Defesa Civil de Joinville alerta para chuva e temporais nesta sexta-feira - A Notícia

Versão mobile

Alerta  20/04/2017 | 10h08Atualizada em 20/04/2017 | 10h08

Defesa Civil de Joinville alerta para chuva e temporais nesta sexta-feira

Passagem de uma frente fria pelo Estado ocorre nesta sexta

Defesa Civil de Joinville alerta para chuva e temporais nesta sexta-feira Cleber Gomes/Agencia RBS
Foto: Cleber Gomes / Agencia RBS
A Notícia
A Notícia

A Defesa Civil de Joinville, com base no aviso meteorológico da Epagri/Ciram, alerta que, por causa da passagem de uma frente fria pelo Estado, a sexta-feira terá chuva e temporais localizados em todas as regiões de Santa Catarina, das 3h até as 21h.

A previsão é de pancadas de chuva, moderada a localmente forte. Há risco de temporais localizados. Se as previsões se confirmarem, há riscos de alagamentos, inundações, enxurradas, tempestades com descargas elétricas (raios), vendavais e deslizamentos de terra. 

A Defesa Civil recomenda que em caso de alagamentos e inundações, deve-se evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar também transitar em pontilhões e pontes submersas e ter cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões. 

Orientações 

No caso de enxurradas, a orientação é não ficar próximo às margens de rios e ribeirões, principalmente em regiões de relevo acentuado, montanhoso e pequenos vales. Muitas vezes há temporais intensos sobre os topos e cabeceiras. 

Este tipo de evento adverso apresenta grande poder destrutivo, podendo arrastar veículos, pessoas, animais e mobílias por vários quilômetros. A forçadas águas pode ainda provocar o rolamento de blocos de pedras, arrancar árvores, destruir edificações e causar deslizamentos de terra nas margens. 

Se houver tempestades com descargas elétricas (raios) e ventos fortes, proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que possam ser arremessados. 

Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. 

Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janela se lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade. 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, pelo telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaJovem é morto a tiros na noite deste sábado em Joinville https://t.co/rv4TkKkap8 #LeianoANhá 5 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaÚltimo suspeito de ter participação direta na morte de PM é preso em Joinville https://t.co/OSQ5BTreWT #LeianoANhá 8 horas Retweet

Veja também

A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros