Edenilson Leandro: Consciência nota mil para o lixo ser zero - A Notícia

Versão mobile

Painel Local 11/10/2016 | 08h31

Edenilson Leandro: Consciência nota mil para o lixo ser zero

"Estas mobilizações, embora o termo 'zero' seja algo utópico, são muito bem-vindas."

Leio sobre reedição de campanha de conscientização a respeito do lixo. Imagino que lixo zero seja uma coisa muito ampla, vai do reaproveitamento sob o conceito da reciclagem tal qual a conhecemos, ao próprio consumo a que somos submetidos e mesmo a outras questões culturais, como a do papelzinho "inocentemente" largado no chão – e não na lixeira. Estas mobilizações, embora o termo “zero” seja algo utópico, são muito bem-vindas para despertar em cada cidadão que é possível fazer melhor.

Leia as últimas notícias de Joinville e região.

Algo que não entendo é por que não se incorporam ao dia a dia as operações de limpeza vistas quando o mosquito da dengue rendia manchetes (e isto tem poucos meses, grassa vivo na memória). Conheço um tanto de gente que mantém uns acumulados no quintal por falta de opção de descarte. Pelo menos uma vez ao mês, uma espécie de serviço cata-tudo deveria ser oferecido. Estimularia ambientes mais limpos. Ao contrário, de tão pontuais, estas iniciativas são verdadeiros eventos.

Por falar em lixos e trecos, certa vez comparei que embalagens são como pragas. Você leva para casa algo que vai aproveitar (seja para comer, seja um aparelho) e o volume da embalagem, a ser descartada, é o dobro da parte útil a ser consumida ou usada, o triplo, por vezes, ou mais. Felizmente, contra o descarte disso na natureza, estimula-se a cultura do reaproveitamento por meio da reciclagem. Para tudo. Lixo, mesmo, cabe num saquinho. Mas há muito o que melhorar ainda. As campanhas buscam isso.

Desde que adotamos e, diariamente, aprimoramos a separação, algo que salta aos olhos é o tamanho do saquinho que vai para a coleta normal do lixo e a pequena montanha que guardamos para a quinta-feira, dia da passagem do caminhão dos recicláveis. O retorno em satisfação interna é imenso.

Vamos à luta, apostando ser possíveis as mudanças e o fortalecimento dos valores para a vida.

A NOTÍCIA

Notícias Relacionadas

Painel Local  29/05/2016 | 22h01

Edenilson Leandro: Abuso comportamental

Incrível o cenário que o próprio homem cria para ele mesmo. É o empobrecimento da alma.

 
 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaSenado adia sessão para esperar decisão do STF sobre afastamento de Renan Calheiros https://t.co/ykBgXcQeDVhá 35 minutosRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaAO VIVO: STF decide se mantém ou afasta Renan Calheiros da presidência do Senado https://t.co/iOIfkAQjbehá 1 horaRetweet

Veja também

  •  
A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros