Homenagens e empolgação marcaram desfile de aniversário de Joinville nesta quinta - A Notícia

Versão mobile

166 anos09/03/2017 | 21h01

Homenagens e empolgação marcaram desfile de aniversário de Joinville nesta quinta

Entidades e escolas representaram a comunidade local no evento oficial organizado pela Prefeitura

Homenagens e empolgação marcaram desfile de aniversário de Joinville nesta quinta Salmo Duarte/Agencia RBS
Foi o primeiro desfile que Samuel, 1 anos e 9 meses, acompanhou na avenida Foto: Salmo Duarte / Agencia RBS
Diferentes interesses levaram os joinvilenses a saírem de casa na tarde de ontem para acompanhar o evento oficial de aniversário de 166 anos de fundação de Joinville, mas todos dividiam a animação que o desfile tradicional produz para quem está na plateia e assiste entidades e escolas representando a comunidade.

Segundo a Polícia Militar, pelo menos 3 mil pessoas assistiram o evento na avenida Beira-rio. A abertura contou com a Banda do 62º Batalhão de Infantaria e, depois de 77 grupos o seguirem, o Grupo Afoxé Omilodê, da Casa da Vó Joaquina, fechou a festividade.

Leia as últimas notícias de Joinville e região


O primeiro desfile

Para efeito de registro: no primeiro aniversário de Joinville em que Samuel Tomaz já tinha tamanho para entender, ele gargalhou e chorou. As risadas vieram da experiência de assistir ao desfile acima de todas as pessoas do público, enquanto as lágrimas eram naturais para um bebê de um ano e 9 meses cansado de ver tanta gente andando e ficar parado. Se depender da mãe dele, Elinez, com o tempo ele se acostumará: ela assiste os desfiles todo ano. Neste ano, levou até duas amigas da filha mais velha que nunca haviam ido ao aniversário para conhecerem a festividade também.

Todas as gerações

A família Zantanella estava preparada para assistir todo o desfile, mas um momento da apresentação era especial para Flávia, a caçula do grupo: a cavalaria da Polícia Militar. Apesar da juventude de seus seis anos, a pequena já sonha com uma carreira militar, com atuação em áreas como a polícia montada. Ela observou o pelotão, que passou pela Beira-rio sob o ritmo da Banda do 62º Batalhão de Infantaria. Na foto, da esquerda para a direita, estão a avó, Vani; o avô, Claudio; Flavia, a mãe, Chirlei; e a irmã mais velha, Cláudia.

A princesinha

Maria Eduarda, sete anos, ganhou a etapa local do Miss Santa Catarina Mirim 2017 no último domingo, dia 5 de março. Por isso, não deu tempo de entrar na programação do desfile de aniversário. Nem por isso, perdeu a majestade: foi com o vestido, a coroa e a faixa para a plateia, prestigiar a festa.

Plateia com curiosidade animal

Quanto os participantes do Kennel Clube de Joinville passaram pela avenida, o cãozinho Nelson Mandela se debruçou na grade de segurança que o separava do desfile. Não por vontade própria, mas do tutor, o estudante Gustavo Henrique Ferreira Hames, 13 anos. O adolescente mora perto da avenida Beira-rio e adora as novidades que o desfile apresenta todos os anos. Nesta edição, levou o cachorro com nome célebre como companhia e mostrou a ele os cachorrinhos que desfilaram representando o clube de criadores de cães de raça.



Com o clube no coração


Antes de sair de casa, Stefany Helena Morbis, 14 anos, inusitadamente recebeu o conselho do pai, Claudenir, para escolher o traje: o vestido do Joinville Esporte Clube. A fase instável do clube não preocupa a família.

– Ontem (sábado), o JEC venceu, não é mesmo? – comentou Claudenir.

Para a mãe, Cheila, a parte mais emocionante do evento é a passagem dos militares e bombeiros. Os profissionais que atuam com salvamento foram muito aplaudidos e reacenderam a vontade de Stefany de, no futuro, estar entre eles. 

De encher os olhinhos

Sentado na grade de segurança, o pequeno Samuel do Amaral, 3 anos, contava com o apoio da mãe, Debora de Freitas, 34 anos, para assistir a parada de um local privilegiado. Os carros e caminhões do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville encheram os olhos do menino. A expectativa da mãe era do grupo que vinha em seguida: os dois filhos mais velhos desfilaram com a Fanfarra do CAIC Francisco José Rodrigues de Oliveira, do bairro Comasa.


A NOTÍCIA

 
 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaPrefeitura de Jaraguá do Sul alerta sobre notícia de concurso falso https://t.co/RdRMox5FSq #LeianoANhá 17 minutosRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaCom liberações, Complexo Prisional de Florianópolis recebe novos presos https://t.co/sH9BrAHBDi #LeianoANhá 53 minutosRetweet

Veja também

A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros