Joinville é referência em educação inclusiva segundo levantamento do MEC - Educação - Geral - A Notícia

Versão mobile

Reconhecimento 30/04/2013 | 09h37

Joinville é referência em educação inclusiva segundo levantamento do MEC

Resultado foi divulgado na edição de abril da revista 'Nova Escola'

Joinville é referência em educação inclusiva segundo levantamento do MEC Rogerio da Silva/Prefeitura de Joinville,Divulgação
Salas de recursos multifuncionais atuam em cinco polos regionais Foto: Rogerio da Silva / Prefeitura de Joinville,Divulgação

Joinville é uma das cinco cidades do Brasil consideradas referência em educação inclusiva pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Rodrigo Mendes, organização sem fins lucrativos que promove ações relacionadas à área.

A quantidade, a relevância das iniciativas e a capacidade de colocá-las em prática estão entre os critérios analisados. O resultado foi divulgado na edição de abril da revista “Nova Escola”.

O reconhecimento é referente às ações de 2012. Práticas que, segundo a Prefeitura, serão ampliadas. Um exemplo ocorreu na semana passada. Seis escolas rurais foram cadastradas para receber o mobiliário e materiais. Outras 16 devem ser implantadas até 2014.

— O MEC envia os materiais e as secretarias disponibilizam o espaço e o professor para atender aos alunos. Além da educação inclusiva, esse professor também pode auxiliar os alunos em outras necessidades específicas —, explica a supervisora de educação especial Valdirene Sampaio.

Recursos como computador, jogos lúdicos, impressora e mobiliário especial são enviados gradativamente pelo MEC. Atualmente, Joinville conta com 42 salas completas, mas deve chegar a 58 até o fim do ano que vem. O atendimento especializado é feito nestes espaços, sempre com apoio pedagógico.

Cinco equipes multidisciplinares também atuam como polos em suas regiões. Fonoaudiólogos, fisioterapeutas e psicólogos acompanham o desenvolvimento dos alunos com atendimentos que antes eram realizados nos Centros de Apoio Pedagógico, mas que passaram a ser feitos dentro das escolas.

A NOTÍCIA

 
 

Siga A Notícia no Twitter

A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros