Filas e horas de espera marcam último dia de atendimento antes de recesso para reforma na Farmácia Escola de Joinville  - A Notícia

Versão mobile

 

Saúde14/12/2017 | 17h41Atualizada em 14/12/2017 | 17h42

Filas e horas de espera marcam último dia de atendimento antes de recesso para reforma na Farmácia Escola de Joinville 

Fechamento ocorrerá durante 30 dias para reforma estrutural na unidade

Filas e horas de espera marcam último dia de atendimento antes de recesso para reforma na Farmácia Escola de Joinville  Gabriela Florêncio/Jornal A Notícia
Foto: Gabriela Florêncio / Jornal A Notícia
A Notícia
A Notícia

O movimento foi intenso durante esta semana na Farmácia Escola, no Centro de Joinville. O órgão faz parte da Secretaria de Saúde e irá passar por reforma a partir desta sexta-feira (15). As atividades no local devem retornar em 15 de janeiro. Nesta quinta-feira, último dia de atendimento deste ano, muitas pessoas ficaram horas na fila para retirar os medicamentos. Segundo a Prefeitura, cerca de 600 pessoas utilizam o serviço diariamente. 

A vendedora Elizabete Albino da Silva, 42 anos, chegou antes do meio dia na farmácia e às 14 horas ainda aguardava atendimento. Ela não sabia em que horário seria atendida, já que havia mais de 100 pessoas na fila antes dela. A mulher retira no local um imunossupressor para o filho que, conforme ela, está em falta há pelo menos dois meses. 

Como não conseguiu contato pelo telefone para verificar a chegada do remédio, a alternativa foi encarar a fila para tentar a retirada. Por volta das 14h30, com mais de duas horas de espera, Elizabete conseguiu entrar na pequena sala abarrotada de gente e questionar uma atendente. Com a resposta negativa, a saída foi retornar para casa com as mãos vazias e economizar para tentar comprar o medicamento. 

— Eu pago aproximadamente R$ 95 no remédio, que dura uns 10 dias. No final do mês fica muito caro arcar com toda a despesa, mas meu filho não pode ficar sem — lamenta. 

Entrega de insulinas especiais tem novo atraso em Joinville

Ao anunciar o fechamento temporário da unidade, a Prefeitura havia informado por meio de nota que nenhum atendimento seria prejudicado: 'Nesses 30 dias, não haverá atendimento. Porém, nenhum paciente será prejudicado. Todos estão recebendo os medicamentos antecipadamente assim como feitos novos agendamentos para janeiro'.

A analista de sistemas Marlize Mondini, 44 anos, enfrentou quase a mesma situação. A diferença foi que antes de sair de casa, conseguiu confirmar a chegada do medicamento. O filho não produz o hormônio do crescimento e por isso ela precisa pegar o remédio na farmácia. Desde início de novembro as injeções não estavam disponíveis, mas chegaram nos últimos dias. 

— O remédio custa mais de 3 mil, um eu consegui comprar. O outro meu filho ficou sem. O problema dessa fila é que ficou muito tempo sem medicamentos. Agora que vieram, as pessoas tiveram que retirar nesta semana, porque na próxima estará fechada — afirma. 

Farmácia escola entra em recesso para reforma, Marlize Mondini
Foto: Gabriela Florêncio / Jornal A Notícia

Quanto a falta de remédios, a Prefeitura de Joinville informou que 'os medicamentos que estão disponíveis na Farmácia Escola e estão sendo repassados aos pacientes. Como são medicamentos fornecidos pelo Estado, os usuários precisam estar cadastrados no sistema deste órgão para ter direito a receber a medicação prescrita'. Já o Governo do Estado disse que 'os medicamentos estavam em processo de compra'. 

Conforme a coordenadora da Farmácia Escola, Janaína Banin, a reforma é muito importante, porque resultará em mais qualidade ao ambiente, tanto na funcionalidade como no conforto aos usuários. A reforma foi programada para ocorrer em dezembro como estratégia para aproveitar o recesso de final de ano. A previsão do término das obras é o dia 10 de janeiro, reservando-se o período até o dia 15 para a reinstalação dos móveis e equipamentos.

 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaCarga de 350 mil maços de cigarros contrabandeados é apreendida em Barra Velha https://t.co/kDK28T7sxQ #LeianoANhá 16 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaAna Botafogo relança livro no Festival de Dança de Joinville https://t.co/qfRO3Cvuax #LeianoANhá 16 horas Retweet

Veja também

A Notícia
Busca