Conheça a receita da melhor cuca de Joinville - A Notícia

Vers?o mobile

 
 

Evento11/10/2014 | 18h06

Conheça a receita da melhor cuca de Joinville

Receita que leva maçã e nozes, feita por Asta Hetzer, foi a vencedora do Festival de Cucas

Conheça a receita da melhor cuca de Joinville Salmo Duarte/Agencia RBS
Cuca de maçã e nozes foi a escolhida dos jurados Foto: Salmo Duarte / Agencia RBS

A receita vencedora do Festival de Cucas promovido pela RBS TV na tarde deste sábado no Mercado Público de Joinville foi a cuca de maçã e nozes preparada por Asta Hetzer. O quitute recebeu 41,9 pontos dos dez jurados convidados para avaliar os sete bolos finalistas.

- Eu realmente não esperava (ganhar). Vou doar a televisão (42 polegadas) para alguma entidade - disse dona Asta, bastante emocionada, logo após o anúncio do prêmio.
Quando perguntada sobre qual o segredo da melhor cuca de Joinville, dona Asta respondeu:

- É só usar bastante amor e carinho na hora de confeccionar - disse.




Em segundo lugar, ficou a cuca de doce de leite , queijo e goiabada, preparada por Gustavo Melchert, com 40,2 pontos. E em terceiro ficou a cuca de creme de avelã e farofa feita por Clarice Karsten, que recebeu 39,5 pontos dos jurados.

O evento previsto para iniciar ao meio-dia, começou por volta das 10 horas deste sábado, devido a grande procura de joinvilenses por cucas. Segundo a apresentadora da RBS TV, Rejane Ganbin, mais de três mil cucas foram vendidas durante o festival.

Nove panificadoras de Joinville prepararam receitas para vender no Mercado Municipal: Panificadora Confeitaria Maikon, Panificadora Confeitaria da Vila, Panificadora Confeitaria Mafra, Panificadora Confeitaria Manchester, Panificadora Confeitaria Semente da Terra, Panificadora Confeitaria Sandem, Panificadora Confeitaria Amor e Canela e a Panificadora E Catarina. Além do Empório do Café.

O evento do Festival de Cucas é uma realização do Mercado Público de Joinville com apoio da Fundação Cultural de Joinville e Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Joinville.

Ingredientes:

1 xícara de leite
1 colher de manteiga
1 colher de banha
1 ovo
1 pitada de sal
Raspas de limão
2 colheres de sobremesa de fermento biológico

Aprenda a preparar a cuca de maçã e nozes:

Separe o fermento. Coloque o restante dos ingredientes em uma panela. Aqueça e após ficar morno coloque farinha por cima. Não há medida certa (coloque o necessário para deixar a massa em ponto de cuca - nem tão mole quanto bolo, nem tão dura como pão). Dica importante: o fermento (seco) deve ser colocado no meio da farinha.

Em seguida, amasse até ficar bem misturada e lisa. Deixe 15 minutos para crescer.
Passado o tempo, coloque na forma. Depois, deixe a massa descansar por mais 15 minutos. Em seguida, começe a preparar o recheio.

Pique seis maças descascadas em pedaços médios. Coloque os pedaços de maçã em uma panela e acrescente uma xícara de açúcar e um pouco de água. Só o suficiente pra deixar a mistura úmida. Cozinhe até começar a ferver. Em uma xícara, misture duas colheres e meia de maizena com uma xícara de água. Acrescente na panela para engrossar o recheio. Assim que a calda engrossar, tire do fogo e reserve. Em separado, pique uma xícara e meia de nozes.

Cubra a massa com a maçã. Por cima, espalhe as nozes picadas. E, para finalizar, misture uma xícara de açúcar com canela e coloque por cima. Depois, é só levar para assar por meia hora ou até ficar dourada.

A NOTÍCIA

Notícias Relacionadas

Evento 10/10/2014 | 21h09

Melhor cuca de Joinville será escolhida no Mercado Público neste sábado

Receita vencedora será escolhida por um grupo de jurados às 16 horas

 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaTroca de livros e contação de histórias marcam lançamento da Feira do Livro, em Joinville https://t.co/zSernfjZvrhá 1 horaRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaVereador quer retirar faixa viária da rua Visconde de Mauá, em Joinville https://t.co/00sNwdVwFThá 1 horaRetweet

Veja também

A Notícia
Busca