Comércio de Joinville espera aumento de até 15% no número de vagas temporárias - A Notícia

Versão mobile

Há vagas!17/10/2016 | 07h03

Comércio de Joinville espera aumento de até 15% no número de vagas temporárias

Cidade poderá quebrar sequência de redução de novas vagas abertas no mês de novembro

Comércio de Joinville espera aumento de até 15% no número de vagas temporárias Maykon Lammerhirt/Agencia RBS
Comerciários apostam que este Natal será melhor do que o de 2015 Foto: Maykon Lammerhirt / Agencia RBS

Quem está desempregado pode ter um pouco mais de esperança neste fim de ano em Joinville. É que a perspectiva de contratação de trabalhadores por um período determinado, os chamados temporários, especialmente no comércio, está mais otimista. Ainda não há números precisos sobre a quantidade de vagas, mas a expectativa da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) é de que haja um incremento de entre 10% e 15% em relação ao ano passado.

Leia as últimas notícias sobre Joinville e região

Em números absolutos, pode não ser muito, mas se confirmado o aumento de oportunidades, Joinville vai poder quebrar uma sequência de redução no número de novas vagas abertas no comércio no mês de novembro, quando tipicamente ocorre este tipo de contratação. Desde 2011, quando o setor foi responsável por 569 novos empregos no mês, a quantidade de oportunidades vem despencando. Em 2015, foram apenas 142 novas vagas.

— O que a gente tem acompanhado nos indicadores é que não será um fim de ano de arrebentar a boca do balão. Mas será um pouco melhor do que no ano passado, algo entre 10% e 15% a mais nas contratações. Em 2015, a gente olhava meio que para o escuro. Neste ano, a gente começou a ver luz. Partimos agora para um novo horizonte. Há perspectivas de crescimento. Sabemos que vai ser lento, que vai ser de longo prazo, mas já sente uma melhora, um otimismo — diz José Manoel Ramos, vice-presidente da CDL em Joinville.

Para se ter uma ideia de como houve retração, em 2008 havia 20 mil vagas temporárias em Santa Catarina. Na temporada de 2014/2015, segundo a Fecomércio/SC , foram criadas 8 mil vagas formais em todo o Estado, especialmente no litoral. Na temporada seguinte, de 2015/2016, a entidade estimou em 4 mil o número total de vagas abertas.

Os principais setores que abrem vagas são comércio, serviços, bares, restaurantes, hotéis e supermercados. Há dez anos, era comum um aquecimento também para a indústria, que intensificava a produção no fim do ano e acabava abrindo novas vagas. Agora, há indústria optando por dar férias coletivas.

A perspectiva otimista em Joinville reflete uma realidade nacional. A Fecomércio também já anunciou que espera mais vagas temporárias em todo o País. Um dos fatores que têm elevado o otimismo de lojistas é a desaceleração da inflação. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do mês de setembro, por exemplo, apresentou variação de 0,08% e ficou abaixo da taxa de 0,44% de junho em 0,36 ponto percentual. Com este resultado, o acumulado no ano foi para 5,51%, bem menos do que os 7,64% registrados em igual período do ano anterior.



Vantagens da contratação

Para o trabalhador
- O trabalho temporário garante a carteira de trabalho assinada. Quem é contratado para até 14 dias tem direito a FGTS e demais encargos, exceto 13º salário e férias. A partir do 15º dia, todos os funcionários temporários passam a ter direito ao pagamento proporcional de 13º salário e férias.
- Quem está recebendo seguro-desemprego também pode receber o registro sem perder o seguro. O benefício é suspenso apenas no período em que a carteira foi assinada.
- Porém, não pode ser candidato a vaga temporária quem está afastado do trabalho fixo por problemas de saúde.

Para o empresário:
- Há redução de encargos.
- Redução de custos com benefícios (plano saúde, farmácia, PPR).
- Flexibilidade de contratação/desligamento
- Projeção real dos custos de mão de obra.
- Motivação do trabalhador para buscar uma efetivação.

A NOTÍCIA

Notícias Relacionadas

Há vagas! 15/08/2016 | 14h50

Cepat divulga lista com vagas de emprego em Joinville

Há vagas que continuam em aberto e novas vagas

 
 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaSenado adia sessão para esperar decisão do STF sobre afastamento de Renan Calheiros https://t.co/ykBgXcQeDVhá 2 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaAO VIVO: STF decide se mantém ou afasta Renan Calheiros da presidência do Senado https://t.co/iOIfkAQjbehá 3 horas Retweet

Veja também

  •  
A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros