Prefeitura de Joinville orienta pais que não é preciso madrugar na fila para vagas nas escolas - AN Escola - Educação - Geral - A Notícia

Versão mobile

Educação06/10/2016 | 11h09

Prefeitura de Joinville orienta pais que não é preciso madrugar na fila para vagas nas escolas

Todas as crianças serão atendidas dentro dos critérios de zoneamento previstos em lei, segundo Prefeitura

Prefeitura de Joinville orienta pais que não é preciso madrugar na fila para vagas nas escolas Julio Cavalheiro/Agencia RBS
Cerca de dez pais fizeram uma fila no domingo à noite em frente à Escola Virgínia Soares Foto: Julio Cavalheiro / Agencia RBS

Preocupados com a hipótese de ficar sem vagas para seus filhos, cerca de dez pais fizeram uma fila no domingo à noite em frente à Escola Virgínia Soares, no bairro Floresta, zona Sul de Joinville. A atitude foi considerada desnecessária ontem pela Secretaria Municipal de Educação. Por meio da Secretaria de Comunicação, a Prefeitura informou que não é necessário ninguém madrugar diante de qualquer escola municipal de Joinville para garantir vaga.

Leia mais informações de Joinville e região no AN.com.br

Segundo o avô de um aluno que foi para a fila no domingo à noite, Edésio Cordeiro, a decisão de ir para a fila foi tomada porque havia poucas vagas na escola. O neto de Cordeiro estudava na Escola Anita Garibaldi, no bairro Anita Garibaldi, mas passou do quinto para o sexto ano, série que não é oferecida na escola. Por isso, terá obrigatoriamente que estudar em outra escola. A Virgínia Soares foi a escolha da família, já que faz parte das escolas dentro do zoneamento, que serve de critério para as matrículas.

– A gente tem duas escolas dentro do zoneamento. Queremos garantir que ele tenha a vaga na Virgínia Soares – disse o avô.

Segundo a Prefeitura, ir para a fila e se inscrever nos cadastros de rematrícula das escolas municipais é desnecessária porque todas as crianças serão atendidas dentro dos critérios de zoneamento previstos em lei.

A Secretaria de Educação de Joinville continua realizando o cadastramento de crianças de quatro meses a quatro anos incompletos para matrículas nos centros de educação infantil em 2017. As inscrições foram abertas no final de setembro no site https://www.joinville.sc.gov.br/assunto/educacao/. As pessoas que não têm acesso à internet devem ir às unidades de CEIs até sexta-feira. A partir desta data o cadastramento presencial continuará aberto uma vez por semana, sempre às quartas-feiras. O preenchimento do cadastro não é garantia de vaga.

Durante o ano, o sistema Eletrônico de cadastro de pré-matrícula da educação infantil estará aberto para novas inscrições e atualizações de dados para quem ainda não foi beneficiado. O cadastramento também pode ser feito em escola municipal, no horário das 7h30. A primeira lista dos pré-classificados será publicada no dia 17.

As crianças serão chamadas de acordo com as vagas disponíveis, a capacidade de atendimento e critérios socioeconômicos como vulnerabilidade social, deficiência, renda familiar e jornada de trabalho dos pais ou responsáveis. Para se cadastrar, deve-se acessar o endereço eletrônico, ler o edital, preencher a ficha de cadastro e imprimir o comprovante. O responsável poderá inscrever a criança em até quatro CEIs em turno integral, matutino ou vespertino.

A NOTÍCIA

Siga A Notícia no Twitter

A Notícia
Busca