Versão mobile

Ação social14/05/2013 | 08h29Atualizada em 14/05/2013 | 08h49

Prêmio RBS de Educação incentiva a valorização dos educadores

Iniciativa vai reocnhecer as boas práticas de mediiação de leitura

Prêmio RBS de Educação incentiva a valorização dos educadores Cleber Gomes/Agencia RBS
Professora nota 10, Valkiria Karnopp, foi uma das presenças ilustres no JA de Joinville Foto: Cleber Gomes / Agencia RBS

Para ler e entender esta matéria, você precisa compreender as palavras, que se juntam em frases, que terminam em parágrafos e pontos finais. Por mais simples que este processo possa parecer, milhares de brasileiros têm dificuldades para entender aquilo que leem.

Como a escola é a protagonista neste aprendizado, o Grupo RBS e a Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho lançaram ontem o 1º Prêmio RBS de Educação – Para Entender o Mundo. O concurso vai reconhecer as boas práticas de mediação de leitura nas salas de aulas. Professores de escolas públicas, particulares e de organizações sociais podem participar.

Para celebrar o evento – que pode ser considerado uma das ações sociais mais importantes da história do Grupo RBS – os telejornais “Bom Dia SC” e “Jornal do Almoço” contaram com a presença de especialistas e autoridades da área.

Em Joinville, estavam no estúdio representantes da Secretaria Municipal de Educação; da Gerência Regional de Educação; da Univille; a diretora da Escola Dom Pio de Freitas, Iria Eclair Stoeberl da Silva; a professora Valkiria Grun Karnopp – que foi uma das finalistas do Prêmio Educador Nota 10 do ano passado; e Ana Carolina Tonon, aluna do Escola Pedro Ivo Campos, que participou do projeto desenvolvido por Valkiria.

Ana Carolina, que é uma aluna destaque, contou que a escola foi uma grande incentivadora no seu gosto por leitura. Em casa, a aluna não tinha o costume de ler. Hoje, após o estímulo dos professores, ela adora.

A professora Valkiria, que no ano passado ganhou um prêmio por uma atividade desenvolvida em matemática, lembra que a compreensão de leitura deve ser tratada em todas as disciplinas.

— Para entender um problema matemático, por exemplo, você precisa primeiro entender o que diz o questionário. O prêmio vai estimular melhorias em todas as áreas de conhecimento —, observou.

Segundo a gerente executiva da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, Lucia Ritzel, professores de todas as disciplinas que trabalham a mediação de leitura podem se inscrever.

O Prêmio RBS de Educação é voltado a educadores que atuam na educação básica: infantil, ensino fundamental e médio. Também entram práticas de educação de jovens e adultos (EJA) e de projetos comunitários.

Curso online para capacitar candidatos

A representante do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) – que oferece apoio técnico ao prêmio –, Elaine Oliveira Teixeira, ressaltou que a iniciativa vai além de premiar os educadores: é um mobilizador de bons projetos e estímulo à comunidade escolar.

Elaine destacou o caráter formador do prêmio, que oferece um curso online gratuito aos candidatos. Durante o curso, o professor vai entender um pouco mais o conceito de mediação de leitura.

O presidente do Conselho de Administração do Grupo RBS, Nelson Sirotsky, ainda confirmou que o prêmio será realizado nos anos seguintes. 

— A RBS está comprometida com a causa da educação, com iniciativas objetivas que visem ao aperfeiçoamento e ao avanço. Neste contexto é que lançamos o Prêmio RBS de Educação, iniciativa que pretendemos realizar todos os anos, provocando a mobilização da comunidade para este avanço, que é do interesse da nossa sociedade —, explicou.

A NOTÍCIA

Notícias Relacionadas

Boas práticas 13/05/2013 | 11h01

Prêmio RBS de Educação é lançado nesta segunda-feira em Jornal do Almoço especial

Serão dois blocos sobre o assunto, com a participação de especialistas e educadores

Educação 09/08/2012 | 07h14

Professora de matemática de escola em Joinville é finalista do prêmio "Educador Nota 10"

Valkiria Grun Karnopp, 41 anos, ensina mais de 70 alunos dos 8º anos da Escola Municipal Governador Pedro Ivo Campos

 

Siga A Notícia no Twitter

A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros