Saavedra: Ministério Público faz recomendação sobre transferência de pacientes - A Notícia

Versão mobile

Meio ambiente05/12/2017 | 06h35Atualizada em 05/12/2017 | 08h25

Saavedra: Ministério Público faz recomendação sobre transferência de pacientes

Confira essa e outras informações na coluna de Jefferson Saavedra

Uma recomendação do Ministério Público será usada pela Secretaria de Saúde de Joinville para dar mais respaldo à transferência, caso haja necessidade, de pacientes para conclusão do tratamento após atendimento no Hospital São José, PAs e também no Hospital Regional, mantido pelo Estado e integrante da central de regulação de leitos. 

A meta é tentar aumentar a oferta de leitos de internação em Joinville para casos de maior gravidade.  A recomendação da 15ª Promotoria de Justiça foi feita após queixas sobre a resistência de familiares à transferência para cidades vizinhas. Na recomendação, o MP alega que a mudança deve ocorrer prioritariamente dentro do município. A transferência para outras cidades só em caso de não ter leitos de menor complexidade disponíveis ou haver necessidade de liberação da vaga de alta complexidade para outro paciente. 

As observações do MP apontam que as eventuais transferências são decisões técnicas, desde que seja mantido o tratamento adequado ao paciente. Além do transporte, é obrigação também do poder público fazer o deslocamento de um acompanhamente – a secretaria garantiu que essa providência já vem sendo tomada. 

Estrada da Serra em manutenção
Tema de cobranças nas últimas semanas, o trecho da SC-418 na Serra Dona Francisca está passando por manutenção, com roçada e operação tapa-buracos. A iluminação da estrada estadual, com maioria das lâmpadas queimadas, ainda aguarda por reparos. A rodovia está mapeada para ser concedida à iniciativa privada, em processo a ter desfecho somente a partir de 2019.

roçada na Serra Dona Francisca
Serra Dona FranciscaFoto: Ana Paula Keller,Divulgação,ADR de Joinville / A Notícia

Câmeras no mirante
Tânia Larson está sugerindo à Prefeitura de Joinville a instalação de câmeras no acesso do Mirante do Morro Boa Vista: além de segurança dos visitantes, a vereadora quer tentar coibir o abandono de animais naquele ponto da cidade. 

DATAS
No próximo ano letivo, as aulas começam no dia 15 de fevereiro na rede estadual de ensino, dez dias depois das escolas municipais de Joinville. Também no ano que vem, o ano letivo das escolas estaduais se estende até 18 de dezembro – até 20 de dezembro, na rede municipal.

SEM PERMUTA
Não foi adiante a história de permuta de áreas para instalação de parque tecnológico no parque Perini. O modelo analisado previa a instalação de polo de tecnologia pelo condomínio industrial no entorno da UFSC, em instalação no Perini. Em contrapartida, o parque receberia áreas remanescentes do Distrito Industrial, pertencentes ao governo do Estado. 

Parques
A negociação não foi adiante, entre outros motivos, porque a área a ser permutada no Distrito Industrial é cortada por linhas de transmissão de energia, cujos recuos obrigatórios reduziriam os espaços disponíveis. Ainda assim, a presença da UFSC no condomínio deverá alavancar investimentos em tecnologia. Já o Centro de Inovação, investimento do Estado em área cedida pela Univille, tem promessa de licitação ainda em 2017.

Já tem
O Tribunal de Contas do Estado decidiu na segunda-feira não analisar a denúncia apresentada contra o acordo assinado no final de 2012 entre a Prefeitura de Joinville e as empresas de ônibus porque a questão já é tratada em outro processo. O acordo, não aceito pela atual administração municipal, reconheceu parte da dívida do município com as empresas por causa da defasagem da tarifa entre 1998 e 2010.

UMA TROCA
Lioilson Correa (PSC) sugeriu na segunda-feira  na Câmara de Joinville a troca na denominação dos dois maiores hospitais públicos da cidade, com o Hans Dieter Schmidt perdendo a palavra “Regional”, a ser transferida para o São José – que repassaria o “Municipal” ao hospital instalado na zona Leste. Para ele, o São José atende mais à região do que o Hans Dieter. O vereador cobrou ampliação da oferta de atendimentos do Regional, principalmente à noite. 

ENGARRAFOU
O trânsito em Joinville viveu um final de tarde e início da noite de longas filas, com lentidão nas ruas centrais e principais vias para as regiões Leste e Sul. Como não havia obra em andamento nem acidentes, o fenômeno teria sido motivado pelo movimento extra de final de ano, segundo o Detrans. O fato de ser início de uma semana de pagamento de salários também teria provocado a maior movimentação.

CARNAVAL
O Carnaval será retomado pela Prefeitura de Joinville em 2018, limitado à oferta de estrutura, sem repasse de recursos para as escolas e blocos. No ano passado, por causa da crise e de recomendação do Ministério Público de Contas, o evento foi cancelado. Para fevereiro que vem, o município vai instalar o som, os banheiros químicos e o gradil para delimitar a área de desfile. Agora, resta a definição sobre quais escolas e blocos vão participar. 

O uso condicionado
A proposta da Prefeitura de Joinville para adoção do uso condicionado na cidade, em análise pelo Conselho da Cidade, foi a fórmula encontrada para permitir a continuidade de empreendimentos em áreas que poderiam sofrer restrições por causa da LOT. Dentro de certas regras, “será permitida a continuidade das atividades e acréscimos de outras consideradas acessórias e necessárias à manutenção da principal”. 

EM VEZ DE FAIXAS VIÁRIAS
Mas há a ressalva de que os impactos ambientais e urbanísticos sejam “iguais” ou “inferiores” aos atuais. A análise pelo Conselho da Cidade deve ser concluída nos próximos dias, com imediato envio para a Câmara. Até então, a saída encontrada pelos vereadores para permitir a legalização foi a criação de mais faixas viárias. 

Antes
O Tribunal de Justiça informou na segunda-feira, sem divulgar a cidade da ação, que um homem terá de pagar pensão de 50% de salário mínimo a mãe de criança ainda em gestação. Há suspeitas de que ele seria o pai do bebê. 

MANUTENÇÃO
Além da Serra Dona Francisca, outras rodovias estaduais estão passando por manutenção em dezembro. Mas recapes, como parte das vias andam precisando, ainda não estão sendo feitos. 

NOVO GINÁSIO
Claro que a discussão sobre um novo ginásio para Joinville seria retomada com a conquista na Liga Futsal. Mas não deve passar disso, um tema que não vai adiante. 

DEPOIS
Sobre a eleição de 2018, está decidido: Udo até pode comentar algo neste final do ano, mas não será em 2017 que pretende adiantar o que fará no ano que vem. Pode ser estratégia, pode ser indecisão.

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaLoetz: 99 Pop, concorrente do Uber, chega a Joinville https://t.co/hEjpWVqeqB #LeianoANhá 1 horaRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaLoetz: 99 Pop, concorrente do Uber, chega a Joinville https://t.co/qp3cElep5v #LeianoANhá 1 horaRetweet

Veja também

A Notícia
Busca