Saiba como funciona e curiosidades sobre o UFC que ocorre em Jaraguá - AN Jaraguá - Geral - A Notícia

Vers?o mobile

 
 

Lutas11/05/2013 | 08h02

Saiba como funciona e curiosidades sobre o UFC que ocorre em Jaraguá

Especialistas explicam como são os duelos e o que pode e o que não pode na luta

Saiba como funciona e curiosidades sobre o UFC que ocorre em Jaraguá Mundo Universitário/Divulgação/Divulgação
Arbitro Mário Yamasaki esclarece como funciona a arbitragem durante o evento Foto: Mundo Universitário/Divulgação / Divulgação

Faltando uma semana dias para o UFC Jaraguá do Sul, o "AN Jaraguá" reuniu três especialistas para tirar todas as dúvidas sobre o maior evento de lutas do mundo. Mário Yamasaki, um dos principais árbitros do UFC, com mais de 400 lutas no currículo, o jornalista especializado em MMA, Jorge de Oliveira Júnior, e o técnico de muay thai e MMA, Edson Veiga, esclarecem alguns questionamentos a respeito do evento, que acontece na cidade no dia 18, na Arena Jaraguá. Como os duelos acontecem, quais os critérios da arbitragem, o significado de palavras desconhecidas e outras questões sobre o megaevento você confere abaixo.

Como ocorre a luta no UFC

As lutas têm duração de cinco minutos por round e um minuto de intervalo entre cada assalto. As lutas principais da noite e as defesas de cinturão, têm cinco rounds. Os duelos regulares, três. Os dois lutadores competem entre si usando um misto artes marciais, por isso a modalidade chama-se MMA (mixed martial arts), conforme explica o treinador Edson Veiga.

— Os lutadores devem aprimorar todas as artes marciais para ter sucesso em uma disputa —, diz.

O árbitro Mário Yamasaki esclarece que os confrontos terminam antes do tempo regulamentar se ocorrer um nocaute, nocaute técnico e finalização ou desistência verbal ou manual de um dos lutadores. Se o duelo for até o fim, o vencedor é escolhido por pontos atribuídos por três juízes, que utilizam o mesmo sistema de contagem do boxe (são dez pontos para o vencedor. O oponente recebe nove ou menos).
Yamasaki elenca os critérios para o árbitro central encerrar a luta.

— A gente vê os sinais do lutador. Se não está com o braço levantado para se defender, se o olho já está vidrado ou apagado, ou seja, se não tem mais reação aos golpes do adversário —, relata.

O que é proibido no duelo

Yamasaki, que é um dos principais árbitros de MMA do mundo, é o mais indicado para esclarecer os golpes que podem e não podem em uma luta. Existe mais de 30 proibições no UFC, mas ele elenca as principais:

— Não pode dar cabeçada; disputar com o oponente que está com mais de dois apoios no chão;  segurar na grade; morder; beliscar; arranhar; segurar cabelo, shorts ou luvas; atacar os genitais ;ou colocar o dedo em qualquer orifício; e jogar o oponente para fora do octógono —, diz.

— Também não pode bater no juiz —, brinca.

Atacar o adversário depois o gongo, quando estiver sob os cuidados do juiz, durante o intervalo, também é estritamente proibido. Se o lutador cometer uma falta, o arbitro poderá puni-lo diminuindo a pontuação, tenha sido a infração intencional ou não.

— Em casos extremos ou repetidos, o lutador pode ser desclassificado —, complementa.

Por que não terá disputa de cinturão em Jaraguá?

Com tantos campeões no UFC, a disputa de cinturão ocorre de tempos em tempos. Mas em Jaraguá não haverá esse tipo de duelo.

— O UFC promove disputas de cinturão nos eventos que possuem numeração, como o UFC 159. Em Jaraguá, não tem disputa de cinturão por ser um evento com uma numeração mais baixa em relação a público — , esclarece o jornalista Jorge Jr.

Por causa disso, as edições feitas no Brasil não levam número.

— No Brasil se chama UFC no Combate 2, enquanto nos EUA será UFC on FX 8 —, aponta.

Como funciona a pesagem

A pesagem, que em geral ocorre um dia antes das lutas, serve para que os adversários se apresentem em igualdade de condições. No caso do atleta não chegar ao peso na primeira tentativa, duas horas depois poderá tentar novamente. Se ocorrer uma nova falha ao alcançar o peso, o lutador corre o risco de levar uma multa ou perder uma porcentagem de sua bolsa (cachê) para o adversário. Os atletas são examinados por dois médicos do País onde o evento está sendo realizado. Porém, Jorge confidencia:

— Na hora da luta, eles estão sempre bem acima do pesado um dia antes —.

Como ocorre a escolha dos lutadores

A escolha dos participantes do card preliminar e principal, segundo os especialistas, é pela relevância. Um lutador de renome sempre estará no evento principal, enquanto outro mesmos conhecido participa do preliminar.

— Geralmente, a opção é de mídia, quem dá mais retorno entra no card principal, que é transmitido pela Fox, nos Estados Unidos —, salienta Jorge Jr.

No UFC em Jaraguá do Sul, a expectativa é de grandes confrontos nas duas partes do evento.

— As lutas serão excelentes. Teremos muitos brasileiros que estão apostando todas as fichas no evento para assegurar de vez uma vaga entre os melhores do UFC —, frisa Yamasaki.

— O UFC é como uma Copa do Mundo. Os melhores estarão aqui —, destaca Veiga.

Octógono no UFC

Uma das marcas registradas do UFC é a forma octogonal do ringue. É amplamente conhecido entre os expectadores de artes marciais, mídia e admiradores do gênero. Segundo os especialistas, o formato cria uma arena neutra e garante a maior segurança possível dos atletas. A área da luta possui 9,14 metros de diâmetro, foca a 1,22 metros do chão, a altura da lona até o topo é de 1,75 metro e a área externa é de 11,58 metros de diâmetro.

GLOSSÁRIO
Confira o significado de alguns termos:

Guarda -  No jiu-jitsu, a posição em que o atleta mantém o adversário entre suas pernas ou tenta controlá-lo com as mesmas. No boxe, guarda é a posição inicial, de onde se iniciam todos os golpes.

Ground and pound - tática de luta de chão criada e introduzida no MMA pelo lutador americano Mark Coleman, visa a derrubar o adversário, obter uma posição dominante e atingi-lo predominantemente com socos e cotoveladas. Hoje é uma parte essencial do estilo MMA.

Trocação - arte de atingir o oponente com golpes de contundência como socos, chutes, cotoveladas, joelhadas e cabeçadas. No MMA, sua aplicação pode ser feita em pé ou no chão.

Knockdown - quando um lutador é derrubado por um golpe de trocação, mas se levanta antes do prazo regulamentar de nocaute.

Single-leg - técnica de queda em que um lutador faz um ataque de pernas e agarra uma das pernas do oponente com as duas mãos, tentando derrubá-lo.

Clinch: posição de luta em pé, válido no MMA, mas ilegal no boxe. Usado com o intuito de controlar o adversário, aproximando-se dele, segurando-o, diminuindo assim o espaço para um ataque efetivo com socos ou chutes.

Cornermen: profissionais que vão ao ringue com a missão de prestar auxílio a um lutador. No boxe são chamados de seconds (segundos).

Gancho: da família dos golpes curvos, bastante semelhante ao cruzado, com a diferença que é executado em curta distância e contornando a guarda do adversário.

Grappling: qualquer estilo de luta agarrada, seja em pé ou no chão; é a arte de controlar o corpo do oponente.

Joelhada voadora ou Flying Knee: golpe aplicado quando o lutador precisa tirar o pé de apoio do chão para acertar o adversário com o joelho.

Nocaute: método de finalização de uma luta, ocorre quando um lutador fica impossibilitado por um período especificado de se levantar do chão após um golpe.

Nocaute técnico: método de finalização de uma luta, ocorre quando o árbitro ou outro elemento da disputa (médico, treinador ou o próprio lutador) interrompe o combate por considerar que um competidor não tem mais condição de continuar.

Finalização - um lutador consegue finalizar seu adversário ou fazê-lo perder os sentidos através de um estrangulamento ou uma chave nas articulações.

A NOTÍCIA

 

Siga A Notícia no Twitter

Veja também

A Notícia
Busca