Cinthia Raasch: PSDB de Jaraguá do Sul assiste a uma revoada de filiados - AN Jaraguá - Geral - A Notícia

Versão mobile

Portal Jaraguá 12/10/2016 | 08h31

Cinthia Raasch: PSDB de Jaraguá do Sul assiste a uma revoada de filiados

Além da saída da agora ex-presidente do diretório municipal Marcia Alberton, tucanos viram um grupo de mais de 40 pessoas abandonar o ninho

Marcia Alberton, até ontem presidente do PSDB em Jaraguá do Sul, deixou o partido e levou consigo um grupo de mais de 40 pessoas. Marcia concorreu como vice na chapa de Jair Pedri (PSD) à Prefeitura nessas eleições. Juntos, fizeram mais de 20 mil votos. Na carta em que fala sobre a desfiliação após quase dez anos, a ex-tucana enaltece as realizações do partido, afirma que respeita o PSDB, mas que um ciclo se encerrou. "Se um ciclo se fecha, outro se abre e neste novo ciclo estão projetos pessoais muito importantes e que vão demandar total dedicação", escreveu.
Márcia não entra em detalhes sobre as razões que a fizeram deixar a sigla. Sobre a campanha à Prefeitura, afirma que o partido poderia ter se envolvido mais, tanto líderes quanto outros filiados. Alega, ainda, que em campanhas anteriores também faltou engajamento.

"Despeço-me sabendo que deixo um legado de tucanos eleitos. Mesmo assim, adianto um pedido de desculpas se não correspondi ao que a sigla esperava", disse.

Quem vai junto

Segundo a carta de Marcia Alberton, deixam o PSDB junto com ela mais de 15 membros do diretório, 26 filiados e outros 12 que assinaram a ficha no período eleitoral e não chegaram a ser filiados. "Dentre esses, destaco quatro que foram candidatos a vereador e a ex-senadora Niura Demarchi dos Santos", detalhou.

Marcia afirma que recebeu convites para ingressar em outros partidos, mas ainda não tomou a decisão, nem revela quais são as siglas na sondagem. A ex-presidente do PSDB diz que o foco agora é fazer o planejamento de 2018 e 2020. "Temos compromisso de fazer planejamento estratégico e definir o que e quem queremos para as próximas eleições", destaca.

Leia as últimas notícias de Jaraguá do Sul e região.
Confira outras colunas de Cinthia Raasch.

Sem convites do PSD, por enquanto
Leonel Pradi Floriani, presidente do PSD – partido aliado do PSDB nas últimas eleições –, afirma que não fez nenhum convite a Marcia e seu grupo. "Seria antiético e prematuro", avaliou. Leonel acredita que não é momento oportuno para gerar essa ruptura com os tucanos. Mas não descarta um convite futuro. "No momento oportuno, em que ela estiver liberada, podemos avaliar. Todo partido quer pessoas de liderança", ponderou.

Mudanças

Sobre o cargo do próprio Leonel, hoje secretário da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), também pendem dúvidas. Nesta quinta, o PSD se reúne para avaliar as próximas medidas. "A pedido do governador, meu projeto era ficar na ADR até as eleições para estruturar o partido em Jaraguá", conta. Perguntado se quer ser mantido no cargo, Leonel diz que nunca esteve tão exausto. Advogado que é, considera voltar a atuar no escritório. "Se entenderem que é necessário mudar, o sucessor terá cenário mais promissor para buscar recursos", comenta, destacando sua atuação. É possível que Jair Pedri substitua Leonel, "assim como qualquer outra pessoa do partido", frisa o atual secretário.

Corte nas funções

Foi aprovada nesta terça, em segunda votação, na Câmara de Vereadores de Jaraguá, o projeto de lei que reduz as gratificações em 50%. A sanção da Prefeitura deve ocorrer logo. Com isso, cerca de 60 funcionários que hoje recebem integralmente o adicional vão passar a receber a metade. Por mês, a medida deve gerar economia de R$ 45 mil. O prefeito Dieter Janssen espera redução já na folha de referente a outubro.

A NOTÍCIA

Notícias Relacionadas

Portal Jaraguá  23/02/2016 | 09h27

Cinthia Raasch: Corupá espera recursos para ponte em 15 dias

Ponte teve as cabeceiras e os pilares danificados na enchente de 2014

Portal Jaraguá  22/02/2016 | 08h07

Cinthia Raasch: Prefeitura de Jaraguá do Sul anuncia nova data para a entrega da ponte do Rau

Obra tem data para ser inaugurada: primeira quinzena de março

 
 

Siga A Notícia no Twitter

Veja também

  •  
A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros