Loetz: Operação Natal Shopping, da Fazenda estadual, fiscaliza mais de 1.200 comércios - A Notícia

Versão mobile

Livre Mercado 13/12/2017 | 06h00Atualizada em 13/12/2017 | 06h00

Loetz: Operação Natal Shopping, da Fazenda estadual, fiscaliza mais de 1.200 comércios

Ação ocorre em Joinville, Blumenau, Florianópolis, Palhoça, São José, Tubarão, Criciúma e Araranguá

Loetz: Operação Natal Shopping, da Fazenda estadual, fiscaliza mais de 1.200 comércios rogério mello/Divulgação
Foto: rogério mello / Divulgação

A Fazenda estadual faz a Operação Natal Shopping 2017. Estão sendo fiscalizados 1.252 estabelecimentos em oito cidades do Estado. Na mira, comércios e prestadores de serviços de Joinville, Blumenau, Florianópolis, Palhoça, São José, Tubarão, Criciúma e Araranguá. Em Joinville, 160 locais estão sendo vistoriados. São visitados estabelecimentos selecionados previamente, com base em dados de faturamento, regime de tributação, uso de meios de pagamento eletrônicos e utilização de recursos de automação comercial registrados no Sistema de Administração Tributário (SAT/SEF).

Foco da ação

O objetivo é verificar a regularidade do uso das ferramentas de automação comercial e identificar fraudes a partir da fiscalização de equipamentos como impressoras fiscais, programas aplicativos fiscais e máquinas para pagamento com cartão de crédito e débito. Serão validadas também as formas de implementação da automação comercial em restaurantes, que têm regras específicas para o controle da conta do cliente. Estão sob fiscalização restaurantes, bares, cafés, lojas de calçados, confecções, artigos de cama, mesa e banho, brinquedos, artigos de presente e decoração, farmácias, entre outros.

Cooperação

Univille, Inovaparq e Oxygen Systems, spin-off da multinacional chilena Sonda e representante da Oracle/NetSuite no Brasil, celebraram acordo de cooperação que prevê intercâmbio científico e tecnológico envolvendo atividades de pesquisa e desenvolvimento de projetos, formação e treinamento de recursos humanos, absorção e transferência de tecnologias e disponibilização de competências científicas e tecnológicas. A Oxygen está incubada no parque e atua em sistemas de gestão de empresas. Paralelamente, a Univille estabeleceu parceria educacional com a Oracle para uso de softwares da companhia pelos cursos de sistemas de informação e engenharia de software e do Java, a linguagem de programação mais usada no mundo. 

Aumento de custos

Empresas que utilizam insumos recicláveis em quantidades entre 40% e 75% dos materiais processados, em ramos como a indústria de produtos acabados de plástico, de metalmecânica, isopor e papel, projetam aumento de custos entre 9% e 12% a partir da publicação do decreto nº 1.395/17, da Secretaria da Fazenda do Estado, que limitou incentivos vigentes desde 2009. Com o novo regramento, fica mantido o benefício, apenas se os fornecedores forem cooperativas de pessoas físicas, o que não garante a demanda do mercado. A queixa dos empresários bateu em gabinetes da Assembleia Legislativa, em busca de apoio político para reverter a situação. Alegam que a mudança representa aumento indireto de tributos, contrariando discurso que é mantra do governador Raimundo Colombo, de que seu governo não aumenta impostos.

Benefícios na berlinda

O Conselho de Política Fazendária (Confaz) reúne-se na sexta-feira para discutir a convalidação dos benefícios fiscais concedidos pelos Estados sem a aprovação do colegiado do órgão. O Confaz tem até fevereiro de 2018 para dizer quais são os benefícios que cada Estado poderá manter. A minuta do documento está pronta. São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais querem redução gradativa das vantagens ao longo de 15 anos.

Cemitérios

Não está fácil lançar licitações. A Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Joinville pretendia lançar o edital de licitação das funerárias ainda neste ano, mas ainda não saiu do desejo.

Leia mais notícias de economia.
Veja todas as colunas de Claudio Loetz.  

Na nuvem

A Associação de Joinville e Região da Pequena, Micro e Média Empresa (Ajorpeme) firmou parceria com a Google por meio da Qi Network, uma das referências no Brasil em educar o mercado sobre as vantagens que a computação em nuvem traz para as organizações. Serão implementadas na entidade 30 licenças do G Suite, conjunto de ferramentas digitais que auxiliam empresas no aumento da colaboração, comunicação, segurança e mobilidade. Entre os benefícios no uso das soluções digitais estão o aumento de produtividade dos funcionários e otimização de processos internos.

Inflação

O Indicador Ipea de inflação por faixa de renda de novembro de 2017 aponta que as parcelas da população de renda mais baixa foram as que apresentaram as menores taxas de inflação. No ano, a inflação dos mais pobres acumula uma alta de 1,8%, inferior à registrada pela classe de renda mais alta, com elevação de 3,2%.

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaVazamento causa problemas de abastecimento de água em nove bairros de Joinville https://t.co/PxaQ69l7QM #LeianoANhá 7 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaChape, Figueira, JEC e Tubarão têm dois atletas cada na seleção da nona rodada do Catarinense 2018 https://t.co/LNr69ZiB0j #LeianoANhá 7 horas Retweet

Veja também

A Notícia
Busca