Dez perguntas e respostas sobre a dieta Dukan, que permite brigadeiro especial - A Notícia

Vers?o mobile

 
 

Luta contra balança27/03/2015 | 10h22

Dez perguntas e respostas sobre a dieta Dukan, que permite brigadeiro especial

É para toda a vida, assim como o farelo de aveia e os exercícios diários

Dez perguntas e respostas sobre a dieta Dukan, que permite brigadeiro especial Reprodução da internet/Laine Valgas
É possível emagrecer comendo brigadeiro. Mas aquele feito da receita Dukan, que leva chuchu, ao invés de leite condensado Foto: Reprodução da internet / Laine Valgas

Tire suas dúvidas sobre a dieta Dukan, lendo as perguntas a seguir. E não esqueça de assistir aos vídeos com os depoimentos de quem emagreceu e continua a seguir o plano alimentar. Confira também detalhes sobre as fases da dieta.

.::1 A Dieta Dukan é criticada por alguns médicos e nutricionistas por ser considerada radical. Ela pode prejudicar a minha saúde?
Ela não representa nenhum risco para a saúde (33 milhões de leitores e nenhum problema de saúde), como também está associada a uma melhora da diabetes, da hipertensão, da redução do risco cardiovascular, da apnéia do sono. Segundo pesquisa do Instituto de Pesquisa de Opinião Francês - IFOP -, 92% dos seguidores da Dieta Dukan apresentam melhora ou estabilidade em seus exames médicos.

.::2 O corte de carboidratos nas duas primeiras fases da dieta irá me deixar fraco ou com tonturas?
A única precaução que é preciso tomar destina-se às pessoas hipertensas que seguem um ou vários tratamentos para manter a pressão em nível normal. A dieta age como um mecanismo capaz de baixar a pressão. Existem vários relatos de pacientes com sobrepeso ou obesos que puderam parar de tomar os medicamentos, pois já não precisavam mais deles.

.::3 A dieta Dukan e a Atkins são a mesma dieta?
Não. A dieta Atkins autoriza as proteínas à vontade assim como a Dukan, mas autoriza também as gorduras de origem animal à vontade enquanto Pierre Dukan as proíbe. A dieta Atkins não permite, ou autoriza muito pouco, a ingestão dos legumes. A principal diferença entre elas é que a dieta Atkins não propõe um programa de estabilização. A Dukan prescreve exercicíos para o resto da vida.

.::4 Qual a diferença entre a Dieta Dukan e uma dieta balanceada?
A dieta equilibrada é uma dieta que permite comer de tudo um pouco, permitindo 55% do valor alimentar diário em forma de carboidrato. É uma dieta saudável e normal para pessoas que não estão com sobrepeso e que não querem engordar. Mas não faz emagrecer. Se você tem 10 kg ou 20 kg a mais e quiser emagrecer, vai precisar seguir uma dieta mais eficiente.

.::5 Há alguma contra indicação para a dieta?
Não, mas não se deve seguir uma dieta antes do final da fase de crescimento, ou seja não antes dos 17 anos ou sem acompanhamento médico. Também, em caso de diabetes insulinodependente, nem ao longo da gravidez ou amamentação E evitar emagrecer em caso de insuficiência renal severa.

.::6 Na Dieta Dukan não é preciso contar calorias?
Mais importante que contar o número de calorias é verificar a qualidade das mesmas. Existe diferença entre comer 100 calorias em forma de bolo de chocolate ou 100 calorias em carnes e peixes magros. Apesar de ser a mesma quantidade em ambos os casos, o açúcar e a proteína são processados de formas diferentes. Quando você consome 100 calorias de proteína, o gasto é de cerca de 30 calorias, ou seja 30% do alimento. Com as receitas e ingredientes oferecidos pela Dukan, ainda é possível fazer pudim e brigadeiro, que, ao invés de leite condensado, leva chuchu na receita.

.::7 O farelo de aveia irá me ajudar a emagrecer. De que forma?
O farelo de aveia é o único alimento que possui uma ação emagrecedora. E isso se explica por 3 razões : poder de absorção até 25 vezes seu volume de água, que dá uma sensação de saciedade; por seu estímulo ao funcionamento do intestino e sua viscosidade ao eliminar cerca de 5% das calorias dos alimentos consumidos. Por último, o farelo permite preparar várias e deliciosas receitas da dieta (crepes, panquecas, muffins, massa de pizza, etc).

.::8 É preciso consultar um médico e fazer um check up?
Até quem nunca apresentou problemas de saúde deve fazer exames laboratoriais para verificar se não tem uma tireoide preguiçosa e confirmar a inexistência de uma doença renal. Também é importante que sejam avaliados os níveis de açúcar no sangue, colesterol e triglicerídeos. Pacientes que usam medicações podem apresentar contraindicação à dieta ou necessitar de ajustes nas doses utilizadas.

.::9 A Dieta Dukan é pobre em vitaminas?
Não, uma vez que a dieta permite uma série de legumes e verduras, alimentos ricos em vitaminas e minerais, além de fibras e carboidratos. O importante é que o indivíduo aproveite a lista de 34 legumes e verduras permitidos e varie bastante o cardápio!

.::10. É possível estender a fase de Ataque para acelerar ainda mais o emagrecimento?
Não. Sete dias é o tempo limite para um cardápio de proteína pura mesmo para quem precisa perder mais de 20 quilos. É muito importante respeitar esse período. O consumo excessivo e exclusivo de proteínas por mais de 7 dias seguidos pode causar efeitos colaterais.

A NOTÍCIA

Notícias Relacionadas

História de vida 13/03/2015 | 11h57

Menina iluminada de Joinville realiza sonho de fazer um ensaio fotográfico sob a luz do Sol

Em 2009, AN contou a emocionante história de Sara, que não pode ficar exposta a radiações solares por causa de uma alteração genética

Solidariedade 06/03/2015 | 11h03

Hemosc de Joinville precisa de doadores de plaquetas por "aférese"

O número de doadores de sangue é mais de 130 maior que o de plaquetas

Campanha 09/08/2014 | 14h59

Família promove dia de conscientização sobre doação de medula óssea em Jaraguá do Sul

Bruno Adriano, de 17 anos, possui anemia aplástica severa e precisa com urgência de um doador

Campanha  07/08/2014 | 09h

Família organiza dia de conscientização sobre doação de medula óssea em Jaraguá do Sul

Bruno Adriano de 17 anos foi diagnosticado com anemia aplástica severa (mielodisplasia), por isso precisa de um doador

 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaDecisão prevê que Estado forneça equipamentos para  ostomizados de Mafra, no Norte de SC  https://t.co/4k0NvLQ4NChá 10 minutosRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaVídeo: pescadores flagram arraia gigante em São Francisco do Sul https://t.co/X6QqTOYr6shá 10 minutosRetweet

Veja também

A Notícia
Busca