos rios de Joinville  Cleber Gomes/Especial
Voluntários entregam panfletos para orientar banhistas em Joinville Foto: Cleber Gomes / Especial

O sábado foi de sol e calor durante toda a manhã em Joinville. Quem tirou o fim de semana para se refrescar sem enfrentar o movimento das rodovias no caminho das praias, escolheu a zona rural e a água doce dos rios. Das 9h às 11h30, os moradores e banhistas que passaram pela Estrada Comprida, no bairro Vila Nova, foram recebidos por uma blitz educativa para orientar e prevenir sobre alguns perigos que o banho de rio pode oferecer. É nesta época que aumenta o número de ocorrências envolvendo afogamentos nas regiões rurais da cidade.

Voluntários do Projeto Piava (Prevenção a Incidentes e Afogamento no Verão em Água Doce) pararam os carros e entregaram panfletos e sacolas ecológicas para jogar lixo. Nos panfletos haviam orientações para prevenir acidentes nos locais de banho e também como evitar a poluição.

— Existe muita reclamação dos moradores sobre o lixo deixado pelos banhistas. Eles chegam a recolher sacolas cheias de sujeira deixadas no fim de semana —, comenta o bombeiro Sidnei Andrade. 

Esta foi a primeira blitz do ano e a segunda da temporada, mas outras quatro já estão marcadas até o mês de fevereiro, no Quiriri, Piraí e Praia Vigorelli. Fazem parte do projeto os Bombeiros Voluntários, Defesa Civil, Núcleo de Voluntários da Defesa Civil (Nudec), Guarda Municipal e agentes de trânsito.

— O caminho é a prevenção. No folder que entregamos aos visitantes tem algumas dicas como conhecer o local, verificar as condições climáticas e a correntezas. São dicas simples, mas que podem evitar um acidente mais sério. E as pessoas quando recebem o material acabam se conscientizando —, disse Maykon Richter, coordenador da Defesa Civil.

O trabalho da equipe neste sábado abordou 133 veículos e entregou panfletos a 255 pessoas.

JOINVILLE, SC, BRASIL, 06/01/2018  Bombeiros fazem rondas pelos rios de Joinville para orientar banhistas nos rios de Joinville. Na foto, o menino Mateus Schimdt, brinca com familiar no Rio Piraí.
Matheus Schmidt brinca no rio Piraí Foto: Cleber Gomes / Especial

Bombeiros fazem rondas nos rios

A família de Ana Carolina de Souza, 10 anos, aproveitou o calorão para passar o dia no rio. Os pais estavam sempre de olho na menina, que adora água. Eles se sentiram mais seguros com a presença dos bombeiros voluntários, que se deslocaram até os rios para orientar a população. 

JOINVILLE, SC, BRASIL, 06/01/2018  Bombeiros fazem rondas pelos rios de Joinville para orientar banhistas nos rios de Joinville. Na foto, Ana Carolina de Souza Cavalheiro, 10 anos, recebe orientação no rio Piraí.
Ana Carolina de Souza recebe orientação do bombeiro Foto: Cleber Gomes / Especial

Durante a temporada, equipes realizam rondas em 19 pontos mapeados pela Defesa Civil nos rios do Piraí e Quiriri. 

— A própria população se sente mais segura com a presença dos bombeiros e também é uma forma de prevenção —, garante Sidnei. 

Os voluntários entregaram panfletos, conversaram com os moradores e observaram se nenhum banhista estava em situação de perigo.

As famílias Schmidt e Michelon, que foram preparadas para um churrasco na beira do rio, também aprovaram a presença dos voluntários.

— Tenho muito medo, na praia já fico sempre perto do salva-vidas.  Ficamos sempre de olho nas crianças, mas é sempre bom saber que tem os bombeiros para alguma emergência —, disse a mãe do menino Matheus Schmi, que brinca com a família dentro do rio.

JOINVILLE, SC, BRASIL, 06/01/2018  Bombeiros fazem rondas pelos rios de Joinville para orientar banhistas nos rios de Joinville
Foto: Cleber Gomes / Especial



 
A Notícia
Busca