Oficina sobre museus criativos é realizada em Joinville - A Notícia

Versão mobile

Semana de Museus16/05/2017 | 14h00Atualizada em 16/05/2017 | 14h15

Oficina sobre museus criativos é realizada em Joinville

Atividade integra Semana de Museus que segue até 18 de maio

Oficina sobre museus criativos é realizada em Joinville Secom/Prefeitura de Joinville
Oficina reuniu profissionais das áreas de cultura, turismo e educação Foto: Secom / Prefeitura de Joinville

Nesta segunda-feira, o Museu de Sambaqui recebeu profissionais das áreas de cultura, turismo e educação para uma palestra sobre museus criativos e educação patrimonial, ministrada pelo coordenador do curso de museologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Valdemar de Assis Lima. A atividade integra a Semana de Museus de Joinville, que segue com programação até quinta-feira.

Segundo Valdemar, os museus são espaços de memória que devem estar próximos de todos os públicos, especialmente das crianças. Nesse contexto, o papel dos profissionais que atuam nos museus é fundamental.

- Entre as diversas funções, os profissionais que atuam em museus devem garantir ao público o acesso ao uso das ferramentas e das estratégias que lhes possibilite fazer uso social da memória, de forma plena e cidadã - disse o professor.

Leia as últimas notícias de Joinville e região

Tais iniciativas, segundo ele, serão concretizadas nas ações educativas culturais, na forma de acolhimento, na linguagem que o museu utiliza para os diferentes públicos que o visitam, nas propostas de divulgação dos seus acervos e exposições.

Para Lima, ao contrário da visão que perdura desde séculos passados, os museus não devem ser percebidos pelo público como muros, mas, sim, como pontes entre o mundo atual e a memória que pertence a cada indivíduo.

- Estamos caminhando de forma progressiva, temos avanços e experiências positivas. Mas ainda há muito o que se fazer, principalmente pelo fato de muitos museus ainda não terem um plano museológico, uma política educacional. Isso é fundamental para que os museus sejam, de fato, espaços democráticos - diz. 

- Entendemos que hoje os museus são fóruns, espaços de discussão e de uso social da memória. Iniciativas como essa servem para sensibilizar, formar e, sobretudo, para abrir o diálogo entre as memórias, o que fortalece essa perspectiva democrática de acessibilidade aos museus - conclui o professor.

A Semana de Museus é realizada pela Secretaria de Cultura e Turismo (Secult).

 
 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A Notícia"São infelizes coincidências", diz secretário sobre ataques a agentes prisionais em SC https://t.co/l7puETDfhv #LeianoANhá 3 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaMorre Uno Theilacker, ex-ciclista premiado de Joinville https://t.co/jqZFCzrkHQ #LeianoANhá 4 horas Retweet

Veja também

A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros