Mergulhadores espanhóis afirmam que encontraram submarino nazista que afundou em 1943 - Esportes - A Notícia

Versão mobile

 

Madri07/07/2018 | 08h32

Mergulhadores espanhóis afirmam que encontraram submarino nazista que afundou em 1943

AFP
AFP

Mergulhadores espanhóis afirmaram que encontraram no fim de junho os destroços de um submarino nazista que afundou após uma batalha na Segunda Guerra Mundial perto da costa da Galícia.

Desde 2008, os mergulhadores procuravam o submarino alemão U-966 Gut Holz, que afundou em novembro de 1943 durante uma batalha contra aviões e navios aliados.

Os mergulhadores Anxo González e Eduardo Losada e o historiador naval Yago Abilleira encontraram, no dia 26 de junho, um pedaço do casco, torneiras e cabos do navio e outras peças variadas, oxidadas e cobertas de algas.

Embora nenhuma peça indique diretamente que são destroços do submarino nazista em questão, González afirma que pela região em que está e o tipo de material encontrado não pode ser outra embarcação.

A descoberta aconteceu perto de Estaca de Bares, em uma área de 25 metros de profundidade, com solo de rochas e abrupto.

De acordo com site alemão de história naval ubootarchiv.de, o comandante do submarino ordenou afundá-lo quando percebeu que o dano irreversível para evitar que caísse nas mãos do inimigo.

A tripulação foi socorrida por pescadores e levada para a Espanha, país neutro no conflito, apesar da simpatia do ditador Francisco Franco por Adolf Hitler.

* AFP

 
A Notícia
Busca