Concurso de declamação acontece nesta quarta-feira em Jaraguá do Sul - AN Jaraguá - Geral - A Notícia

Vers?o mobile

 

Literatura28/08/2013 | 08h02

Concurso de declamação acontece nesta quarta-feira em Jaraguá do Sul

Edição de 2013 vai homenagear o centenário de Vinicius de Moraes

Concurso de declamação acontece nesta quarta-feira em Jaraguá do Sul Germano Rorato/Agencia RBS
Estudantes da escola Rodolpho Dornbusch ensairam na tarde desta terça-feira na Scar Foto: Germano Rorato / Agencia RBS
Quando as melhores amigas Nathaly Krause e Isabella Forte resolveram se inscrever para o Concurso de Declamação de Jaraguá do Sul, tinham a certeza de que iriam se divertir. Mas acabaram também se aprofundando em um ramo da literatura que elas adoram: a poesia. As 255 declamações desta edição começam a ser apresentas nesta quarta-feira, às 14 horas, e vão até sexta-feira, no pequeno teatro da Sociedade Cultura Artística (Scar).

Diferentemente da maioria dos adolescentes nessa idade, as estudantes do 9º ano da escola Rodolpho Dornbusch, apreciam mesmo a poesia. Para as jovens, cada verso é um mundo novo de descobertas. 

— Com a declamação, podemos colocar o nosso estilo na poesia. É um momento nosso — comenta Isabella, que participa pela segunda vez no concurso.

As duas escolheram um texto de Vinicius de Moraes, poeta que está sendo homenageado nesta edição por ser o ano de seu centenário. As palavras do compositor foram incansavelmente repetidas na tarde de terça durante o ensaio na Scar. Apesar do frio na barriga, Nathaly fica satisfeita em poder levar esse universo à outras pessoas. 

—  É uma experiência incrível. Será a primeira vez em dupla e não vemos a hora de declamar — complementa a jovem, que está em sua terceira participação.

As apresentações deste ano podem ser individuais ou em dupla. O concurso foi dividido em duas categorias: exclusiva para textos de Vinicius e para Vinícius e outros escritores. Participam do concurso alunos da educação infantil, ensino fundamental, médio, além da comunidade, divididos em livre e terceira idade.

Serão avaliados a dicção e entonação, interpretação, criatividade e fidelidade ao texto. O evento prevê premiação em dinheiro para a primeira e segunda colocação, além do ensaiador. A partir da terceira colocação até a quinta declamadores e ensaiadores recebem um prêmio surpresa. No ano passado o evento teve 225 inscrições.

SERVIÇO
O quê: 22° Concurso de Declamação.
Quando: hoje, às 14h, amanhã, às 9, 14 e 19h, e sexta-feira, às 9 e 14h.
Onde: pequeno teatro da Scar.
Quanto: gratuito.
Informações: cultura.jaraguadosul.com.br.

A NOTÍCIA

 

Siga A Notícia no Twitter

Veja também

A Notícia
Busca