Educação15/01/2013 | 08h31

Conheça as opções de Jaraguá do Sul e região para começar 2013 estudando

Há vagas para cursos tecnicos, tecnólogos, superior e pós-graduação

Enviar para um amigo
Conheça as opções de Jaraguá do Sul e região para começar 2013 estudando Diorgenes Pandini/Agencia RBS
Para escolher a universidade Fernanda contou com a indicação de amigos Foto: Diorgenes Pandini / Agencia RBS

A vendedora Fernanda Raquel Hildebrandt Räder, de 19 anos, decidiu que 2013 seria o ano escolhido para começar o ensino superior. No começo do ano passado começou a estudar por conta própria para o vestibular e prestou a prova em novembro. O resultado do teste surpreendeu: Fernanda foi a terceira melhor caloura a passar para o curso de Ciências Contábeis da Católica SC, campus de Jaraguá do Sul.
— Depois que fiz um curso básico de administração percebi que era aquilo que eu queria, me identifiquei de imediato com a área — conta.

Para escolher a universidade Fernanda contou com a indicação de amigos.

— Tenho colegas que já estudaram lá — diz.

A jovem aguarda agora apenas o início das aulas, que vai ocorrer em 18 de fevereiro.

— A expectativa é grande para voltar à estudar e, depois, quem sabe, procurar alguma coisa na área —

Assim como Fernanda estudantes de Jaraguá do Sul e região também podem se matricular ainda esse semestre nos mais de 70 cursos com vagas em abertas nas oito instituições de ensino da região.

Católica SC

Em abril de 2011, a extinta Unerj com mais de 30 anos de atuação no ensino superior, passou a se chamar Católica de Santa Catarina. A mudança proporcionou alterações no projeto pedagógico com novos cursos para a cidade.

No fim do ano passado a instituição anunciou novas oportunidades nos cursos de pós-graduação. No total são 19 cursos, sendo que todas as especializações trabalham com um eixo em comum formado por 14 disciplinas em que cinco delas são comuns a todas as áreas de gestão.

— Com isto, há uma maior flexibilidade ao aluno, pois ele passa a ter a possibilidade de, perdendo uma disciplina, poder recuperá-la em outro curso, além de contar com uma dupla certificação na medida em que pode fazer matérias complementares em outro curso com afinidade na sua área e assim ter o benefício de mais uma especialização — explica o coordenador dos cursos de pós-graduação Cláudio Moreira.

CURSOS DE GRADUAÇÃO: Administração, Automação Industrial, Ciências Contábeis, Design, Direito, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Gestão Ambiental, Moda e Sistemas de Informação.
CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO:Engenharia de Software, Redes e Segurança de Sistemas, Mercado Financeiro, Gestão Comercial, Gestão de Projetos, Gestão Empresarial, Gestão Estratégica de Pessoas, Gestão Estratégica de Logística, Gestão Estratégica de Marketing, Gestão Estratégica de Custos, Direito Administrativo e Políticas Públicas, Direito das Famílias e Sucessões, Direito Tributário e Contabilidade Tributária e Direito do Trabalho e Previdência Social.
MATRÍCULAS: até dia 18 de janeiro 
INÍCIO DAS AULAS: 18 de fevereiro
INFORMAÇÕES: 3275-8251 ou
www.catolicasc.org.br


TEC/PUC Jaraguá

Uma saída para quem precisa de qualificação profissional de forma rápida são os cursos técnicos. O Grupo Marista trouxe para Jaraguá do Sul o TEC/PUC, especializado em cursos de curta duração (um ano e meio) para os que têm pressa em entrar no mercado de trabalho. A coordenadora da unidade, Kelly Cristina Puccini, explica que com seis meses de aprendizagem o estudante já está apto para procurar emprego.

— O mercado tem mais vagas de técnico do que ensino superior. Na indústria, por exemplo, a cada um graduado precisa de 12 técnicos para executar o trabalho — informa.

A instituição tem 88 alunos e, esse ano, passou a oferecer mais dois cursos, além dos quatro que já existiam.

CURSOS TÉCNICOS: Administração, Comércio Exterior, Contabilidades, Logística, Recursos Humanos e Segurança no Trabalho
MATRÍCULAS: até dia 28 de janeiro
INÍCIO DAS AULAS: 28 de janeiro
INFORMAÇÕES: 3371-0313 ou
www.tecpuc.com.br

Anhanguera/Fatej

A instituição oferece cursos de bacharelado e licenciatura, além de cursos de tecnologia com duração de três anos. A Anhanguera está presente em todos os estados brasileiros, com 70 campi e mais de 500 unidades de educação a distância, incluindo a Rede LFG. Este ano a novidade é o programa de bolsas recém criado  pela instituição. O Concurso Nacional de Bolsas de Estudos vai contemplar cursos na modalidade presencial e no ensino a distância, com percentuais de 100% e 50%.  Para participar, basta se inscrever no vestibular da Anhanguera que terá vestibular no dia 3 de fevereiro. Jaraguá do Sul dará três bolsas, sendo duas (100% e 50%) para seus cursos presenciais e uma (50%) para cursos a distância. A lista dos ganhadores será divulgada no dia 18 de fevereiro, por meio do site de inscrição, onde os candidatos também encontram o regulamento do concurso.

CURSOS: Administração, Ciências Contábeis, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Letras, Pedagogia, Serviço Social, Tecnologia em Comércio Exterior, Tecnologia em Gestão Comercial, Tecnologia em Gestão Financeira, Tecnologia em Gestão Hospitalar, Tecnologia em Gestão da Produção Industrial, Tecnologia em Gestão Pública, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Tecnologia em Logística, Tecnologia em Marketing e Tecnologia em Processos Gerenciais.
MATRÍCULAS: até o início das aulas
INÍCIO DAS AULAS: 18 de fevereiro
INFORMAÇÕES: 0800 888 2344 ou
www.vestibulares.br

Senai

O Senai, que tem o objetivo de atender necessidades urgentes de qualificação de mão-de-obra especializada, atua em Jaraguá do Sul desde 1975. Além da cidade, atende os municípios vizinhos de Corupá, Schroeder, Guaramirim, Massaranduba e Pomerode. Um dos diferenciais da instituição é que o jovem pode cursar o Ensino Médio e nos últimos dois anos optar por um curso técnico. Assim, sai para o mercado de trabalho com um diferencial. Outra iniciativa do Senai é oferecer cursos gratuitos à população através do Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Podem participar pessoas que tenham terminado o Ensino Médio. Além dos cursos de aprendizagem industrial a instituição também oferece o curso tecnólogo em fabricação mecânica.

CURSOS: Eletrotécnica, Eletromecânica, Informática, Mecânica e Modelagem do Vestuário, no Pronatec (gratuitos), e os cursos pagos de Tecnólogo em Fabricação Mecânica, Aprendizagem Industrial e nas áreas de Gestão, Segurança no Trabalho, Tecnologia da Informação, Metalmecânica, Eletrotécnica, Eletromecânica, Mecânica e Têxtil.
MATRÍCULAS: até 30 de janeiro
INÍCIO DAS AULAS: 4 de fevereiro
INFORMAÇÕES: 3372-9500 ou
www.sc.senai.br

IFSC

Uma saída para quem quer se especializar, mas a grana está curta é o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Para esse ano a instituição não possui mais vagas, exceto as remanescentes nos cursos do Educação Profissional de Jovens e Adultos (Proeja), com técnico em vestuário e malharia. O vestibular ocorreu em novembro e por isso as matrículas já encerraram. A instituição oferece cursos técnicos e tecnólogos gratuitos e o próximo vestibular deve ocorrer em junho. Hoje, contando com os dois campi (Centro e Geraldo Werninghaus) são 1.400 alunos beneficiados com os cursos.

CURSOS: técnicos integrados (Ensino Médio) na área de Química, cursos subsequentes na área de Malharia, Vestuário, Produção e Design de Moda, curso superior de licenciatura em Ciências da Natureza, com habilitação em física e cursos subsequente de Eletrotécnica, Mecânica Industrial e curso superior de Tecnologia em Fabricação Mecânica. Além do Proeja, com técnico em Vestuário. Todos os cursos gratuitos.
MATRÍCULAS: encerradas, mas devem abrir em maio para o processo seletivo de junho
INÍCIO DAS AULAS: 28 de janeiro
INFORMAÇÕES: 3275-0911 ou
www.jaragua.ifsc.edu.br

Faculdade Jangada

Desde 2004, o Jangada oferece para a população de Jaraguá do Sul três cursos, que em anos anteriores era preciso buscar conhecimento fora da cidade. Primeiro foram abertos os cursos de Educação Física e Ciências Biológicas e, em 2006, Enfermagem passou a fazer parte do quadro da instituição. Com quatro a cinco anos de duração as especializações a faculdade é opção para quem quer se aprofundar nos estudos e conquistar um mercado de trabalho diferenciado. A expectativa é que nos próximos anos abrir mais opções de cursos na área da saúde e da natureza.

CURSOS: Educação Física, Ciências Biológicas e Enfermagem
MATRÍCULAS: processo seletivo ocorre no dia 31 de janeiro para vagas remanescentes e as matrículas ocorrem até 15 de fevereiro
INÍCIO DAS AULAS: 18 de fevereiro
INFORMAÇÕES: 3371-0202 ou
www.faculdadejangada.com.br

Uniasselvi/Fameg

A única faculdade de Guaramirim foi criada em 2000 e firmou convênio com a Uniasselvi em 2005. A instituição também trabalha com a modalidade de ensino a distância (www.nead.com.br), com cursos de bacharelado, licenciatura e tecnólogos. A Fameg também inovou trazendo para a região cursos como Psicologia, implantado em 2007, e Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda, em 2008. Em 2010, a faculdade recebeu a autorização do Ministério da Educação (MEC) para oferecer os cursos de Engenharia Civil, Engenharia Química e Arquitetura e Urbanismo.

CURSOS: Administração, com ênfase em Comércio Exterior, Finanças, Marketing e Recursos Humanos, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Publicidade e Propaganda, Design de Moda, Direito, Engenharia Civil, Engenharia Química, Engenharia de Produção, Psicologia e Rede de Computadores.
MATRÍCULAS: até fim de janeiro
INÍCIO DAS AULAS: 18 de fevereiro
INFORMAÇÕES: 3373-9800 ou
www.grupouniasselvi.com.br

Cesumar

O Centro Universitário Maringá (Cesumar) iniciou as atividades em Jaraguá do Sul em setembro do ano passado, mas conta com uma atuação de mais de 20 anos na educação superior. Com sede localizada me Maringá (PR) a intuição de ensino a distancia aposta na cidade por causa do sucesso alcançado em outras unidades da região. Recentemente o Cesumar obteve nota máxima em satisfação de alunos em pesquisa realizada em todo o Brasil pela Associação dos Estudantes de Educação a Distância (ABE-EAD).

GRADUAÇÃO: Administração, Agronegócio, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciências Contábeis, Gestão Ambiental, Gestão Comercial, Gestão Financeira, Gestão Pública, Gestão de Recursos Humanos, Letras, Logística, Marketing, Negócios Imobiliários, Pedagogia, Processos Gerenciais,  Sistemas para Internet e Teologia.
PÓS-GRADUAÇÃO: Administração Pública, Atendimento Educacional, Auditoria e Controladoria, Docência no Ensino Superior, Educação a Distancia,  Educação Infantil e Anos Iniciais, Gestão Educacional e Planejamento e Gestão de Transito.
MATRÍCULAS E INÍCIO DAS AULAS: por se uma modalidade a distância não existe data para matrículas e começo de aulas
INFORMAÇÕES: 3084-0484 ou
www.ead.cesumar.br.

Notícias Relacionadas

Ensino superior 14/01/2013 | 07h43

Primeira chamada de aprovados no Sisu já pode ser consultada

Estudantes convocados devem providenciar a matrícula entre os dias 18 e 22 deste mês

Ensino Superior 08/01/2013 | 19h06

MEC dará bolsa de R$400 para cotistas de baixa renda

Anúncio foi feito pelo ministro da educação Aloizio Mercadante, que também apresentou um balanço do Sisu

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga A Notícia no Twitter

A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros