Bairro Boa Vista tem refúgio em meio à área urbana em Joinville - A Notícia

Versão mobile

AN nos bairros30/11/2017 | 09h09Atualizada em 30/11/2017 | 09h11

Bairro Boa Vista tem refúgio em meio à área urbana em Joinville

Sede do Museu Casa Fritz Alt recebe mensalmente de 250 a 300 pessoas 

Bairro Boa Vista tem refúgio em meio à área urbana em Joinville Salmo Duarte/A Notícia
Casa que pertenceu ao escultor alemão Fritz Alt tornou-se museu no Boa Vista: os jardins são uma atração à parte Foto: Salmo Duarte / A Notícia

Do alto do morro do Museu Casa Fritz Alt, em Joinville, quase não dá para ouvir os ruídos urbanos que contornam a casa. Rodeado pelas ruas Aubé e Prefeito Helmuth Fallgatter, o lugar representa um refúgio natural e cultural em meio ao bairro Boa Vista. Ele possui um amplo jardim e abriga obras de arte, móveis e objetos pessoais do escultor alemão que dá nome a unidade.

Leia as últimas notícias
Bairro Boa Vista em Joinville tem moradores há mais de 166 anos  
Confira outras reportagens sobre os bairros de Joinville 

Fritz Alt chegou à cidade em 1922 e construiu o casarão no ano de 1946, junto com o amigo e arquiteto Paul Helmuth Keller. Quase 30 anos após a edificação, o imóvel se transformou em museu. Peça importante na memória cultural da cidade, o Museu precisou ser fechado em 2010, por causa de problemas na cobertura. A casa já passou por reforma no telhado e, atualmente, reestruturação nas instalações elétricas. Ainda não há prazo para desinterdição total.

A área total do museu compreende uma porção de 14 mil m², em meio ao bairro, e recebe mensalmente de 250 a 300 pessoas, em média. Engana-se quem acredita que o espaço oferece apenas possibilidades culturais. O público é acompanhado – durante toda a visita – pelo canto dos passarinhos e várias espécies de plantas e árvores. Portanto, a unidade também é procurada por quem está em busca de sossego, seja para fazer um piquenique, ler um livro ou simplesmente sentir a grama aos pés, respirando o verde ao redor. O potencial contemplativo é propiciado pela vista panorâmica da cidade e o convívio com a paisagem natural do morro do Boa Vista.

– Os pais trazem os filhos para andar de bicicleta, as pessoas vem para ler um livro, tirar foto. Tem uma área verde, pássaros e também saguis. As pessoas se divertem bastante aqui – garante Edson Kluk, agente administrativo da Prefeitura.

Caso a intenção seja a conexão com a história, os visitantes podem apreciar algumas obras do artista, mesmo com a interdição. A exposição acontece em uma casa anexa ao museu.

 JOINVILLE,SC,BRASIL,28-11-2017.AN nos Bairros.AN visitou o bairro Boa Vista,Museu Fritz Alt.(Foto:Salmo Duarte/A Notícia)
Obras podem ser visitadas em exposição aberta ao público Foto: Salmo Duarte / A Notícia


A Notícia
Busca