Jaraguá do Sul e Corupá estão entre os oito municípios de SC que devem fazer revisão eleitoral - AN Jaraguá - Geral - A Notícia

Versão mobile

Cadastro19/04/2017 | 18h09Atualizada em 19/04/2017 | 18h13

Jaraguá do Sul e Corupá estão entre os oito municípios de SC que devem fazer revisão eleitoral

Agendamento pode ser feito pelo site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE)

Eleitores de oito municípios de Santa Catarina terão de agendar um horário no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para fazer a revisão eleitoral. Entre os municípios convocados estão Jaraguá do Sul e Corupá. Os outros são Brusque, Guabiruba, Botuverá, Itajaí, Balneário Camboriú e Camboriú. O processo de revisão, segundo o TRE, acontecerá até o dia 7 de dezembro.


Em Joinville, cadastro biométrico foi realizado no ano passado Foto: Patrick Rodrigues / Agencia RBS

O eleitor que não comparecer terá o título eleitoral cancelado.Em alguns desses municípios, o cadastramento já vinha sendo realizado ordinariamente. É o caso de Jaraguá do Sul que tem, até agora, o maior número de eleitorado cadastrado biometricamente (13,14%). Camboriú conta com 11,58% dos eleitores biometrizados, seguido de Balneário Camboriú, com 10,44%, e Botuverá, com 10,22%.

Já Corupá e Brusque seguem com 9,47% e 9,16% dos eleitores cadastrados, respectivamente Guabiruba conta com 6,60% e Itajaí, que começou a realizar a biometria junto com o procedimento de revisão, tem apenas 0,91% dos eleitores cadastrados.

O cartório eleitoral de Jaraguá do Sul registrou, na terça-feira (18), 273 atendimentos. Já em Itajaí e Balneário Camboriú, 143 eleitores foram atendidos em cada cartório. Por sua vez, o cartório de Brusque atendeu a 110 eleitores.

— Nós orientamos os eleitores a procurarem o cartório com antecedência e fazer seu agendamento pelo site do Tribunal, ou por meio de ligação telefônica para o cartório, para agilizar o atendimento e evitar filas — acrescentou o chefe da 56ª zona eleitoral (Balneário Camboriú), Leonardo Marcelino de Godoy.

O número de agendamentos ainda não é o esperado. Em média, nos cartórios desses oito municípios, na terça-feira (18), foram agendados 80 eleitores. Com exceção de Brusque, que, para o dia de ontem, só teve 21 agendamentos.

— Quem faz o agendamento é atendido no horário e quem vem para o cartório sem agendar acaba tendo que esperar em média meia hora para ser atendido — destacou a chefe de cartório da 87ª zona eleitoral (Jaraguá do Sul), Walana de Azevedo Souza.

A revisão do eleitorado é um procedimento realizado para confirmação dos eleitores que têm efetivamente vínculo com o município. Nesses oito municípios, os eleitores terão suas digitais e foto colhidas para o cadastramento biométrico. Para realizar o procedimento, é necessário que o eleitor leve documento de identificação com foto, comprovante de residência recente e certidão de quitação eleitoral – para os homens maiores de 18 anos e que vão fazer o primeiro título.

A biometria é um método tecnológico que permite reconhecer, verificar e identificar uma pessoa por meio de suas impressões digitais, que são únicas. Na Justiça Eleitoral, o cadastro biométrico é utilizado para tornar as eleições ainda mais seguras e prevenir fraudes.

 
 
A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros