Prédio da Ajidevi é inaugurado no bairro Floresta em Joinville - A Notícia

Versão mobile

Portas abertas28/11/2012 | 08h58

Prédio da Ajidevi é inaugurado no bairro Floresta em Joinville

Novo estabelecimento tem biblioteca, sala sensorial e jardim

Prédio da Ajidevi é inaugurado no bairro Floresta em Joinville  Leo Munhoz/Agencia RBS
Para ajudar no aprendizado, casa abriga biblioteca com títulos em braile Foto: Leo Munhoz / Agencia RBS

Um prédio com salas amplas, confortáveis, bem ventiladas e que vai suprir a demanda da Associação Joinvilense para a Integração do Deficiente Visual (Ajidevi), que hoje atende a 784 deficientes visuais. Assim são as novas instalações da instituição que será inaugurada nesta quarta-feira, às 16 horas. O edifício fica ao lado da sede atual no bairro Floresta, na zona Sul de Joinville.

A presidente da Ajidevi, Onizia da Silva, conta que a nova estrutura vai abrigar a sala de informática, a biblioteca com títulos em braille, a sala sensorial – que alfabetiza os deficientes em braile –, a sala de música e o auditório com capacidade para 120 pessoas.

— A construção do novo prédio vai, praticamente, dobrar o número de pessoas que frequentam a Ajidevi. Vamos poder atender à demanda, além de dar conforto com as salas mais amplas e climatizadas com ar-condicionado —, diz.

Segundo Onizia, a sede que é usada até hoje foi construída quando a instituição contava com apenas 60 associados. Passados 30 anos, os atendimentos da Ajidevi somam 150 por dia.

Na associação, o deficiente visual aprende a ser independente e a conviver com as limitações causadas pela falta da visão.

— A nossa missão é reabilitar o deficiente, inseri-lo na sociedade, no esporte e prestar assessoria jurídica. Em resumo, a entidade presta este tipo de serviço social —, explica Onizia.

Também serão inaugurados nesta quarta-feira o jardim sensorial e o parquinho para as crianças. No jardim, o deficiente visual pode conhecer os diferentes tipos de solo, saber como é o barulho de uma cachoeira, criado por meio de uma fonte artificial, e ter acesso a diversas plantas.

A NOTÍCIA

 
 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaJEC fica no empate com o Tupi na Arena. Leia a crônica do jogo: https://t.co/wJ7ZxPsIBS https://t.co/2LaydOfMfBhá 2 minutosRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaMoody's põe nota do Brasil em observação, com possibilidade de rebaixamento https://t.co/jW7nXfxHcb #LeianoANhá 2 horas Retweet

Veja também

A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros