Conheça 15 curiosidades sobre o Parque Malwee, em Jaraguá do Sul - AN Jaraguá - Geral - A Notícia

Versão mobile

 

Lazer27/09/2018 | 08h00Atualizada em 27/09/2018 | 08h00

Conheça 15 curiosidades sobre o Parque Malwee, em Jaraguá do Sul

O local, considerado um dos maiores parques de área verde urbana do Brasil, completa 40 anos nesta quinta-feira, 27

Conheça 15 curiosidades sobre o Parque Malwee, em Jaraguá do Sul Salmo Duarte/A Notícia
O espaço de lazer de Jaraguá do Sul é aberto ao público todos os dias, das 7h30 às 17h30 Foto: Salmo Duarte / A Notícia
A Notícia
A Notícia

O Parque Malwee completa 40 anos nesta quinta-feira, 27 de setembro. Uma das principais atrações de Jaraguá do Sul e da região, o parque é destino certo dos moradores da região. Com entrada gratuita e aberto todos os dias das 7h30 às 17h30 – inclusive nos feriados –, o parque está instalado em uma área de 1,5 milhão de m2 e é considerado um dos maiores parques de área verde urbana do Brasil. 

O local proporciona contato com a natureza e opções de entretenimento e gastronomia. São milhares de árvores de espécies nativas da mata atlântica e exóticas trazidas de outras partes do planeta, diversas espécies de aves e 16 lagoas. Pela sua relevância socioambiental, foi premiado algumas vezes como case de sustentabilidade. 

Conheça 15 curiosidades sobre este cartão-postal:

1 - Fundação

O Parque Malwee foi fundado no dia 27 de setembro de 1978, mesmo dia do aniversário de 61 anos do seu fundador, Wolfgang Weege.

 Toda população precisa e gosta de ter um local para descanso, aliviar o estresse, passear, enfim, passar o tempo junto à natureza. E Jaraguá do Sul pode se orgulhar de ter um belo exemplo: o Parque Malwee, que leva o nome da empresa têxtil dona da área. A foto, feita em 1981 e enviada por Bia Bartel, mostra como era o local em 1981.
Imagem antiga mostra o Parque Malwee em 1981, quando tinha ainda 10 anosFoto: Arquivo Pessoal / Bia Bartel

2 - História

A inspiração para a criação do parque veio das viagens de Wofgang Weege para a Europa. Encantado com as paisagens deslumbrantes dos parques de lá, decidiu fazer um tributo à natureza em Jaraguá do Sul, cidade onde morava e que sedia a empresa.

3 - Construção

O processo de criação durou cinco anos, desde o mapeamento e aquisição dos terrenos no bairro Barra do Rio Cerro, até sua inauguração, em 1978.

4 - Terreno

Originalmente, toda a área de 1,5 milhão de metros quadrados era composta por grandes campos de plantação de arroz, com pouquíssima vegetação nativa.

5 - Plantação

Para arborizar os campos, o fundador selecionou plantas típicas da região e do Estado e trouxe espécies de diversos lugares do mundo.

6 - Multiculturalidade

O Parque Malwee faz alusão às culturas dos países pelos quais seu fundador passou. Do Japão, ele trouxe sementes da espécie de pínus-japonês. Há também árvores e palmeiras originárias da Polinésia, limoeiros raros, coco-anão, nozeira-pecã, flamboyant, cerejeira, araucárias e uma grande plantação de palmeiras.

7 - Biodiversidade

Atualmente, o parque abriga o impressionante número de 40 mil árvores de diferentes ecossistemas e mais de 133 espécies de aves catalogadas.

 JARAGUÁ DO SUL, SC, BRASIL (07/08/2015) - Parque Malwee Jaraguá do Sul. (Foto: Maykon Lammerhirt, Agencia RBS)
Foto: Maykon Lammerhirt / Agencia RBS

8 - Símbolo

As delicadas flores aquáticas encontradas em grande quantidade nas lagoas do parque são denominadas ninfeias. Símbolo do Parque Malwee, sua florada acontece na primavera e no verão, quando as folhas dão lugar às lindas flores azuladas.

9 - Curiosidade

O muro do Parque Malwee é considerado o maior mosaico em painel da América Latina. A obra é inspirada na história dos cem anos da Firma Weege e é criação do artista plástico Paulico, de Jaraguá do Sul. Ao todo, são 1,85 milhão de peças, 14 painéis e 600 metros de extensão.

10 - Esportes

O Parque Malwee já foi sede de milhares de eventos esportivos, como triatlo e corridas. Com 100 mil metros quadrados, a lagoa maior já foi usada para competições de natação, canoagem e regatas.

Guilherme Getelina (ao centro de branco e azul) lidera o Catarinense de Bicicross 2010 - categoria Júnior Men (17-18 anos)
Foto: Divulgação / Ass.Jarag. de Bikers

11 - Esportes

A pista de bicicross de 340 metros de extensão construída dentro do parque segue padrões internacionais e sedia diversos campeonatos nacionais e internacionais da modalidade.

12 - Museu

O Parque Malwee abriga o Museu Wolfgang Weege. Inaugurado em 16 de maio de 1988, o museu conta com três espaços de exposição permanente e reúne cerca de 1.700 objetos.

13 - Acervo

A maioria das peças em exposição no museu foi doada pela comunidade e representa a vida doméstica, de trabalho, estudo e lazer dos primeiros imigrantes da região.

14 - Prêmios

O Parque Malwee já recebeu prêmios nacionais e estaduais pela sua importância na preservação do meio ambiente.

15 - Público

Recebe mais de 100 mil pessoas anualmente.

 
A Notícia
Busca