Whirlpool e Ciser contam as estratégias para se manter no topo - A Notícia

Versão mobile

Joinville que Queremos25/11/2016 | 07h01

Whirlpool e Ciser contam as estratégias para se manter no topo

As duas são presenças constantes nos rankings das empresas mais inovadoras do País

Whirlpool e Ciser contam as estratégias para se manter no topo Maykon Lammerhirt/Agencia RBS
Guilherme Marco de Lima, da Whirpool, diz que, só em 2015, empresa lançou 200 produtos no mercado Foto: Maykon Lammerhirt / Agencia RBS
Rafaela Mazzaro

Especial

Parceria com universidades, investimento alto em inovação, independentemente do cenário econômico, e estrutura permanente para pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias são os pontos em comum entre pelo menos duas das grandes indústrias de Joinville protagonistas das listas das mais inovadoras do Brasil. Pelo menos esta é a fórmula que tem dado certo na Whirlpool Latin America e na Ciser Parafusos e Porcas, empresas que, apesar de atuarem em ramos diferentes, compartilham a busca por estar à frente nas áreas de produtos e processos.

Confira a página especial do projeto Joinville que Queremos

A Whirlpool, fabricante de eletrodomésticos das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, está entre as dez empresas mais inovadoras de 2015, segundo a pesquisa Best Innovator, realizada em 15 países. A conquista é o resultado de um esforço antigo da empresa para investir em laboratórios. São 23 espaços físicos dedicados à pesquisa espalhados pelas unidades da empresa no Brasil. Só Joinville sedia quatro destes centros de tecnologia, focados em refrigeração, condicionamento de ar, água, cocção e eletrônica. A empresa investe de 3% a 4% do faturamento para manter esta estrutura.

— Somente em 2015, lançamos 200 produtos no mercado, e cerca de 23% da receita, neste mesmo ano, vieram destes produtos inovadores — calcula Guilherme Marco de Lima, diretor de comunicação e relações institucionais da Whirlpool.

Ele cita como exemplos dos bons resultados trazidos com o investimento em novos desenvolvimentos a cervejeira da Consul, lançada antes da Copa do Mundo; a máquina de lavar louça de fácil instalação que economiza até seis mais vezes do que a lavagem manual; e o refrigerador que permite que as prateleiras possam ser ajustadas conforme a necessidade do consumidor. A B.Blend, primeira máquina de bebidas em cápsulas all-in-one, também é fruto destes investimentos pesados. O produto tem como diferencial permitir a produção de mais de 25 sabores de bebidas quentes, geladas, com ou sem gás, além de purificar água.

— A iniciativa foi tão promissora que, em 2015, Whirlpool e Ambev anunciaram uma joint venture e a criação da empresa B.Blend Máquinas e Bebidas S.A — lembra Lima.

Em termos de processos, a Whirlpool também se mostra à frente. A unidade joinvilense da fábrica aderiu aos robôs colaborativos, considerados um dos caminhos para o que se entende como o futuro da indústria. Atualmente, os robôs são empregados na inspeção de qualidade das cervejeiras da marca Consul e ficam responsáveis por conferir toda a interface do produto, verificando se a iluminação e a ventilação estão dentro do padrão.

As grandes ideias, no entanto, não saem só da cabeça da equipe de profissionais da Whirlpool. Parte significativas das mudanças na fábrica também surge das dez parcerias que a empresa mantém com universidades e institutos de pesquisa e desenvolvimento. Com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por exemplo, o compartilhamento já dura mais de 30 anos. Outra cooperação antiga é com o Inova Talentos, programa do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

— Desde 2014, mais de 60 bolsistas foram inseridos pelo Inova Talentos em projetos de inovação em produto, processo e organizacional — contabiliza o diretor.

  Adelton José Rossetto defende que orçamento para pesquisa em inovação é investimento, não um gasto (Foto: Maykon Lammerhirt / Agência RBS) 

Premiação para novos talentos

Na Ciser, empresa entre as 20 companhias mais inovadoras do Sul do País, de acordo com a revista Amanhã, a parceria com jovens pesquisadores é feita sem intermediários, a partir do Prêmio Ciser de Inovação Tecnológica. Na quinta edição, o concurso bienal oportuniza a prática de projetos bem colocados na avaliação da comissão julgadora. Foi de um destes jovens talentos que surgiu o parafuso correia elevadora com ponta-piloto, que permite mais facilidade no manuseio da peça na hora da montagem.

A criação do prêmio foi uma das primeiras medidas adotadas pela empresa de Joinville após o estabelecimento das diretrizes de inovação feitas em parceria com o IEL, em 2009. A última edição recebeu 240 projetos, dos quais 30 foram para a etapa final. Outra mudança de incentivo à inovação foi a formação de um comitê interno dedicado ao assunto, aberto à contribuição de funcionários de qualquer setor da empresa, além da criação de um time de engenheiros que busca inovar tanto a partir das demandas internas, quanto externas.

A aposta da Ciser na área de inovação trouxe bons resultados, tanto que o investimento para o setor passou a receber de 3% a 5%, em 2009, para 15% do faturamento. De acordo com o gerente de pesquisa e desenvolvimento da Ciser, Adelton José Rossetto, os resultados contribuíram para que a empresa optasse por não fazer cortes no setor mesmo em tempo de instabilidade econômica.

— Investir em inovação é algo que só existe se houver comprometimento da alta gestão. É ela quem precisa considerar este valor um investimento e não um gasto — avalia Rossetto.

Apesar de não produzir bens de consumo, a Ciser tem conseguido criar necessidades, como é o caso do parafuso que permite monitoramento a distância para a área de embarcados. A peça, com lançamento previsto para 2017, está em desenvolvimento há quatro anos.

— Ele (parafuso) não é só um fixador, mas uma tecnologia. É assim que iremos vendê-lo — frisa o gerente.

A NOTÍCIA

Notícias Relacionadas

Joinville que Queremos 24/11/2016 | 07h11

Empreendedores de Joinville mostram que com pouco dá para ir longe

Eles ensinam que coragem e criatividade podem ser o passaporte para se alcançar o sucesso

Joinville que Queremos 17/11/2016 | 10h44

Inovação está no centro das discussões empresariais de Joinville

O tema desta etapa do projeto Joinville que Queremos vai mostrar saídas para melhorar a cidade e olhar os problemas sob outra ótica

Joinville que Queremos 12/08/2016 | 08h49

Programa em Joinville oferece aulas gratuitas para pessoas com deficiência

Natação na Univille atende à comunidade em espaço para inclusão

Joinville que Queremos 09/08/2016 | 13h36

Projeto social no Jardim Paraíso em Joinville usa o esporte para fortalecer a cidadania

Mais de 50 crianças e adolescentes fazem parte do Projeto Leões de Judá

Joinville que Queremos 08/08/2016 | 08h04

Programas sociais em Joinville formam cidadãos por meio do esporte

Conheça os projetos que ensinam atividade esportiva e cidadania para jovens em situação de vulnerabilidade social. A segunda etapa do Joinville que Queremos vai apresentar histórias inspiradoras sobre o tema até o dia

Joinville que Queremos 18/06/2016 | 07h01

Entenda como Joinville se prepara para receber os recém-nascidos e dá suporte às grávidas atendidas na rede pública

No ECA, há um capítulo inteiro sobre a vida e a saúde como direitos fundamentais

OPINIÃO 17/06/2016 | 09h30

Direitos e Deveres

Sérgio Ricardo Joesting, promotor de justiça da infância e juventude fala sobre o ECA; para ele, a crise não é somente econômica ou política, é de falta de respeito

Joinville que Queremos 17/06/2016 | 09h01

Livro reúne relatos sobre aplicação do ECA no Norte de Santa Catarina

A publicação, com 270 páginas, faz um resgate histórico inédito no Brasil

Tema em discussão 16/06/2016 | 07h03

Joinville que Queremos: o que as crianças sabem sobre seus direitos

Desde cedo, as escolas ensinam, em sala de aula, sobre os direitos da criança e do adolescente. Como você encara o assunto? Durante 12 dias, o “AN” terá reportagens especiais sobre o tema

 
 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A Notícia'AN' testa o aplicativo Uber no primeiro dia de funcionamento em Joinville https://t.co/il68udAyxO https://t.co/6WUEYID981há 11 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaVagner Mancini será o técnico da Chapecoense https://t.co/QEwIhlRC03há 19 horas Retweet

Veja também

  •  
A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros